sexta-feira, 2 de abril de 2010

Desejos de uma Santa Páscoa são os votos do CDS/PP Almada

Tendo o CDS/Partido Popular na base da sua genética a Democracia Cristã tal como a quase total maioria dos portugueses que professam o Cristianismo como religião, não poderíamos deixar aqui de relembrar este momento bastante importante na vida dos cristãos e que celebra a morte e Ressureição de Jesus Cristo.
Apesar de toda uma campanha negra e vergonhosa que ultimamente tem vindo a ser feita contra a Igreja Católica, o país não deve deixar esmorecer a sua Identidade e Fé de ao longo de séculos.

A Concelhia de Almada deseja aos Almadenses e aos seus militantes uma Santa Páscoa.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Uns "Verdes" Muito Murchos - Dois Pesos e Duas Medidas

"A Mentira tem perna Murcha"

Curiosamente o Partido Ecologista "Os Verdes" os mesmos que com o Partido Comunista Português em eleições constituem a coligação CDU têm dois pesos e duas medidas para o mesmo problema consoante se o vento e os interesses lhes são favoráveis ou não.
Assim sendo, é curioso uma pesquisa no Blog denominado Colectivo Regional de Setúbal do Partido Ecologista "Os Verdes" e encontramos como que dois partidos diferentes, então vejamos: o mesmo blog anuncia a participação do referido partido numa manifestação em Amarante contra a construção de uma barragem do Tâmega e do Tua. Até aqui nada de anormal, até porque cada força política pode manifestar-se e ter a opinião que bem entender no entanto, é importante denunciar aqui as incongruências e as contradições dos "Verdes" para as mesmas consequências e para prejuízos muito semelhantes.
Diz a dada altura que "o que está em causa são 50 a 100 habitações e a deslocação dessas respectivas famílias, para além de outros impactos ambientais inaceitáveis para a qualidade da água, para a biodiversidade etc. Existem outras soluções....."
Dizem ainda no mesmo blog que " Tal tem sido vendido como um factor de desenvolvimento económico, social e até ambiental mas os factos evidenciam uma enorme destruição ambiental, a perda de muitas centenas de hectares de terrenos produtivos e/ou protegidos, a deterioração da qualidade da água e a perda irreversível de património cultural".
Apela também o mesmo Partido Ecologista "Os Verdes", para que a população não esqueça que "aquela construção vai originar a destruição de centenas de hectares de Reserva Agrícola e Reserva Ecológica Nacional como também a destruição de muitas habitações".
Continuam dizendo que "aquelas construções não criam postos de emprego e que são obrigatórios fazerem-se estudos para avaliarem a situação que não foram feitos".
Concluem que "existem alternativas mais baratas e com menos prejuízos para o ambiente a para as populações".
Com certeza que terá sido uma grande, emotiva e cheia de vigor manifestação pois até apelam para os manifestantes levarem o farnel e um amigo também.
Ora, tudo isto permite-nos questionar: conhecerá este tal Colectivo Regional de Setúbal do Partido Ecologista "Os Verdes" o que se está a passar com as Terras da Costa e com a Mata do Medos na Charneca da Caparica?
Saberá o Partido Ecologista "Os Verdes" que tanto protegem o Ambiente e as questões com ele relacionadas, que também nas Terras da Costa da Caparica, estão em risco a destruição de centenas de habitações e que nessas habitações vivem centenas de famílias? Saberão "Os Verdes" que está em risco centenas de postos de trabalho e em risco Reserva Agrícola fundamental para a subsistência daquela gente e as próprias exportações e comércio? (e não estamos a falar dos malfadados grandes empresários como "Os Verdes" gostam de atacar!)
Sabem "Os Verdes" que aqueles campos têm condições únicas e de excelência em termos atmosféricos e ambientais para determinado cultivo?
Saberão "Os Verdes" que está em causa a qualidade da água e solos tal como a própria morfologia dos terrenos? Têm consciência "Os Verdes" que os estudos apontam para a destruição de Património Cultural e de zona de Reserva Ecológica Nacional pondo em risco a fauna e a flora, levando ao desequilíbrio ambiental do espaço que o rodeia?
Por fim perguntamos, será que o Partido Ecologista "Os Verdes" sabem que existem alternativas, mais baratas e com menos prejuízo para o ambiente e para as populações, em vez de se construir uma estrada inútil que não leva a lado nenhum, tal como a destruição de mata centenária para lá colocar cerca 15.000(!) pessoas?
Se por acaso sabe, porque tem dois pesos e duas medidas? Ou será que o colectivo de Setúbal anda distraído?
Não temos conhecimento que "Os Verdes" estejam nesta luta, e tenham a preocupação de em nome do ambiente e do bem estar da população, romperem com o Partido Comunista em Almada e virem para as Terras da Costa e para a Mata dos Medos, juntarem-se a nós e à grande maioria da população para impedir esta actividade criminosa e ambiental que se quer fazer na Costa da Caparica.
Vamos continuar a esperar que os representantes dos "Verdes" na assembleia municipal de Almada se pronunciem a favor das Terras da Costa tendo em conta, a acérrima defesa que fizeram em Amarante com semelhante problema ou estará o Partido Ecologista "Os Verdes" a comer do mesmo prato de interesses que todos os grupos municipais em Almada parecem comer?
Estranho facto, é também em blogs anteriores do Bloco de Esquerda, onde o mesmo já defendeu como o CDS/PP as Terras da Costa e agora têm como a abstenção o seu pronunciamento acerca do assunto e nada mais dizendo. Dá que pensar....
É por estas e por muitas outras razões que o CDS/PP é neste momento a verdadeira alternativa de poder em Almada.
O Tempo o dirá.

CDS/PP Almada "A FORÇA DE QUEM FAZ!"

A FORÇA DE QUEM FAZ!

A Concelhia do CDS/Partido Popular de Almada apela a todos os cidadãos e militantes que deixem para os emails disponíveis da concelhia e dos deputados municipais as suas sugestões, ideias, protestos, queixas, fotografias, perguntas, para que a concelhia e os deputados do CDS/PP na Assembleia da Municipal de Almada e mesmo na Assembleia da República possam resolver e atender aos anseios das populações.
O CDS/PP está disponível para qualquer tipo de assunto ou prestar qualquer esclarecimento
Email CDS/PP Almada - cds.almada@gmail.com
Deputados Municipais CDS/PP Almada - cds.almadaxii@yahoo.com

Faça parte da mudança e participe na construção da sua cidade por si e pelos seus.

terça-feira, 30 de março de 2010

Câmara Municipal de Almada Arrasou Com o Centro da Cidade


Todos nós já ouvimos falar da desertificação aterradora que se tornou o centro da cidade de Almada.
Ruas fechadas ao trânsito, má sinalização na estrada que confunde os automobilistas e os peões, comércio vazio ou com as lojas e vitrinas forradas a papel indicando que ali já houve comércio e se fez negócio.
O traçado e fecho de ruas e estradas principais em Almada, veio causar a esta cidade hoje em dia quase fantasma e que outrora tinha uma vida semelhante a muitas outras grandes cidades do país, um vazio enorme entre as pessoas e o gosto pela cidade.
Quem não se lembra das esplanadas da praça MFA cheias depois do almoço e à noite?
Quem não se lembra das compras no centro da cidade no comercio de rua ao sábado? Quem não se lembra da nova Praça da Liberdade cheia de gente e esplanadas cheias, pois agora se resume a pouco menos de uma cadeia de franchising, sendo frequentada a zona por um público que deixa algo a desejar e que afasta ainda mais as pessoas.
É incrível como em tão pouco tempo a câmara deixa morrer e consegue estragar até as poucas coisas boas que vai fazendo. Que engenheiros e pensadores da cidade tem esta câmara que nem para si é boa.
Quem não se lembra do Centro Comercial M.BICA cheio de gente? o próprio relvado em frente onde antes se juntava imensa gente agora está praticamente vazio, o mesmo que o sr. vereador Matos, chama o "Rossio de Almada". Sr. Vereador, tenha respeito pelo Rossio.
A juntar a isto temos os locais para estacionar praticamente inexistentes, e onde a Ecalma anda sempre em cima caso algum descuido por parte de algum automobilista.
Não queremos aqui defender os abusos de quem conduz e faz do passeio e da estrada o seu bocado privado, mas também não podemos deixar quase ao livre arbítrio a mão firme e pesada de quem fiscaliza e multa levando quase ao pagamento da talha medieval.
É muito triste dar uma volta pelo centro da cidade de Almada em pleno dia por volta das três da tarde e ver Almada completamente deserta!! Isto em plena luz do dia, há noite é escusado comentar, vejam com os próprios olhos.
Algo tem de ser feito para que uma cidade como Almada não deixe fugir os seus filhos tornando-se ainda mais num subúrbio cinzento e fechado para si mesmo.



sábado, 27 de março de 2010

Juventudes Partidárias Debatem o Futuro dos Jovens

JP Concelhia de Almada

A Juventude Popular de Almada participa hoje num debate realizado no Monte de Caparica ás 18:00h sobre tema das juventudes partidárias e o ponto de visa que cada uma tem da sociedade e dos objectivos que tem para os jovens.
Este evento é no âmbito da "Quinzena da Juventude" de Almada, ao qual a concelhia foi convidada.
A JP Almada estará representada pelo seu presidente Rafael Santos.

Deputado José Ribeiro e Castro presente em Madrid para o "Europeans in solidary with Cuba"

Por uma Cuba Livre
Lisboa, 26 mar (Lusa) - O Instituto Lech Walesa, uma organização não governamental criada pelo antigo presidente polaco, promove até sábado em Madrid uma conferência internacional dedicada a Cuba e à atual situação política da ilha liderada por Raul Castro.
O deputado português José Ribeiro e Castro é um dos participantes do encontro "Europeans in solidarity with Cuba", que começa hoje na capital espanhola, e que irá reunir escritores, jornalistas, parlamentares europeus, diplomatas, dissidentes e ativistas cubanos, como é caso da líder na Europa do movimento "Damas de blanco", Blanca Reyes.
Em declarações à agência Lusa, o deputado do CDS-PP destacou a importância da iniciativa "pelo objeto" e "pela oportunidade".

"Este encontro realiza-se numa altura em que há uma atenção redobrada para a situação dos presos políticos em Cuba, daqueles que lutam pela sua libertação, daqueles que aspiram à transição pacífica de Cuba à democracia", referiu Ribeiro e Castro.
As notícias, a relatar um clima de repressão política em Cuba, intensificaram-se nos últimos dois meses, com a divulgação das greves de fome do preso político Orlando Zapata Tamayo, que acabaria por morrer depois de 85 dias sem comer, e do dissidente Guillermo Fariñas, e das manifestações nas ruas de Havana das "Damas de Blanco" (movimento de mulheres, mães e filhas de presos políticos cubanos).
O deputado centrista espera igualmente que o encontro venha relançar e mobilizar "a solidariedade europeia com a democracia cubana, com o povo cubano e as suas aspirações democráticas" e "dar contributos muito importantes".
"Queremos dialogar livremente com todos os sectores políticos cubanos (…) queremos que todos possam viajar livremente entre a Europa e Cuba e ter um diálogo político autêntico e democrático", reforçou Ribeiro e Castro, recordando, por exemplo, que o Prémio Sakharov, atribuído pelo Parlamento Europeu em 2005 ao movimento "Damas de Blanco", nunca chegou a ser entregue.
O antigo chefe de Estado polaco e prémio Nobel da Paz em 1983 também estará em Madrid, estando ainda prevista a presença do secretário de Estado espanhol para os Negócios Estrangeiros e Cooperação, Juan Pablo de Laiglesia.
Segundo Ribeiro e Castro, a presença de um elemento do Governo espanhol é relevante, uma vez que Espanha detém, neste momento, a presidência semestral da União Europeia (UE), mas o deputado português também admite que nos últimos anos a influência espanhola nesta matéria "tem sido negativa".
"Espero que passe a ser mais claramente do lado da democracia, do lado dos direitos humanos, do lado daqueles que sofrem em Cuba uma repressão brutal", concluiu.
Durante o encontro, está prevista a intervenção, através de teleconferência, de dissidentes, presos políticos e ativistas cubanos que estão em Cuba, como por exemplo a autora do blogue Geração Y, Yoani Sánchez.
O Instituto Lech Walesa foi criado em dezembro de 1995.

Postado por Ribeiro e Castro via Facebook

sexta-feira, 26 de março de 2010

Câmara Municipal de Almada admite que não escolheu a melhor opção




Foi deliberado pela assembleia de freguesia de Almada a necessidade de retomar a circulação nos dois sentidos no inicio da Avenida de Cristo Rei (nascente), ou seja depois da alteração significativa no trânsito dentro da cidade aquando do inicio da circulação do metro de superfície que rasga a cidade ao meio, já houve necessidade de fazer alterações ao traçado inicial.
Essa alteração será em principio para possa retomar a circulação de quem vem na Avenida StºNuno Alvares Pereira, poder virar à direita nessa mesma avenida e entrar directamente para a Avenida de Cristo Rei, ou virar logo para a Rua dos Espatários indo em direcção a uma das mais emblemáticas estradas de Almada, a Rua Capitão Leitão.
Esperamos assim, que esta medida seja realmente posta em prática e o mais rápido possível, tal como a câmara tenha a humildade de verificar que errou em outras zonas da cidade no que toca a alteração de trânsito, o que fez com que o centro de Almada deixasse de ter aquela vida própria como teve durante muitos anos.
Outra das medidas aprovadas em assembleia de freguesia, é a colocação de um relvado sintético para treinos no Campo de Jogos do Pragal, local onde joga o Almada Atlético Clube onde tem a formação e que dará oportunidade de centenas de jovens praticarem desporto, neste caso em maior segurança. Vamos ficar aguardar a concretização na prática deste projecto.
Já tivemos oportunidade de aqui referir aquando da apresentação do resumo da última assembleia municipal que numa das intervenções o CDS/PP questionou a câmara municipal acerca da falta de iluminação na Av. Stº Nuno Alvares Pereira, uma das principais da cidade, situação que vinha a ser constante ao longo de cerca de dois meses, ao que a senhora presidente remeteu a inteira responsabilidade para a EDP lavando mãos acerca do assunto como se a edil não tivesse a obrigação de pressionar a EDP para a resolução do problema que se vinha arrastando há meses.
Coincidência ou não, certo é que cerca duas semanas depois há luz na dita avenida.
Esperemos que haja mais coincidências destas pois seria um bom sinal.