terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Orçamento do Plano e Mapa de Pessoal passa em Assembleia Municipal

Terminou ontem o último dia da sessão da Assembleia Municipal de Almada, com a apresentação e debate acerca do Orçamento do Plano e Mapa de Pessoal quer da Câmara quer do SMAS.
Pouco há para dizer visto que a maioria absoluta, apesar de uma divergência ou outra, acaba por vir ao de cima pela mão do Bloco de Esquerda.
De resto pouco ou nada a declarar, com o mais do mesmo, onde vemos o Plano até com algumas boas ideias, mas que na prática não comprometem nada e, são até muito vagas limitando-se algumas a pequenos parágrafos muito pouco esclarecedores, tendo a srª Presidente de Câmara como já nos habituou a dar poucos esclarecimentos.
O CDS/Partido Popular votou contra tendo se abstido no orçamento para o SMAS.
Foi aprovado com os votos de abstenção do Bloco de Esquerda.

No último ponto da Ordem de Trabalhos o CDS/Partido Popular, foi o único que manifestou reservas e preocupações acerca da proposta, que consiste em concessionar os dois postos de abastecimento no centro de Almada sita Av.Bento Gonçalves, nomeadamente a Bomba Nascente que como o nome indica, poderá ser uma autêntica Bomba pois, a mesma está encostada ao gradeamento da Escola Secundária Anselmo de Andrade.
Questionada pelo deputado municipal do CDS/Partido Popular António Pedro Maco, acerca dos perigos que daí podem decorrer para a saúde pública e para a segurança de alunos, pais, professores e auxiliares, a srª presidente da Câmara Maria Emília de Sousa, vem dizer que está tudo bem e em segurança, mesmo sabendo que todos os dias os jovens e crianças estão a inalar gases toxicos e químicos provenientes da respectiva área de serviço e centro de lavagem e tratamento automóvel e, mesmo junto do recinto onde praticam educação física.
Afirma ainda a srª presidente acerca do assunto, que Almada precisa de ter um Posto de Abastecimento, facto que até tem razão, agora não podemos é por mais uma vez, o lucro e a comodidade de sair de casa e abstecer no centro da cidade, em vez da segurança da população e neste caso de uma população jovem, população essa que a srª presidente tanto gosta mas que depois permite que se instale uma autentica Bomba à sua porta.
Neste caso, gostariamos de não ter razão e pensar que está tudo bem, de qualquer maneira o CDS/Partido Popular irá acompanhar minunciosamente este processo de concessão.

A proposta entretanto acabou por ser retirada devido ao deputado municipal Fernando Pena, ter detectado numa das clausulas do contracto um erro.
Informa a srª presidente da câmara que mais tarde a proposta voltará a subir à assembleia.


Apenas a título de esclarecimento, a concelhia de Almada e os seus deputados municipais, relembram que o CDS/Partido Popular é uma partido democrático, que lutou, luta e irá sempre lutar pela democracia, ao invés de outros que logo após 25/74 tentaram instalar uma ditadura, e que são os mesmo que hoje em dia apesar disso, o sistema constitucional do pais permite que esses mesmos tenham voz e se possam democráticamente constituir em partido e força política.
Fique claro, que os deputados municipais do CDS/Partido Popular, terão sempre uma postura de diálogo e uma postura educada e de respeito para com a própria assembleia municipal, o seu presidente e sobretudo com os cerca de 6% de almadenses que em nós votaram e acreditaram.
Para esses mesmos que descontentes com o poder instalado e instituido de há muitos anos para cá, podem ter a certeza que os seus deputados na assembleia municipal estarão de livre consciência e à vontade para continuar a apresentar as suas ideias, propostas e projectos tendo em conta o programa eleitoral que os almadenses votaram independentemente de alguns não gostarem e tentarem descredibilizar o CDS/Partido Popular.
Almada é livre, e a Liberdade está cada vez mais a passar por aqui.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Cavaco Silva assobia para o lado


Ficámos a saber que para o Presidente da República, a questão do casamento dos gays não é preocupação neste momento.
Curioso facto. Já sabemos que o lobby gay é muito poderoso na sociedade portuguesa, e parece que o srº presidente Cavaco Silva também o sabe, pois a praticamente um ano de eleições presidenciais, o mesmo não quererá com certeza prescindir do voto dos gays e indefinidos e dos demais que fazem alarido e Carnaval fora de tempo.
Lamentável colocar à frente os seus caprichos pessoais em vez, dos deveres fundamentais para uma sociedade livre de desvios que em nada favorece a própria Humanidade.
Terá a sua cota parte de responsabilidade.

Aprovação das Medidas do CDS/PP para a Agrícultura

O CDS-PP defendeu esta sexta-feira a necessidade de agilizar o programa comunitário de desenvolvimento rural (PRODER) e tornar mais rápidos os pagamentos aos agricultores, com Paulo Portas a assumir um tom de “suma moderação”.

No debate, na Assembleia da República, de um projecto de resolução do CDS-PP com medidas para a agricultura, o líder democrata-cristão considerou que as medidas já tomadas pelo Governo, como a “energia verde”, o apoio ao gasóleo e a linha de crédito anunciada “não chegam”.

Depois de criticar a “frivolidade numérica e a propaganda compulsiva do primeiro-ministro”, Paulo Portas disse assumir um tom de “suma moderação” na abordagem ao sector, para defender que o seu projecto de resolução, a ser aprovado, “compromete o Governo e é um passo enorme em frente”.

Portas considerou que o regime de pagamento único, verbas 100 por cento comunitárias, e que beneficiam 200 mil agricultores, “foi um caso da mais inacreditável incompetência da administração”.

Quanto ao PRODER, (programa de desenvolvimento regional), Paulo Portas defendeu que a avaliação das candidaturas tenha um prazo definido ao fim do qual o seu deferimento é tácito, e que as verbas da comparticipação nacional sejam disponibilizadas no Orçamento do Estado para 2010.

O líder do CDS-PP criticou ainda o “dirigismo do Estado” no programa, afirmando que “à conta do dirigismo, a baga do Sabugueiro é prioritária” face à carne ou ao leite.

Este Projecto de Resolução, foi aprovado no final do debate

O CDS/Partido Popular demonstra que cada vez mais é um partido responsável e de alternativa de governo.


texto via site CDS/PP


A Lei da Rolha


Inacreditável, a Presidente da Câmara Municipal de Almada simplesmente não respondeu ás perguntas da Oposição há pouco na Assembleia Municipal! Inédito e Inadmissível! Ora, se nos debates televisivos falou demais, onde devia agora dar explicações perante o órgão fiscalizador da Câmara Municipal, falou de menos.
Agora se percebe porque deixou de ter Maioria Absoluta....!
De resto nada de mais relevante, tendo sido constituídas, votadas e aprovadas as diversas comissões e iniciado as apresentações dos Grupos Municipais acerca das Opções do Plano apresentado pela Câmara Municipal de Almada.

O último dia prossegue na segunda-feira dia 22, com a continuação da discussão das Opções do Plano e a discussão em torno da concessão dos Postos de Abastecimento da Av. Bento Gonçalves.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

JP- Juventude Popular em Almada


A Juventude Popular de Almada terá brevemente a sua concelhia eleita oficialmente. O seu representante será o nosso amigo Rafael, que com muito esforço e dedicação que já nos habituou, foi convidado pela direcção da concelhia do partido e aceite formalmente pela secretaria geral da JP que está a ajudar na elaboração desta nova estrutura que em conjunto com o partido, será uma mais valia e uma voz bem alta para todos os jovens do concelho.
De salientar que novos jovens neste curto espaço de tempo, se filiaram na Juventude Popular de Almada com o intuito de trabalhar em prol da juventude a partir das ideias que a JP tem para a sociedade.
Deixamos aqui em nome do partido a disponibilidade para ajudar no que for preciso, pois Almada precisa de jovens com garra.

Tempo de Antena


Os deputados do Grupo Municipal de Almada foram formalmente convidados pelo seu redactor a participar e a ter uma coluna mensal no Jornal local "Notícias de Almada".
Assim, em conjunto com as restantes forças políticas com representação em Almada, o CDS/Partido Popular terá a sua voz opinativa na imprensa local.
Não obstante a posição e opinião do partido, aceitamos sugestões.

Assembleia Municipal Ordinária de Almada

Decorreu ontem o primeiro dia da sessão ordinária da Assembleia Municipal de Almada na Cooperativa Piedense.
A sessão teve inicio com o habitual Período Antes da Ordem do dia, onde destacamos a luta que os trabalhadores da AIPICA, onde pretendem apenas aquilo a que têm direito, salários pagos e respectivos subsídios. Sendo o CDS/Partido Popular um partido onde a dignidade da pessoa humana e o seu trabalho é vertente máxima, não podemos deixar de votar favorável as Moções apresentadas pelos Grupos Municipais que se solidarizaram com a mesma causa. A Moção foi aprovada por unanimidade.

Votação favorável foi também a Moção presentada pelo Partido Comunista de Saudação aos trabalhadores do SMAS que no âmbito do Encontro Nacional de Entidades Gestoras da Água e Saneamento promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), organizou o Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga. Estes mesmos trabalhadores, alcançaram o 1º e 3º lugar daquele campeonato. Os nossos parabéns. Aprovada favoravelmente por todos os Grupos Municipais.

O seguinte Moção já não teve a aprovação do Grupo Municipal do CDS/Partido Popular, pois embora, o partido seja um partido que se rege por valores cristãos, ao qual devemos respeitar a memória de todos aqueles que já partiram e respeitar o culto e homenagens por parte dos outros aos seus, não podemos esquecer que Alberto Araújo, pessoa em questão na Moção do PCP, esteve sempre ao lado de um partido e de uma ideologia que assassinou milhões de seres humanos, que é uma doutrina repressiva e que oprime os direitos, liberdades e garantias do Homem. Respeitamos a sua história, agora não nos podemos é esquecer o elas mesmo defendiam.
O CDS/Partido Popular Absteve-se nesta Moção onde o deputado Fernando Pena apresentou oralmente a declaração de voto.

A Moção sobre Aminetu Haidar teve por parte do CDS/Partido Popular a Abstenção pois, e salvo a situação de luta escolhida pela "resistente" que é sempre de lamentar, pensamos que a situação está pouco esclarecedora e nada esclarecida, não podendo cair no risco do facilitismo e do oportunismo político, de tomar parte de algo que não é minimamente claro, complexo e até discutível do ponto de vista do Direito Internacional de cada pais. Achamos curioso, que hajam alguns que ás vezes dizem que não deve intrometer nos assuntos internos de cada estado mas depois e quando lhes convém, já não é bem assim.
A Moção foi aprovada sem votos contra.

Na seguinte Moção apresentada pelo Partido Comunista "Sobre a Reserva de Território na Trafaria para Terminal de Contentores" no quadro de alteração do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROT-AML) a mesma teria tido unanimidade se o deputado municipal do CDS/Partido Popular, António Pedro Maco não se tivesse abstido na sua votação.

A Moção apresentada pelo Bloco Esquerda acerca da violência exercida contra as mulheres teve a aprovação por parte de todos os Grupos Municipais.

Já na Moção acerca de Salubridade Pública proposta pelo PSD, registou-se um empate entre os Grupos Municipais, ao qual se fez valer o voto de qualidade do presidente da Assembleia Municipal, previsto no Regimento da Assembleia, ao qual votou em conformidade com o seu Grupo Municipal, PCP.
Nesta Moção o CDS/Partido Popular vota favoravelmente pois é uma das das nossas bandeiras o lixo acumulado constantemente pelas ruas.

Nas propostas de Revisão da Lei das Finanças Locais apresentada pelo PCP e na Moção acerca da criação de escolas por parte do PS o CDS/Partido Popular absteve-se.

Na mesma assembleia foi retirada uma proposta do Partido Socialista, onde basicamente, se indignava com o discurso feito pelo Vereador do PCP António Matos, aquando há umas semanas atrás, foi inaugurado no Cristo Rei um busto ao responsável directo da obra, o Cardeal Cerejeira.
Discurso esse institucional ou não, que incomodou o PS e também o Bloco Esquerda, tendo o PCP sentido algum incomodo que era visível.
Esta proposta foi retirada pois, parece que depois das "desculpas" ou "mea-culpa" apresentada pelo Vereador António Matos, que parece que tinha cometido algum crime lesa-Pátria, acalmaram a facção mais Jacobina do Partido Socialista.
Da nossa parte, aliás o deputado Fernando Pena, teve a oportunidade de se pronunciar, onde deixamos aqui algumas considerações:
Primeiro que tudo, é sabido que o Partido Comunista quer Português ou de qualquer parte do mundo, nunca se deu nem se derá bem com a Igreja Católica, nutre mesmo em alguns paises uma fúria desenfreada que leva mesmo a perseguições, prisões e assassinatos, os mesmos que eronicamente condenam o regime do Prof. Salazar a que chamam de Fascismo. Até aqui se ve que das duas uma, ou fazem no de propósito para exprimir e reprimir ainda mais o Antigo Regime, ou de Doutrina e Ideologia política pouco entendem.
Neste caso, os Grupos Municipais do PCP, do PS e do Bloco Esquerda entendem que o Cardeal Cerejeira não deva ter o seu busto no monumento a Cristo Rei porque era um fervoroso defensor do Salazarismo ou Fascismo como teimam em dizer, tendo nós o direito de nos questionar em que cartilhas ou livros de história andam a estudar.
Relembramos, que o Bloco de Esquerda que já percebemos que vem sempre apanhar as canas deixadas pelo PCP, aqueles mesmo que se abstiveram na Moção apresentada na última assembleia municipal pelo CDS/Partido Popular acerca das Terras da Costa, mas que depois têm blogs que quase que nos podiam acusar de plágio, afirmam que há alguns que querem branquear a história.....Devemos lembrar que o branqueamento da história se continua a fazer por parte de comunista e de radicais disfarçados de escuteiros bem comportados que é o Bloco de Esquerda, que defendem regimes ou grupos opressores, traficantes, assassinos e que estão perfeitamente identificados pelas Nações Unidas.
O Cristo rei é um símbolo não só de Almada mas também de Portugal, ao qual todos nós nos devemos orgulhar.
Portugal é um pais quase 100% Católico, não nos devendo acanhar por esse facto, mas sim ter orgulho em o demonstrar.

Qualquer dia com o andar desta arrogância e deste ódio, ainda vamos ver as forças de esquerda mais revolucionárias e jacobinas apresentar o desmantelamento ou a erosão por controlo remoto à distância do Monumento a Cristo Rei.

O segundo dia da sessão ordinária da assembleia municipal continua hoje onde vão ser constituídas e votadas as diversas comissões, ao qual o CDS/Partido Popular vai estar presente apenas na do Pólis e, onde o PS cedeu um Suplente, e desde já o agradecimento, na comissão Cinegética mas ao qual não aceitamos, pois com o devido respeito que tenha a referida comissão, são satisfaz na totalidade a equidade representativa das forças políticas, tendo em conta o carisma de importância nas restantes comissões nomeadamente o PDM e Revisão dos Estatutos da Assembleia Municipal, em que nossa opinião, deveriam estar representados todos os Grupos Municipais sem excepção.