sexta-feira, 26 de março de 2010

Câmara Municipal de Almada admite que não escolheu a melhor opção




Foi deliberado pela assembleia de freguesia de Almada a necessidade de retomar a circulação nos dois sentidos no inicio da Avenida de Cristo Rei (nascente), ou seja depois da alteração significativa no trânsito dentro da cidade aquando do inicio da circulação do metro de superfície que rasga a cidade ao meio, já houve necessidade de fazer alterações ao traçado inicial.
Essa alteração será em principio para possa retomar a circulação de quem vem na Avenida StºNuno Alvares Pereira, poder virar à direita nessa mesma avenida e entrar directamente para a Avenida de Cristo Rei, ou virar logo para a Rua dos Espatários indo em direcção a uma das mais emblemáticas estradas de Almada, a Rua Capitão Leitão.
Esperamos assim, que esta medida seja realmente posta em prática e o mais rápido possível, tal como a câmara tenha a humildade de verificar que errou em outras zonas da cidade no que toca a alteração de trânsito, o que fez com que o centro de Almada deixasse de ter aquela vida própria como teve durante muitos anos.
Outra das medidas aprovadas em assembleia de freguesia, é a colocação de um relvado sintético para treinos no Campo de Jogos do Pragal, local onde joga o Almada Atlético Clube onde tem a formação e que dará oportunidade de centenas de jovens praticarem desporto, neste caso em maior segurança. Vamos ficar aguardar a concretização na prática deste projecto.
Já tivemos oportunidade de aqui referir aquando da apresentação do resumo da última assembleia municipal que numa das intervenções o CDS/PP questionou a câmara municipal acerca da falta de iluminação na Av. Stº Nuno Alvares Pereira, uma das principais da cidade, situação que vinha a ser constante ao longo de cerca de dois meses, ao que a senhora presidente remeteu a inteira responsabilidade para a EDP lavando mãos acerca do assunto como se a edil não tivesse a obrigação de pressionar a EDP para a resolução do problema que se vinha arrastando há meses.
Coincidência ou não, certo é que cerca duas semanas depois há luz na dita avenida.
Esperemos que haja mais coincidências destas pois seria um bom sinal.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Paulo Portas em entrevista

Paulo Portas hoje em entrevista na RTP1

Depois do partido ter votado contra o PEC hoje na assembleia da república, o Presidente do partido Paulo Portas dá uma entrevista na RTP1 à jornalista Judite de Sousa.
Com certeza terá oportunidade de esclarecer o voto contra a este plano que levará o país a um autentico marasmo económico e social.

1ª Edição da Stock Market em Almada - ENTRADA LIVRE

Stock Market Almada

Realiza-se a partir de hoje na Praça S.João Baptista a 1ª edição da feira Almada Stock Market.
A mesma tem lugar no centro da cidade outrora um centro onde se movimentavam muitos almadenses na hora do seu lazer, e que neste momento se resume a duas ou três lojas estando as restantes já fechadas por falta de viabilidade de negócio causado por erros grosseiros que esta câmara tem vindo a fazer destruindo constantemente e deixando ao abandono a cidade de Almada.
É uma oportunidade que os comerciantes de Almada têm para que possam escoar os seus produtos a preços bastante convidativos, e também para fazerem-se mostrar pois, com o fecho das principais ruas onde se pratica o comercio este está completamente asfixiado.
Trata-se de uma excelente ideia que deverá ter continuidade futura e que terá as mais variadas oportunidades a baixo preço desde o pronto a vestir até a área de animais de estimação e até a parte de saúde e lazer entre muitas outras.
Poderemos ainda assistir a animação desde concertos ao vivo, dj´s,dança, moda,e exibições de fitness.
Não deixe de visitar, começa hoje quinta-feira ás 21:00h e termina no domingo à mesma hora.
As boas ideias venham elas de quem venham desde que sejam para desenvolver Almada terão sempre o seu anuncio no blogue do CDS/PP Almada.

A ENTRADA É LIVRE.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Vaga de Assaltos Violentos no Concelho de Almada

Infelizmente para a polícia e para a câmara de Almada, a criminalidade no concelho diminuiu drasticamente(!).
Não querendo aqui ir contra os dados da própria polícia que com certeza pretende que o crime seja o menos possível, mas não podemos cair no facilitismo das palavras pois, quando andamos nas ruas a insegurança é imensa e a criminalidade está diariamente à vista de todos.
Para estes mesmos dados que não podemos deixar de nos questionar, está a falta de apresentação de queixa e denúncias por parte das vitimas que maior parte das vezes ou não confiam na justiça ou então não o fazem, com medo de retaliação visto que o crime é cada vez mais organizado e mais violento deixando os lesados com receio pela sua própria vida, pelos seus bens e até pela vida dos seus.
Esta nova vaga de criminalidade tem das mais variadas razões desde o furto da chamada pequena criminalidade até aos ganges de circunstância ou pior ainda dos gangues fortemente violentos e organizados com ramificações mafiosas e internacionais.
Este ultimo, cada vez mais preocupante pois tem se registado um aumento perigoso e significativo de criminalidade de grupos de emigrantes, muitos deles vêm de fora, praticam o crime e voltam para o país de origem, e não vale a pena tentarem colar o CDS/PP com adjectivos ignorantes como muito gosta de fazer a esquerda nestas alturas, pois a problemática está à vista de todos e só não vê quem não lhe interessa ver. Ora, isto é completamente impensável, pois o Estado português tem de proteger os seus cidadãos deste flagelo a que não estamos habituados, sob pena desta bola de neve ser cada vez maior e com consequências muito mais graves.
O concelho de Almada não tem sido excepção, continua a haver pequena criminalidade desde pequenos furtos em estabelecimentos, nos transportes públicos, nas habitações até a criminalidade e ao roubo violento como temos conhecimento ao longo dos últimos seis meses.
O concelho precisa de mais meios, mais homens mais discussão pública acerca do problema, sob pena da insegurança e do alarmismo social tornar a cidade ainda mais deserta e incontrolável agudizando ainda mais os comerciantes e afastando as pessoas.

terça-feira, 23 de março de 2010

Conferência em Almada "Os Jovens e a Política" com Nuno Magalhães



Decorreu hoje de manhã na Escola Secundária Cacilhas -Tejo em Almada, mais uma sessão das conferências "Os Jovens e a Política" no âmbito da nova disciplina de Ciência Política, com a participação do deputado Nuno Magalhães eleito pelo distrito de Setúbal nas eleições legislativas do ano passado na lista do CDS/Partido Popular.
Perante a sala cheia de alunos e alguns professores, Nuno Magalhães, começou a sua intervenção explicando à plateia qual o ponto de vista do partido sobre a actual Constituição Portuguesa, reafirmando que a mesma tem mais de utopia que propriamente, normas que sejam aplicadas na prática dando mesmo o exemplo que todos os dias essas mesmas normas são violadas pelo próprio Poder Político e mesmo Judicial.
Nesse sentido o voto do CDS/PP é contra pois, é uma Constituição extensa e que tem como finalidade 35 anos depois da implementação da Democracia pretender impor e ascender a uma sociedade Socialista-Comunista, sociedade essa que tem vindo a ser rejeitada por esse mundo fora ao longo dos tempos revelando que não funciona, é completamente utópica e inclusive castra os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, o que a tornaria numa "não-constituição".
No decorrer da conferência, os alunos presentes tiveram uma intervenção bastante activa e entusiasta a avaliar pelas mais diversas questões colocadas ao convidado Nuno Magalhães, onde o tema PEC, que muito preocupa os portugueses e que vai aumentar indirectamente os impostos e criar injustiças sociais, foi o mais debatido.
Foi sem duvida, uma sessão ao longo de duas horas bastante produtiva e esclarecedora onde desde já agradecemos o convite feito pela Escola Secundária Cacilhas-Tejo ao deputado Nuno Magalhães e ao CDS/PP que também esteve presente tal como a JP, restando-nos esperar que novas oportunidades surjam para que os jovens comecem a ter uma consciência política mais activa e mais interessada.

Artigo de Opinião no Jornal "Notícias de Almada"

Mais uma semana em que o CDS/PP Almada teve um artigo de opinião desta vez pelo deputado municipal António Pedro Maco, que falou acerca da falta de responsabilidade e de participação dos cidadãos na vida política nomeadamente a nível autárquico.
Segue em baixo o texto na totalidade publicado no jornal "Notícias de Almada".

"Política - Um Dever de Cidadania

Todo Homem é naturalmente político mesmo que realmente não o perceba.
A política quer-se livre, democrática, transparente e sobretudo participativa.

O Cidadão está descontente com os seus políticos e com os seus representantes, pois sentem que os mesmos não passam de meros caçadores de votos que de quatro em quatro anos, vestem a pele de cordeiros e de vendedores de sonhos, onde mais uma vez, surgem com propostas e com projectos que vão resolver tudo e em pouco tempo. Infelizmente o cidadão confia muito pouco nas instituições e nos seus representantes.
É muito comum, ouvirmos da parte das pessoas que os políticos são todos iguais, que só querem o "tacho", que depois de eleitos não querem saber de mais ninguém; mas perguntamos, querem as pessoas saber dos políticos? Fazem as pessoas por saber o que os políticos que ajudaram a eleger andam a fazer? Participam as pessoas ao longo do mandato nas escolhas e decisões daqueles em quem votaram?
Com certeza que a falta de informação propositada ou não, que as pessoas têm acerca dos seus direitos e deveres de participação, leva a que muito por falta desse desconhecimento tenham da política e da cidadania participativa uma postura passiva perante quem os governa.
A democracia e o sistema partidário e de participação dos cidadãos, permite por diversas maneiras que cada pessoa tenha uma vida muito mais activa na condução das decisões das suas cidades e uma intervenção muito mais acentuada e fiscalizadora dos eleitos.
Um cidadão/um voto, é hoje em dia a arma que infelizmente não é usada por todos, reflectindo-se nos altos níveis de abstenção que se tem verificado em sentido inverso ao avançar da plena democratização da vida política, quando deveria ser o contrário.
Contudo, essa mesma falta de responsabilidade cívica não deve ser branqueada pelo simples facto de que a política só serve os interesses de alguns e que a voz do cidadão para nada conta.
Seria muito bom que os Almadenses tivessem uma postura mais interventiva nos problemas de Almada, e que sejam parte envolvente da evolução do concelho, tendo uma intervenção mais critica, mais construtiva e sobretudo dessem um contributo muito maior à própria democracia.
A Mudança e evolução só se faz de discussão e intervenção, onde novos projectos, novas ideias e novos caminhos levam a uma Almada mais moderna e mais desenvolvida e muito mais democrática.
Deverá existir uma participação mais activa por parte dos Almadenses, uma participação mais acentuada nas escolhas para o concelho.
A Assembleia Municipal de Almada, permite no seu regimento que o cidadão faça perguntas, indique problemas, e contribua com ideias e opiniões num período a ele destinado.
Devem não só fiscalizar os seus representantes como também, socorrerem-se dos mesmos sempre que tenham essa necessidade.
É assim, útil que o cidadão faça da sua voz, da sua opinião uma arma livre e democrática para fazer a mudança e mostrar que em Almada ainda é o povo quem mais ordena."

António Pedro Maco
Deputado Municipal e Presidente CDS/PP Almada
partidopopularalmada.blogspot.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

Parabéns! Concelhia de Almada Faz 1 Ano de Mandato - Balanço


CDS/Partido Popular Almada

Caros Almadenses e caros amigos, está a fazer precisamente 1 ano que foi eleita a nova concelhia do partido em Almada.
Já há algum tempo que não existia concelhia em Almada, devido a alguns constrangimentos de ordem interna que vieram a ser sanados com a entrada de uma nova direcção distrital.
O Partido estava amorfo, sem representação, sem estrutura, com os militantes afastados e pior que isso afastado dos próprios Almadenses e sem crédito nos mesmos.
O convite ao incentivo feito por parte do presidente da distrital de Setúbal Nuno Magalhães no âmbito da organização do distrito, veio a originar que um grupo de militantes mais antigos e também alguns novos tomassem com coragem e entusiasmo as rédeas do partido e da concelhia em Almada.
Sabíamos que o desafio não era fácil, pois o partido estava à beira de três eleições as Europeias, Legislativas e Autárquicas precisando o partido quer a nível nacional quer a nível local, de um grande fôlego para continuar a ter a confiança dos portugueses, e que só com o acreditar e o empenho de todos foi possível contrariar sondagens e os caminhos mais difíceis onde se incluem também os "Velhos do Restelo" que nestas alturas tentam sempre minar o caminho daqueles que querem fazer deste partido um grande partido, e contribuir para a resolução dos problemas e para que as pessoas tenham uma vida muito melhor.
As sondagens e os "OpinionMakers" do costume vaticinavam um partido gasto, moribundo com uma expressão diminuta, o que noite após noite de eleição, veio a revelar-se o contrário.
O Partido em Almada partiu em desvantagem em relação ás outras forças políticas do concelho pois, as maquinas partidárias adversárias há muito que estavam no terreno e têm forte implantação, tal como os recursos e meios financeiros e orçamentais à disposição.
Contudo, em apenas três meses a garra de fazer algo pelo partido, por Almada e mostrar que somos diferentes, que temos melhores propostas e projectos, fez com que do nada se fizesse muito e com a ajuda e empenho de todos chegamos a resultados nunca antes atingidos pelo CDS/PP em Almada.
Em todas as eleições do verão passado, o partido subiu vertiginosamente, e nas autárquicas conseguiu o melhor resultado de sempre onde elegeu de uma só vez cinco autarcas, três para juntas de freguesia e dois deputados municipais, resultante de uma campanha de proximidade com as pessoas, de ideias firmes e consistentes e sobretudo de muito diálogo e auscultação das pessoas.
Em termos de balanço concelhio aumentamos consideravelmente o número de militantes, criámos blogues pessoais e oficiais da concelhia tal como o email do partido e dos deputados municipais, criação e utilização dos tão em voga novos meios de informação e divulgação através das redes sociais Facebook e Twitter, criámos um jornal de campanha, utilizamos dentro das nossa parcas possibilidades e orçamento baixo merchadising, outdoors, panfletos de propaganda com os candidatos, e tivemos ainda um destaque considerável como nunca tivemos antes na comunicação social entre jornais, rádio, sites e blogues e mesmo na televisão.
Tivemos ainda uma presente e constante visitas do presidente da distrital a Almada e do presidente do partido o que revela bem a importância que o concelho tem para os horizontes e estratégia do mesmo.
Quero realçar e agradecer ainda, o empenho entusiástico de todos os que participaram nas campanhas, os que contribuíram e deram o seu nome para as listas nas eleições, os que participaram nas mesas de voto, dar boas vindas aos (muitos) novos militantes como também aos que regressaram e deram de novo o seu contributo, e se me é permitido o especial agradecimento em forma de parabéns pelo trabalho realizado e pelo empenho do Fernando da Pena candidato à Câmara Municipal de Almada, do Pedro Sousa Moraes eleito para a Junta de Freguesia da Costa da Caparica, do Eugénio Duarte eleito para a Junta de Freguesia da Sobreda onde nunca tivemos autarca e do nosso "velho" e grande amigo Carlos Raposo eleito para a junta de Freguesia da Charneca da Caparica.
Não posso também de deixar de agradecer em nome de toda a concelhia e desta equipa de trabalho ás outras concelhias amigas quer do distrito quer das restantes que connosco trabalham e nos têm apoiado, ao secretário da concelhia Jorge Fernandes em forma de agradecimento especial pelo empenho incansável que tem tido e que ficou a muitos poucos votos de ser eleito para a junta de freguesia de Almada, um agradecimento também à Palmira Gonçalves antiga militante que tem sido imprescindível, e um abraço muito especial ao Rafael Santos presidente da nova concelhia da Juventude Popular de Almada, que com a sua equipa vai com certeza fazer um bom trabalho e mostrar aos jovens que vale a pena fazer política pois a causa é nobre, e como não podia deixar de ser um grande obrigado ao João Almeida secretário geral do partido, aos deputados europeus Nuno Melo e Diogo Feyo, ao presidente do partido Paulo Portas e ao nosso presidente da distrital Nuno Magalhães, que como é óbvio, tem a ligação directa e permanente com as concelhias e que tem sido incansável no que pode para ajudar a fazer crescer o partido em Almada, como também a todos os Almadenses que confiaram e os que passaram a confiar em nós.
O meu obrigado a toda esta vasta equipa que tem pela frente mais um ano de mandato e que será com certeza um ano de muito empenho e de muito trabalho, e que fará crescer ainda mais o partido em Almada.

Bem Hajam.

António Pedro Maco

Presidente CDS/Partido Popular Almada