terça-feira, 23 de março de 2010

Artigo de Opinião no Jornal "Notícias de Almada"

Mais uma semana em que o CDS/PP Almada teve um artigo de opinião desta vez pelo deputado municipal António Pedro Maco, que falou acerca da falta de responsabilidade e de participação dos cidadãos na vida política nomeadamente a nível autárquico.
Segue em baixo o texto na totalidade publicado no jornal "Notícias de Almada".

"Política - Um Dever de Cidadania

Todo Homem é naturalmente político mesmo que realmente não o perceba.
A política quer-se livre, democrática, transparente e sobretudo participativa.

O Cidadão está descontente com os seus políticos e com os seus representantes, pois sentem que os mesmos não passam de meros caçadores de votos que de quatro em quatro anos, vestem a pele de cordeiros e de vendedores de sonhos, onde mais uma vez, surgem com propostas e com projectos que vão resolver tudo e em pouco tempo. Infelizmente o cidadão confia muito pouco nas instituições e nos seus representantes.
É muito comum, ouvirmos da parte das pessoas que os políticos são todos iguais, que só querem o "tacho", que depois de eleitos não querem saber de mais ninguém; mas perguntamos, querem as pessoas saber dos políticos? Fazem as pessoas por saber o que os políticos que ajudaram a eleger andam a fazer? Participam as pessoas ao longo do mandato nas escolhas e decisões daqueles em quem votaram?
Com certeza que a falta de informação propositada ou não, que as pessoas têm acerca dos seus direitos e deveres de participação, leva a que muito por falta desse desconhecimento tenham da política e da cidadania participativa uma postura passiva perante quem os governa.
A democracia e o sistema partidário e de participação dos cidadãos, permite por diversas maneiras que cada pessoa tenha uma vida muito mais activa na condução das decisões das suas cidades e uma intervenção muito mais acentuada e fiscalizadora dos eleitos.
Um cidadão/um voto, é hoje em dia a arma que infelizmente não é usada por todos, reflectindo-se nos altos níveis de abstenção que se tem verificado em sentido inverso ao avançar da plena democratização da vida política, quando deveria ser o contrário.
Contudo, essa mesma falta de responsabilidade cívica não deve ser branqueada pelo simples facto de que a política só serve os interesses de alguns e que a voz do cidadão para nada conta.
Seria muito bom que os Almadenses tivessem uma postura mais interventiva nos problemas de Almada, e que sejam parte envolvente da evolução do concelho, tendo uma intervenção mais critica, mais construtiva e sobretudo dessem um contributo muito maior à própria democracia.
A Mudança e evolução só se faz de discussão e intervenção, onde novos projectos, novas ideias e novos caminhos levam a uma Almada mais moderna e mais desenvolvida e muito mais democrática.
Deverá existir uma participação mais activa por parte dos Almadenses, uma participação mais acentuada nas escolhas para o concelho.
A Assembleia Municipal de Almada, permite no seu regimento que o cidadão faça perguntas, indique problemas, e contribua com ideias e opiniões num período a ele destinado.
Devem não só fiscalizar os seus representantes como também, socorrerem-se dos mesmos sempre que tenham essa necessidade.
É assim, útil que o cidadão faça da sua voz, da sua opinião uma arma livre e democrática para fazer a mudança e mostrar que em Almada ainda é o povo quem mais ordena."

António Pedro Maco
Deputado Municipal e Presidente CDS/PP Almada
partidopopularalmada.blogspot.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

Parabéns! Concelhia de Almada Faz 1 Ano de Mandato - Balanço


CDS/Partido Popular Almada

Caros Almadenses e caros amigos, está a fazer precisamente 1 ano que foi eleita a nova concelhia do partido em Almada.
Já há algum tempo que não existia concelhia em Almada, devido a alguns constrangimentos de ordem interna que vieram a ser sanados com a entrada de uma nova direcção distrital.
O Partido estava amorfo, sem representação, sem estrutura, com os militantes afastados e pior que isso afastado dos próprios Almadenses e sem crédito nos mesmos.
O convite ao incentivo feito por parte do presidente da distrital de Setúbal Nuno Magalhães no âmbito da organização do distrito, veio a originar que um grupo de militantes mais antigos e também alguns novos tomassem com coragem e entusiasmo as rédeas do partido e da concelhia em Almada.
Sabíamos que o desafio não era fácil, pois o partido estava à beira de três eleições as Europeias, Legislativas e Autárquicas precisando o partido quer a nível nacional quer a nível local, de um grande fôlego para continuar a ter a confiança dos portugueses, e que só com o acreditar e o empenho de todos foi possível contrariar sondagens e os caminhos mais difíceis onde se incluem também os "Velhos do Restelo" que nestas alturas tentam sempre minar o caminho daqueles que querem fazer deste partido um grande partido, e contribuir para a resolução dos problemas e para que as pessoas tenham uma vida muito melhor.
As sondagens e os "OpinionMakers" do costume vaticinavam um partido gasto, moribundo com uma expressão diminuta, o que noite após noite de eleição, veio a revelar-se o contrário.
O Partido em Almada partiu em desvantagem em relação ás outras forças políticas do concelho pois, as maquinas partidárias adversárias há muito que estavam no terreno e têm forte implantação, tal como os recursos e meios financeiros e orçamentais à disposição.
Contudo, em apenas três meses a garra de fazer algo pelo partido, por Almada e mostrar que somos diferentes, que temos melhores propostas e projectos, fez com que do nada se fizesse muito e com a ajuda e empenho de todos chegamos a resultados nunca antes atingidos pelo CDS/PP em Almada.
Em todas as eleições do verão passado, o partido subiu vertiginosamente, e nas autárquicas conseguiu o melhor resultado de sempre onde elegeu de uma só vez cinco autarcas, três para juntas de freguesia e dois deputados municipais, resultante de uma campanha de proximidade com as pessoas, de ideias firmes e consistentes e sobretudo de muito diálogo e auscultação das pessoas.
Em termos de balanço concelhio aumentamos consideravelmente o número de militantes, criámos blogues pessoais e oficiais da concelhia tal como o email do partido e dos deputados municipais, criação e utilização dos tão em voga novos meios de informação e divulgação através das redes sociais Facebook e Twitter, criámos um jornal de campanha, utilizamos dentro das nossa parcas possibilidades e orçamento baixo merchadising, outdoors, panfletos de propaganda com os candidatos, e tivemos ainda um destaque considerável como nunca tivemos antes na comunicação social entre jornais, rádio, sites e blogues e mesmo na televisão.
Tivemos ainda uma presente e constante visitas do presidente da distrital a Almada e do presidente do partido o que revela bem a importância que o concelho tem para os horizontes e estratégia do mesmo.
Quero realçar e agradecer ainda, o empenho entusiástico de todos os que participaram nas campanhas, os que contribuíram e deram o seu nome para as listas nas eleições, os que participaram nas mesas de voto, dar boas vindas aos (muitos) novos militantes como também aos que regressaram e deram de novo o seu contributo, e se me é permitido o especial agradecimento em forma de parabéns pelo trabalho realizado e pelo empenho do Fernando da Pena candidato à Câmara Municipal de Almada, do Pedro Sousa Moraes eleito para a Junta de Freguesia da Costa da Caparica, do Eugénio Duarte eleito para a Junta de Freguesia da Sobreda onde nunca tivemos autarca e do nosso "velho" e grande amigo Carlos Raposo eleito para a junta de Freguesia da Charneca da Caparica.
Não posso também de deixar de agradecer em nome de toda a concelhia e desta equipa de trabalho ás outras concelhias amigas quer do distrito quer das restantes que connosco trabalham e nos têm apoiado, ao secretário da concelhia Jorge Fernandes em forma de agradecimento especial pelo empenho incansável que tem tido e que ficou a muitos poucos votos de ser eleito para a junta de freguesia de Almada, um agradecimento também à Palmira Gonçalves antiga militante que tem sido imprescindível, e um abraço muito especial ao Rafael Santos presidente da nova concelhia da Juventude Popular de Almada, que com a sua equipa vai com certeza fazer um bom trabalho e mostrar aos jovens que vale a pena fazer política pois a causa é nobre, e como não podia deixar de ser um grande obrigado ao João Almeida secretário geral do partido, aos deputados europeus Nuno Melo e Diogo Feyo, ao presidente do partido Paulo Portas e ao nosso presidente da distrital Nuno Magalhães, que como é óbvio, tem a ligação directa e permanente com as concelhias e que tem sido incansável no que pode para ajudar a fazer crescer o partido em Almada, como também a todos os Almadenses que confiaram e os que passaram a confiar em nós.
O meu obrigado a toda esta vasta equipa que tem pela frente mais um ano de mandato e que será com certeza um ano de muito empenho e de muito trabalho, e que fará crescer ainda mais o partido em Almada.

Bem Hajam.

António Pedro Maco

Presidente CDS/Partido Popular Almada


domingo, 21 de março de 2010

Juventude Popular de Almada "Limpou Portugal"


A Juventude Popular de Almada esteve ontem presente na iniciativa "Limpar Portugal".
Mais uma iniciativa em que os Populares do concelho estiveram presentes em prol da sociedade, que decorreu em todo o país, e que teve o aval da concelhia de Almada do CDS/PP e das outras concelhias como também por parte do presidente da distrital de Setúbal Nuno Magalhães.
Não obstante a excelente iniciativa de limpar os lugares mais sujos de Portugal, como as lixeiras clandestinas e matas, como afirma o presidente da JP Almada Rafael Santos, "a ajuda nestas intervenções deveria ser muito maior nomeadamente em equipamento para limpeza a ser utilizado pelos voluntários".
Contudo, o balanço final é bastante positivo ficando a sensação de que muito ficou por fazer, tendo em conta que ainda mais importante que limpar é não sujar.
O Ambiente agradece.

Relembrar ainda que a JP Almada esteve da parte da noite num jantar organizado pela concelhia da JP de Mafra, mostrando que a JP de Almada está sempre pronta quando é preciso dizer "Presente"!
Para a JP Almada, continuação de um Bom Trabalho.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Nuno Magalhães em Almada


O Deputado eleito pelo distrito de Setúbal Nuno Magalhães, vai estar presente para a semana dia 23 da parte da manhã, numa conferência organizada pela Escola Secundária Cacilhas-Tejo.
Mais um deputado do CDS/PP convidado por uma escola do concelho a estar presente num evento deste teor, à semelhança do que aconteceu no mês passado com o Eurodeputado Nuno Melo na Escola Fernão Mendes Pinto, no Pragal.
Será com certeza uma mais valia para todos.

RallyPaper e Jantar em Almada com Nova Data

A pedido de várias famílias, o RallyPaper e jantar organizado pela JP/Almada e pela concelhia do partido para comemorar 1 ano de mandato, tomada de posse da JP e os bons resultados do partido das últimas eleições em Almada e no distrito de Setúbal, será realizado não no dia 27 de Março como estava agendado, mas sim em data a anunciar muito em breve.
Esta alteração tem a ver com alteração de agenda política do partido e também logística para que a festa se venha a realizar em moldes de um grande evento do CDS/Partido Popular em Almada e no distrito de Setúbal.
Informamos que as muitas inscrições já confirmadas deverão contactar os organizadores para mais informações.
Gratos pela compreensão, faremos uma grande festa em Almada.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Embaixador de Cuba em Portugal Janta com Militantes do CDS/PP


No jantar que decorreu ontem no Seixal organizado pela concelhia local ficámos a saber que provavelmente Cuba, é o melhor país do Mundo para se viver.
Tudo é perfeito, toda a gente vive feliz e contente o seu dia a dia, todas as pessoas gostam de política e falam abertamente nela, e que 95% da população cubana adora o seu líder e apoia massiva e incondicionalmente o partido (único) do governo, pois como foi dito, os cubanos sentem-se muito satisfeitos com o regime de liberdade e democracia iniciado há largos anos pelos grandes democratas Fidel Castro e pelo grande e muito corajoso Comandante Che Guevara. Resumindo, um paraíso na terra, onde convida o sr. Embaixador Cubano em Lisboa a visitar.
Se o caso não fosse tão grave, até dava para rir.
O pior, é que o mesmo, tal como a sua comitiva que o acompanhava no jantar onde se inclui a tal "Associação José Marti" instrumento fervoroso de propaganda estilo soviética ao serviço do regime além-fronteiras, tenta iludir, branquear, e mente escandalosamente quando diz que em Cuba há liberdade de opinião, de imprensa, de livre circulação, que não se detecta gente pobre no meio das ruas, que não há perseguições políticas, que são permitidos mais partidos políticos, que o grande maldito e inimigo Estados Unidos da América são os responsáveis pelo estado degradado de Cuba, (primeiro diz que em Cuba se vive muito bem, mas minutos à frente já diz que se não têm nada é por causa dos Americanos!), e que é um povo muito unido no seu destino para consolidar a Grande Revolução.
Ora sr. embaixador de Cuba em Portugal, não está aqui em causa a sua simpatia e educação que demonstrou ter, e até a coragem de se sentar no ambiente tão "adverso" de uma força política no extremo daquela que defende, mas sim o dossier de mentiras e a cassete que resulta das lavagens cerebrais que são injectadas para nos convencerem de que tudo em Cuba é bom incluindo o regime opressor comunista.
Se os presentes no jantar não fossem pessoas atentas e críticas do problema quase que nos convenciam que realmente o Comunismo é o melhor regime do Mundo e que os EUA invejosos e que pagam milhões de dólares para fazer a contra-revolução, são os grandes responsáveis pela política de denegrir aquele pais tão democrático.
Como se costuma dizer, é de má educação convidarmos alguém para a nossa casa e depois os mal receber ou os mal tratar, o convite foi feito pela concelhia do Seixal ao sr. embaixador e à sua comitiva para um jantar e um debate, onde por mais que possamos discordar em quase tudo que ali foi dito, não era o local adequado para podermos esgrimir mais acaloradamente o assunto, embora fique a sensação que muito ficou para desmontar e para confrontar.
Resta-nos agradecer o convite feito pelo nosso amigo João Noronha presidente da concelhia do Seixal e de toda a sua equipa à concelhia de Almada, tal como às outras presentes.
Parabéns pelo evento.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Alguns exemplos de "moderação" salarial do PEC de Socrates!!!!!!


Amanhã é dia de greve da Administração Pública .
São muitas e fortes as razões para a fazer. O texto do pré-aviso de greve da Fenprof explicita-as.
Entretanto aqui vai informação interessante sobre salários.
Boa greve.
Margarida leça
Governo congela salários até 2013!
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1422297




O Diário Económico apurou que o PEC vai prever uma política de moderação
salarial para a Função Pública até 2013, com metas definidas sobre o peso
da factura com pessoal no total da despesa do
Estado

http://economico.sapo.pt/noticias/governo-congela-salarios-reais-da-funcao-publica-ate-2013_81355.html


Alguns exemplos de "moderação" salarial:
- Mata da Costa: presidente CTT, 200 200,00 EUR
- Carlos Tavares: CMVM, 245 552,00 EUR
- António Oliveira Fonseca: Metro do Porto, 96 507,00 EUR
- Guilhermino Rodrigues: ANA, 133 000,00 EUR
- Fernanda Meneses: STCP, 58 859,00 EUR
- José Manuel Rodrigues: Carris, 58 865,00 EUR
- Joaquim Reis: Metro de Lisboa, 66 536,00 EUR
- Vítor Constâncio: Banco Portugal, 249 448,00 EUR
- Luís Pardal: Refer, 66 536,00 EUR
- Amado da Silva (ex-chefe de gabinete de Sócrates): Anacom, Autoridade
Reguladora da Comunicação Social, 224 000,00 EUR
- Faria de Oliveira: CGD, 371 000,00 EUR
- Pedro Serra: AdP, 126 686,00 EUR
- José Plácido Reis: Parpública, 134 197,00 EUR
- Cardoso dos Reis: CP, 69 110,00 EUR
- Vítor Santos: ERSE, Entidade Reguladora da Energia, 233 857,00 EUR
- Fernando Nogueira (este não é o ex-PSD que se encontra em Angola): ISP,
Instituto dos Seguros de Portugal, *247 938,00 EUR
- Guilherme Costa: RTP, 250 040,00 EUR
- Afonso Camões: Lusa, 89 299,00 EUR
- Fernando Pinto: TAP, 420 000,00 EUR
- Henrique Granadeiro: PT, 365 000,00 EUR


Fonte: Jornal SOL de 22/01/2010