segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CDS visita a Costa de Caparica

A comitiva da candidatura vai hoje estar no Vale da Sobreda com a presença da comunicação social para denunciar o abandono a que aquele lugar tão típico do concelho se encontra. É literalmente um abandono e desolação total que não há memoria em pleno séc.XXI e na sexta maior cidade do país. É inacreditável o que se passa naquele lugar.
A concelhia de Almada deu ontem um passeio ao final da tarde pela Vila da Costa de Caparica. Apesar do pouco sol e algum nevoeiro o passeio foi agradável e o candidato Fernando da Pena aproveitou para distribuir o programa eleitoral AlmadaXXI/Servir Almada e conversar mais um pouco com as pessoas, quer as que passavam quer as dos estabelecimentos que muito se queixam da falta de uma verdadeira visão estratégica para a Costa.
A visita serviu também para o candidato dar uma entrevista e mostrar à comunicação social que este Polis é um autêntico fracasso da Câmara de Almada, da Junta da Costa e do Governo de Sócrates, quando era Ministro do Ambiente.
Enquanto uns preferem musica alta (talvez para não ouvir os descontentamentos e queixas das pessoas) e oferecer brindes, nós preferimos ouvir as pessoas. No meio de boa disposição ainda houve tempo para ouvir uma simpática senhora a dizer que com tanto nevoeiro podia ser que o nosso candidato seja o tão desejado D.Sebastião e que venha de uma vez salvar a Costa da Caparica do marasmo em que se encontra.

5 de Outubro, Dia da Independência - Tratado de Zamora

  1.afonsoPortugal comemora hoje o dia da Independência, e sendo o Partido Popular um partido que defende as origens, usos, costumes e tradições deste país com séculos de História, não poderíamos deixar passar esta data tão marcante para todos os Portugueses.
O Tratado de Zamora foi o resultado da conferência de paz entre Afonso Henriques e o rei Afonso VII de Leão e Castela, a 5 de Outubro de 1143, marcando geralmente a data da independência de Portugal e o início da dinastia afonsina. Vitorioso na batalha de Ourique, em 1139, Afonso Henriques beneficiou da acção desenvolvida, em favor da constituição do novo reino de Portugal, pelo arcebispo de Braga, Dom João Peculiar. Este procurou conciliar os dois primeiros e fez com que eles se encontrassem em Zamora nos dias 4 e 5 de Outubro de 1143 na presença do cardeal Guido de Vico.
A soberania portuguesa, reconhecida por Afonso VII em Zamora, só veio a ser confirmada pelo Papa Alexandre III em 1179, mas o título de Rei de Portugal, que D. Afonso Henriques usava desde 1140, foi confirmado em Zamora, comprometendo-se então o monarca português, ante o cardeal Guido de Vico, a considerar-se vassalo da Santa Sé, obrigando-se, por si e pelos seus descendentes, ao pagamento de um censo anual.
Em Zamora, revogou-se o anterior Tratado de Tui datado de 1137. Em 1143 faz-se o Tratado de Zamora assinado entre os reis D. Afonso Henriques de Portugal e D. Afonso VII de Leão e Castela, que vai reconhecer que o Condado Portucalense passa a ser Reino e D. Afonso Henriques passa a ser o rei ou “rex” do Reino então criado. D. Afonso VII reconhece a independência, mas D. Afonso Henriques continua a ser seu vassalo, porque D. Afonso VII para além de ser rei de Leão e Castela é Imperador de toda a Hispânia. Contudo, nunca D. Afonso Henriques prestou vassalagem ao Imperador, sendo caso único de entre todos os reis existentes na Península Ibérica.
A partir de 1143 D. Afonso Henriques vai enviar ao Papa remissórias declarando-se seu vassalo lígio e comprometendo-se a enviar anualmente uma determinada quantia de ouro. As negociações vão durar vários anos, de 1143 a 1179. Em 1179 o Papa Alexandre III envia a D. Afonso Henriques a “Bula Manifestis Probatum“; neste documento o Papa aceita que D. Afonso Henriques lhe preste vassalagem directa, reconhece-se definitivamente a independência do Reino de Portugal sem vassalagem em relação a D. Afonso VII de Leão e Castela (pois nenhum vassalo podia ter dois senhores directos) e D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal, ou seja, Afonso I de Portugal.
Origem: Wikipédia