segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fim do Transpraia? Mais um "prego para um enterro" da Costa da Caparica

País - Comboio da Costa de Caparica pode desaparecer no próximo ano - RTP Noticias, Vídeo

Passou hoje na RTP1 uma reportagem que é bem o espelho do abandono para que esta câmara municipal arrastou a Costa da Caparica.
O célebre e tradicional comboio de praia que há cerca de 50 anos vem fazendo as delícias dos veraneantes da Costa da Caparica transportando os mesmos entre a Costa e a Fonte da Telha, está em sério risco de paralisar.
Tudo isto se deve, mais uma vez, às atrocidades que o (este) Pólis da Costa da Caparica vem (des)fazendo na freguesia, onde, pelo contrário, deveria melhorar e não piorar afastando cada vez mais veraneantes e visitantes da mais nova cidade do concelho.
Com as obras do Programa Pólis e a revitalização da zona, embora pareça que tenha apenas sofrido uns arranjos de recurso, o célebre, místico e catita comboio de praia foi afastado cerca de1 Km do centro da cidade e de onde fazia o transbordo com os parques de estacionamento e com os autocarros vindos quer do concelho de Almada quer de toda a zona metropolitana de Lisboa. Neste momento não existe qualquer interface de autocarros perto do local o que tem afastado em média 65% dos utentes.
Acresce ainda o considerável impacto negativo no turismo e economia local e da região.
Não deixa de ser um facto estranho quando a Câmara Municipal de Almada que está constantemente a apelar ao uso dos transportes alternativos, deparar-mo-nos na realidade com mais uma atrocidade e mais um empurrão para que a Costa da Caparica caia, cada vez mais, num poço sem fundo, sem qualidade e sem a quantidade de visitantes que a mesma merece.
Mais uma mancha na bonita Costa da Caparica, não esquecendo que este Pólis desordenado foi aprovado também pela oposição, à excepção do CDS-PP, que contínua firme nas suas convicções em que a Costa da Caparica merece um Programa Pólis muito mais arrojado e melhor pensado.

Eduardo da Câmara
Membro Vogal da CPC CDS-PP Almada