quarta-feira, 24 de março de 2010

Vaga de Assaltos Violentos no Concelho de Almada

Infelizmente para a polícia e para a câmara de Almada, a criminalidade no concelho diminuiu drasticamente(!).
Não querendo aqui ir contra os dados da própria polícia que com certeza pretende que o crime seja o menos possível, mas não podemos cair no facilitismo das palavras pois, quando andamos nas ruas a insegurança é imensa e a criminalidade está diariamente à vista de todos.
Para estes mesmos dados que não podemos deixar de nos questionar, está a falta de apresentação de queixa e denúncias por parte das vitimas que maior parte das vezes ou não confiam na justiça ou então não o fazem, com medo de retaliação visto que o crime é cada vez mais organizado e mais violento deixando os lesados com receio pela sua própria vida, pelos seus bens e até pela vida dos seus.
Esta nova vaga de criminalidade tem das mais variadas razões desde o furto da chamada pequena criminalidade até aos ganges de circunstância ou pior ainda dos gangues fortemente violentos e organizados com ramificações mafiosas e internacionais.
Este ultimo, cada vez mais preocupante pois tem se registado um aumento perigoso e significativo de criminalidade de grupos de emigrantes, muitos deles vêm de fora, praticam o crime e voltam para o país de origem, e não vale a pena tentarem colar o CDS/PP com adjectivos ignorantes como muito gosta de fazer a esquerda nestas alturas, pois a problemática está à vista de todos e só não vê quem não lhe interessa ver. Ora, isto é completamente impensável, pois o Estado português tem de proteger os seus cidadãos deste flagelo a que não estamos habituados, sob pena desta bola de neve ser cada vez maior e com consequências muito mais graves.
O concelho de Almada não tem sido excepção, continua a haver pequena criminalidade desde pequenos furtos em estabelecimentos, nos transportes públicos, nas habitações até a criminalidade e ao roubo violento como temos conhecimento ao longo dos últimos seis meses.
O concelho precisa de mais meios, mais homens mais discussão pública acerca do problema, sob pena da insegurança e do alarmismo social tornar a cidade ainda mais deserta e incontrolável agudizando ainda mais os comerciantes e afastando as pessoas.

terça-feira, 23 de março de 2010

Conferência em Almada "Os Jovens e a Política" com Nuno Magalhães



Decorreu hoje de manhã na Escola Secundária Cacilhas -Tejo em Almada, mais uma sessão das conferências "Os Jovens e a Política" no âmbito da nova disciplina de Ciência Política, com a participação do deputado Nuno Magalhães eleito pelo distrito de Setúbal nas eleições legislativas do ano passado na lista do CDS/Partido Popular.
Perante a sala cheia de alunos e alguns professores, Nuno Magalhães, começou a sua intervenção explicando à plateia qual o ponto de vista do partido sobre a actual Constituição Portuguesa, reafirmando que a mesma tem mais de utopia que propriamente, normas que sejam aplicadas na prática dando mesmo o exemplo que todos os dias essas mesmas normas são violadas pelo próprio Poder Político e mesmo Judicial.
Nesse sentido o voto do CDS/PP é contra pois, é uma Constituição extensa e que tem como finalidade 35 anos depois da implementação da Democracia pretender impor e ascender a uma sociedade Socialista-Comunista, sociedade essa que tem vindo a ser rejeitada por esse mundo fora ao longo dos tempos revelando que não funciona, é completamente utópica e inclusive castra os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, o que a tornaria numa "não-constituição".
No decorrer da conferência, os alunos presentes tiveram uma intervenção bastante activa e entusiasta a avaliar pelas mais diversas questões colocadas ao convidado Nuno Magalhães, onde o tema PEC, que muito preocupa os portugueses e que vai aumentar indirectamente os impostos e criar injustiças sociais, foi o mais debatido.
Foi sem duvida, uma sessão ao longo de duas horas bastante produtiva e esclarecedora onde desde já agradecemos o convite feito pela Escola Secundária Cacilhas-Tejo ao deputado Nuno Magalhães e ao CDS/PP que também esteve presente tal como a JP, restando-nos esperar que novas oportunidades surjam para que os jovens comecem a ter uma consciência política mais activa e mais interessada.

Artigo de Opinião no Jornal "Notícias de Almada"

Mais uma semana em que o CDS/PP Almada teve um artigo de opinião desta vez pelo deputado municipal António Pedro Maco, que falou acerca da falta de responsabilidade e de participação dos cidadãos na vida política nomeadamente a nível autárquico.
Segue em baixo o texto na totalidade publicado no jornal "Notícias de Almada".

"Política - Um Dever de Cidadania

Todo Homem é naturalmente político mesmo que realmente não o perceba.
A política quer-se livre, democrática, transparente e sobretudo participativa.

O Cidadão está descontente com os seus políticos e com os seus representantes, pois sentem que os mesmos não passam de meros caçadores de votos que de quatro em quatro anos, vestem a pele de cordeiros e de vendedores de sonhos, onde mais uma vez, surgem com propostas e com projectos que vão resolver tudo e em pouco tempo. Infelizmente o cidadão confia muito pouco nas instituições e nos seus representantes.
É muito comum, ouvirmos da parte das pessoas que os políticos são todos iguais, que só querem o "tacho", que depois de eleitos não querem saber de mais ninguém; mas perguntamos, querem as pessoas saber dos políticos? Fazem as pessoas por saber o que os políticos que ajudaram a eleger andam a fazer? Participam as pessoas ao longo do mandato nas escolhas e decisões daqueles em quem votaram?
Com certeza que a falta de informação propositada ou não, que as pessoas têm acerca dos seus direitos e deveres de participação, leva a que muito por falta desse desconhecimento tenham da política e da cidadania participativa uma postura passiva perante quem os governa.
A democracia e o sistema partidário e de participação dos cidadãos, permite por diversas maneiras que cada pessoa tenha uma vida muito mais activa na condução das decisões das suas cidades e uma intervenção muito mais acentuada e fiscalizadora dos eleitos.
Um cidadão/um voto, é hoje em dia a arma que infelizmente não é usada por todos, reflectindo-se nos altos níveis de abstenção que se tem verificado em sentido inverso ao avançar da plena democratização da vida política, quando deveria ser o contrário.
Contudo, essa mesma falta de responsabilidade cívica não deve ser branqueada pelo simples facto de que a política só serve os interesses de alguns e que a voz do cidadão para nada conta.
Seria muito bom que os Almadenses tivessem uma postura mais interventiva nos problemas de Almada, e que sejam parte envolvente da evolução do concelho, tendo uma intervenção mais critica, mais construtiva e sobretudo dessem um contributo muito maior à própria democracia.
A Mudança e evolução só se faz de discussão e intervenção, onde novos projectos, novas ideias e novos caminhos levam a uma Almada mais moderna e mais desenvolvida e muito mais democrática.
Deverá existir uma participação mais activa por parte dos Almadenses, uma participação mais acentuada nas escolhas para o concelho.
A Assembleia Municipal de Almada, permite no seu regimento que o cidadão faça perguntas, indique problemas, e contribua com ideias e opiniões num período a ele destinado.
Devem não só fiscalizar os seus representantes como também, socorrerem-se dos mesmos sempre que tenham essa necessidade.
É assim, útil que o cidadão faça da sua voz, da sua opinião uma arma livre e democrática para fazer a mudança e mostrar que em Almada ainda é o povo quem mais ordena."

António Pedro Maco
Deputado Municipal e Presidente CDS/PP Almada
partidopopularalmada.blogspot.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

Parabéns! Concelhia de Almada Faz 1 Ano de Mandato - Balanço


CDS/Partido Popular Almada

Caros Almadenses e caros amigos, está a fazer precisamente 1 ano que foi eleita a nova concelhia do partido em Almada.
Já há algum tempo que não existia concelhia em Almada, devido a alguns constrangimentos de ordem interna que vieram a ser sanados com a entrada de uma nova direcção distrital.
O Partido estava amorfo, sem representação, sem estrutura, com os militantes afastados e pior que isso afastado dos próprios Almadenses e sem crédito nos mesmos.
O convite ao incentivo feito por parte do presidente da distrital de Setúbal Nuno Magalhães no âmbito da organização do distrito, veio a originar que um grupo de militantes mais antigos e também alguns novos tomassem com coragem e entusiasmo as rédeas do partido e da concelhia em Almada.
Sabíamos que o desafio não era fácil, pois o partido estava à beira de três eleições as Europeias, Legislativas e Autárquicas precisando o partido quer a nível nacional quer a nível local, de um grande fôlego para continuar a ter a confiança dos portugueses, e que só com o acreditar e o empenho de todos foi possível contrariar sondagens e os caminhos mais difíceis onde se incluem também os "Velhos do Restelo" que nestas alturas tentam sempre minar o caminho daqueles que querem fazer deste partido um grande partido, e contribuir para a resolução dos problemas e para que as pessoas tenham uma vida muito melhor.
As sondagens e os "OpinionMakers" do costume vaticinavam um partido gasto, moribundo com uma expressão diminuta, o que noite após noite de eleição, veio a revelar-se o contrário.
O Partido em Almada partiu em desvantagem em relação ás outras forças políticas do concelho pois, as maquinas partidárias adversárias há muito que estavam no terreno e têm forte implantação, tal como os recursos e meios financeiros e orçamentais à disposição.
Contudo, em apenas três meses a garra de fazer algo pelo partido, por Almada e mostrar que somos diferentes, que temos melhores propostas e projectos, fez com que do nada se fizesse muito e com a ajuda e empenho de todos chegamos a resultados nunca antes atingidos pelo CDS/PP em Almada.
Em todas as eleições do verão passado, o partido subiu vertiginosamente, e nas autárquicas conseguiu o melhor resultado de sempre onde elegeu de uma só vez cinco autarcas, três para juntas de freguesia e dois deputados municipais, resultante de uma campanha de proximidade com as pessoas, de ideias firmes e consistentes e sobretudo de muito diálogo e auscultação das pessoas.
Em termos de balanço concelhio aumentamos consideravelmente o número de militantes, criámos blogues pessoais e oficiais da concelhia tal como o email do partido e dos deputados municipais, criação e utilização dos tão em voga novos meios de informação e divulgação através das redes sociais Facebook e Twitter, criámos um jornal de campanha, utilizamos dentro das nossa parcas possibilidades e orçamento baixo merchadising, outdoors, panfletos de propaganda com os candidatos, e tivemos ainda um destaque considerável como nunca tivemos antes na comunicação social entre jornais, rádio, sites e blogues e mesmo na televisão.
Tivemos ainda uma presente e constante visitas do presidente da distrital a Almada e do presidente do partido o que revela bem a importância que o concelho tem para os horizontes e estratégia do mesmo.
Quero realçar e agradecer ainda, o empenho entusiástico de todos os que participaram nas campanhas, os que contribuíram e deram o seu nome para as listas nas eleições, os que participaram nas mesas de voto, dar boas vindas aos (muitos) novos militantes como também aos que regressaram e deram de novo o seu contributo, e se me é permitido o especial agradecimento em forma de parabéns pelo trabalho realizado e pelo empenho do Fernando da Pena candidato à Câmara Municipal de Almada, do Pedro Sousa Moraes eleito para a Junta de Freguesia da Costa da Caparica, do Eugénio Duarte eleito para a Junta de Freguesia da Sobreda onde nunca tivemos autarca e do nosso "velho" e grande amigo Carlos Raposo eleito para a junta de Freguesia da Charneca da Caparica.
Não posso também de deixar de agradecer em nome de toda a concelhia e desta equipa de trabalho ás outras concelhias amigas quer do distrito quer das restantes que connosco trabalham e nos têm apoiado, ao secretário da concelhia Jorge Fernandes em forma de agradecimento especial pelo empenho incansável que tem tido e que ficou a muitos poucos votos de ser eleito para a junta de freguesia de Almada, um agradecimento também à Palmira Gonçalves antiga militante que tem sido imprescindível, e um abraço muito especial ao Rafael Santos presidente da nova concelhia da Juventude Popular de Almada, que com a sua equipa vai com certeza fazer um bom trabalho e mostrar aos jovens que vale a pena fazer política pois a causa é nobre, e como não podia deixar de ser um grande obrigado ao João Almeida secretário geral do partido, aos deputados europeus Nuno Melo e Diogo Feyo, ao presidente do partido Paulo Portas e ao nosso presidente da distrital Nuno Magalhães, que como é óbvio, tem a ligação directa e permanente com as concelhias e que tem sido incansável no que pode para ajudar a fazer crescer o partido em Almada, como também a todos os Almadenses que confiaram e os que passaram a confiar em nós.
O meu obrigado a toda esta vasta equipa que tem pela frente mais um ano de mandato e que será com certeza um ano de muito empenho e de muito trabalho, e que fará crescer ainda mais o partido em Almada.

Bem Hajam.

António Pedro Maco

Presidente CDS/Partido Popular Almada


domingo, 21 de março de 2010

Juventude Popular de Almada "Limpou Portugal"


A Juventude Popular de Almada esteve ontem presente na iniciativa "Limpar Portugal".
Mais uma iniciativa em que os Populares do concelho estiveram presentes em prol da sociedade, que decorreu em todo o país, e que teve o aval da concelhia de Almada do CDS/PP e das outras concelhias como também por parte do presidente da distrital de Setúbal Nuno Magalhães.
Não obstante a excelente iniciativa de limpar os lugares mais sujos de Portugal, como as lixeiras clandestinas e matas, como afirma o presidente da JP Almada Rafael Santos, "a ajuda nestas intervenções deveria ser muito maior nomeadamente em equipamento para limpeza a ser utilizado pelos voluntários".
Contudo, o balanço final é bastante positivo ficando a sensação de que muito ficou por fazer, tendo em conta que ainda mais importante que limpar é não sujar.
O Ambiente agradece.

Relembrar ainda que a JP Almada esteve da parte da noite num jantar organizado pela concelhia da JP de Mafra, mostrando que a JP de Almada está sempre pronta quando é preciso dizer "Presente"!
Para a JP Almada, continuação de um Bom Trabalho.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Nuno Magalhães em Almada


O Deputado eleito pelo distrito de Setúbal Nuno Magalhães, vai estar presente para a semana dia 23 da parte da manhã, numa conferência organizada pela Escola Secundária Cacilhas-Tejo.
Mais um deputado do CDS/PP convidado por uma escola do concelho a estar presente num evento deste teor, à semelhança do que aconteceu no mês passado com o Eurodeputado Nuno Melo na Escola Fernão Mendes Pinto, no Pragal.
Será com certeza uma mais valia para todos.

RallyPaper e Jantar em Almada com Nova Data

A pedido de várias famílias, o RallyPaper e jantar organizado pela JP/Almada e pela concelhia do partido para comemorar 1 ano de mandato, tomada de posse da JP e os bons resultados do partido das últimas eleições em Almada e no distrito de Setúbal, será realizado não no dia 27 de Março como estava agendado, mas sim em data a anunciar muito em breve.
Esta alteração tem a ver com alteração de agenda política do partido e também logística para que a festa se venha a realizar em moldes de um grande evento do CDS/Partido Popular em Almada e no distrito de Setúbal.
Informamos que as muitas inscrições já confirmadas deverão contactar os organizadores para mais informações.
Gratos pela compreensão, faremos uma grande festa em Almada.