sábado, 20 de fevereiro de 2010

CDS/Partido Popular esta semana no "Notícias de Almada"



Crónica do deputado municipal Fernando Pena esta semana no "Notícias de Almada"

ALMADA ESCONDIDA

O leitor já ouviu falar do Vale da Sobreda? O leitor já esteve no Vale da Sobreda? Fica o desafio – que como se verá exige uma certa temeridade – de visitar esta porção proscrita do concelho de Almada. Pelos vistos, também a Câmara Municipal parece não conhecer a realidade que aflige há muitos anos gente que também é cidadã de Almada, que também trabalha, que também paga os seus impostos e taxas.

Mas o Vale da Sobreda não faz parte das festas, dos discursos e fogos-de-artifício, dos anúncios televisivos, do Boletim Municipal e da propaganda oficial. É uma Almada escondida, esquecida, que envergonha, que foi empurrada para um recanto esconso das preocupações políticas. Na emergência do século XXI, as condições de vida que vêem no Vale da Sobreda são próprias dos arrabaldes do terceiro mundo.

No Vale da Sobreda não há transportes públicos. No Vale da Sobreda os táxis não entram dado o estado do pavimento. No Vale da Sobreda crianças têm de percorrer a pé 3 km para irem à escola, em caminhos de cabra quase intransitáveis. No Vale da Sobreda o centro de saúde fica a 4 km de distância e os idosos que vão a consultas usam carrinhas cedidas pelo centro paroquial, veículos de familiares ou de vizinhos, ou então têm de caminhar essa distância. No Vale da Sobreda, aliás, há idosos praticamente sequestrados em casa.

No Vale da Sobreda não existe saneamento básico, embora ele seja cobrado aos habitantes na factura mensal. No Vale da Sobreda as raras ruas asfaltadas são pagas pelas comissões de moradores. No Vale da Sobreda muitas ruas não têm nome, e a maioria das que o têm é completamente desconhecida das Autoridades e Bombeiros.

No Vale da Sobreda o lixo e o entulho acumula-se pelas ruas. No Vale da Sobreda matilhas de cães ameaçam os habitantes. No Vale da Sobreda um dia de chuva significa charcos, lama abundante e muitos mais buracos. No Vale da Sobreda há casas devolutas, obras embargadas, despojos de edifícios, pessoas desanimadas.

No Vale da Sobreda, casas senhoriais históricas, de fidalgos e morgados, estão em ruínas e servem de abrigo a traficantes de droga. No Vale da Sobreda, quintas antigas de elevado valor agrícola estão abandonadas. No Vale da Sobreda, o património foi esquecido, esmagado, condenado ao desaparecimento. No Vale da Sobreda é também a memória de uma terra que se espezinha.

O Vale da Sobreda é um triste exemplo da estratégia de um poder autárquico que vive da propaganda, de uma rede de dependências e da especulação imobiliária, num planeamento do território retalhado e incoerente.

A regeneração urbanística e viária é urgente e deve obedecer a bons critérios que permitam a valorização futura da zona. Elementos de atracção de investimento devem envolver a recuperação do património histórico, a criação de uma centralidade cultural inovadora, a promoção de turismo de habitação e a valorização paisagística de todo o vale, integrando as áreas agrícolas férteis numa estrutura ecológica contínua. A criação de um corredor verde da Cova da Piedade à Charneca de Caparica, conforme a proposta eleitoral do CDS, integraria o Vale da Sobreda numa solução moderna de ordenamento do território.

Afinal, não foi esta Câmara Municipal que anunciou querer uma cidade mais sustentável, solidária e eco-eficiente?

Em qual destas linhas estratégicas caberá o Vale da Sobreda?




quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Realmente só nós (o povo português) para permitir uma situação destas !!!

GRANDE VERDADE!!!!!!
1. Vais ter relações sexuais?
O governo dá-te preservativos!

2. Já tiveste?
O governo dá-te a pílula do dia seguinte!

3. Engravidaste?
O governo dá-te o aborto!

4. Tiveste filho?
O governo dá-te o Abono Família!

5. Estás desempregado?
O governo dá-te o Subsídio de Desemprego!

6. És drogado?
O governo dá-te seringas e Rendimento Mínimo!

7. Não gostas de trabalhar?
O governo dá-te o Rendimento Mínimo

8. Foste preso e agora puseram-te cá fora?
O governo dá-te o subsídio de Reinserção Social agora experimenta...

ESTUDAR; TRABALHAR; PRODUZIR e ANDAR NA LINHA, e verás o que é que te acontece!!!!!
VAIS GANHAR UMA "BOLSA" DE IMPOSTOS NUNCA VISTA EM QUALQUER OUTRO LUGAR DO MUNDO!!!

Assembleia Municipal Ordinária de Almada


A Sessão Ordinária referente ao mês de Fevereiro de 2010 da Assembleia Municipal, a realizar nos dias 25 e 26 de Fevereiro de 2010, pelas 21h15, no Clube Recreativo Charnequense, sito na Av.ª Elias Garcia, na Charneca de Caparica:

1- Propostas de Alteração ao Regimento da Assembleia.

2- Informação da Presidente da Câmara Acerca da Actividade Municipal;

3- Proposta de iniciativa da Câmara Municipal sobre a "Lista de Candidatos a Juízes Sociais".

4- Proposta de iniciativa da Câmara Municipal sobre "Nomeação do Dr. António Rosa Zózimo - Auditor Revisor Oficial de Contas, a Auditor Externo do Município de Almada.

5- Proposta de iniciativa da Câmara Municipal sobre "Afectação do domínio público municipal e Concessão de Exploração de uma área de serviço para automóveis e duas estações de serviço de abastecimento de combustíveis.

6- Proposta de iniciativa da Câmara Municipal sobre "Alteração ao Plano de Pormenor das Praias Urbanas (P.P.1).

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Eurodeputado Nuno Melo enche Anfiteatro em Almada


Na Passada sexta-feira o Eurodeputado do CDS/PP Nuno Melo, esteve presente a convite da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto - Pragal, numa conferência englobada no projecto "Área Escola" dos alunos do 12º ano.
Nuno Melo foi recebido perante um anfiteatro cheio de alunos e professores que não se inibiram de fazer perguntas ao Eurodeputado acerca do tema Europa e sua Constituição.
De louvar a promoção deste tipo de conferências e o grau de informação e de interesse revelado por parte dos alunos daquele projecto.
Mais iniciativas destas sabemos estarem em preparação noutras escolas do concelho a qual o CDS/PP será convidado.
A mesma foi objecto de reportagem por parte da SIC, e passará este sábado do programa EU Europa na SIC Notícias.
Um verdadeiro incentivo para que os jovens se aproximem mais da política pois, o futuro está nas suas mãos.

Propaganda à Moda Soviética










Se lermos atentamente os boletins propangadísticos da Câmara Municipal de Almada com atenção, chega-se à conclusão que algumas das coisas lá anunciadas não passam de propaganda muitas vezes tão descarada que ficamos quase em dúvida, se somos nós que estamos ou não confundidos.
Veja-se no último boletim de Almada, onde o mesmo informa que a CMA preocupa-se com a " preservação dos habitas e espécies existentes no território", e que existe mesmo um plano previsto (mais um!) para essa mesma preservação, onde o ponto de partida segundo a mesma, são os estudos e inventários do património natural (fauna e flora) já realizados, bem como a Estrutura Ecológica Municipal. Concluindo que "em Almada a preservação da biodiversidade é importante e prioritária".
Senhora presidente da Câmara, depois de os munícipes terem lido isto no seu boletim propagandístico, com certeza que vão ficar muito satisfeitos pois, com a sua preocupação em proteger a biodiversidade e o equilibrio ecológico, podemos finalmente concluir que os parques de campismo previstos para a actual Mata dos Medos na Charneca de Caparica não se vai realizar certo?
Que as Terras da Costa com a sua excelente produtividade e rendimento não vai acabar certo?
Vamos ficar a aguardar para ver ao que a senhora presidente se refere quando fala aqui na protecção do Ambiente.
Outra situação de propaganda escandalosa no mesmo Boletim é acerca do Lixo. Apela assim, a CMA, ao civismo e bons costumes por parte de todos para que a cidade seja mais limpa e apeticivel para viver.
No entanto é frequente, basta darmos uma volta pelo centro da cidade nomeadamente à noite, ver os sacos acumulados, onde por vezes são mais que os transeuntes. Fica no ar a questão, porque Almada tem um déficit de recolha de lixo que deixa tanto a desejar?
Não se pode apelar ao civismo quando temos carência do mesmo.

Este tipo de informação em forma de pasquim propagandístico é grave e perigoso.
É grave e perigoso pois, a oposição não tem direito a resposta nem meios da mesma dimensão para contrapor em tempo real.
Não esquecer que este boletim pago com o dinheiro autárquico com propaganda da CMA à antiga moda soviética, chega a um grande número de munícipes contendo pelos vistos muitas meias verdades ou mesmo não verdades.
É de louvar municípios perto de Almada onde o mesmo boletim tem espaço para a oposição.
A Política deve ser séria.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nuno Melo em Almada


O Eurodeputado Nuno Melo, estará presente amanhã dia 12 por voltas das 12:00h na escola secundária Fernão Mendes Pinto, para uma conferência a título educacional.


sábado, 6 de fevereiro de 2010

Programa Polis - Praias Urbanas


O CDS/Partido Popular foi convidado a estar presente na reunião de trabalho de apresentação da alteração do Plano de Pormenor das Praias Urbanas, que se realizará na próxima segunda-feira dia 08 de Fevereiro.
De relembrar que a zona costeira da Costa da Caparica vive anual e constantemente em sobressalto, devido ao avançar continuo e rápido do mar que engole cada vez mais as areias e terra da Costa da Caparica.
É uma situação que o partido está muito preocupado pois, já não basta a paupérrima intervenção da câmara e do estado naquela zona do concelho como agora e também, por muito erro humano, a própria Natureza se encarrega de criar dificuldades.
Contamos com o apoio dos militantes da Costa da Caparica, nesta causa do partido.