terça-feira, 21 de setembro de 2010

Almada - Mobilidade parada

Estranha Mobilidade........
Até Quarta-feira, o concelho de Almada promove vários eventos no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, sendo uma entre mais de mil cidades europeias a fazê-lo.
O tema deste ano é "Viaje Bem, Viva Melhor" e as iniciativas promovidas pela Câmara de Almada culminarão com o fecho experimental da Rua Cândido dos Reis ao trânsito (já está projectada a sua pedonalização), no Dia Europeu Sem Carros.
O CDS-PP de Almada não é contra estas iniciativas, antes pelo contrário. Sensibilizar a população para comportamentos e meios de transporte alternativos que tornem a cidade mais sustentável e amiga do ambiente nunca é demais. O engraçado é que seja precisamente esta Câmara de Almada a promovê-lo!
Primeiro, prestemos atenção ao conceito de mobilidade e a tudo o que ele pode significar. Depois, pensemos no que esta Câmara Municipal tem feito a esse respeito nos últimos anos.
Verdade seja dita, é quase cómico promover a mobilidade, mas ter construído um traçado de eléctrico que partiu o centro da cidade ao meio e afastou os munícipes do comércio local; tê-lo feito sem distinguir claramente entre linha do eléctrico, estrada e passeio e já ter provocado a morte por atropelamento a várias pessoas; obrigar o condutor a fazer gincanas para chegar ao destino e persegui-lo como um criminoso no que respeita a estacionamento, mas não apresentar boas alternativas ao automóvel.
Realmente, se isto não fosse verdade, até tinha alguma piada...

Paulo Zorro
Vice-Presidente JP Almada