terça-feira, 5 de outubro de 2010

Deputado Municipal António Pedro Maco na Comunicação Social


Assento Parlamentar (PP)
por António Pedro Maco
(Deputado Municipal CDS/PP em Almada)


Solos Agrícolas - Um Bem Comum


É lamentável como em tempos de austeridade, de grave crise económica e princípio de uma grave crise social e de subsistência, se continue com o intuito de destruir aquilo que de mais rico a terra nos dá: a nossa subsistência alimentar.


Foi a pensar nesse problema do sécxxi, que o CDS organizou em Almada, mais precisamente na Costa da Caparica, um Seminário com o tema: Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade - Solos Agrícolas Um Bem Comum, com intervenientes com elevados conhecimentos quer técnicos quer específicos sobre o tema.

De salientar, a forma cordial e democrática do Exº Sr.º Ministro da Agricultura António Serrano, que dividiu o painel, sempre moderados por jornalistas convidados, com o nosso Eurodeputado Nuno Melo, que como ninguém, tem defendido em Bruxelas os interesses de Portugal, neste caso os da agricultura, estando a agricultura e pescas portuguesa muito bem representada.

Do mesmo Seminário fizeram parte nomes como Octávio Machado que nos deu uma visão real de um agricultor e de todas as dificuldades que os mesmos têm para implementar a sua actividade, Miguel Lupi da AFLOPS, o Prof. Eugénio Sequeira que dividiu o painel com o engº Gonçalo Ribeiro Telles, e que deram literalmente uma lição a todos os presentes de como pudemos dar a volta por cima para que de futuro possamos ter uma maior sustentabilidade e rentabilidade dos solos, que se tem vindo a perder ano a ano em nome do betão e da especulação imobiliária.

O Seminário terminou com um painel reservado totalmente às Terras da Costa, terras essas, de elevado valor, constituindo um grande património agrícola, que produzem quatro colheitas por ano, empregam centenas de agricultores e são o sustendo de várias famílias.

Além da informação do seu riquíssimo valor, há a necessidade de denunciar o que certas entidades pretendem fazer com esse mesmo património, ou seja, destruí-lo em nome do betão encapotado em habitação social e uma estrada (inútil) para o desenvolvimento(?).

Não nos conformamos com tal hipótese. Não nos impressionamos com malabarismos linguísticos de charme à população, querendo fazer querer que o CDS não quer o desenvolvimento nem ajudar a quem habitação precisa.

Há alternativas; aliás, a estrada já existe, é só alarga-la. Não nos convencem.

O respectivo património é riquíssimo demais para andarmos a fazer de conta que tudo está dentro da normalidade, que tudo está em conformidade. A realidade dos factos e as provas assim o dizem.

Sendo assim, é certo que o CDS está cada vez mais empenhado em continuar a defender a Agricultura e as Terras da Costa, independentemente das tentativas falhadas de ridicularização, de desinformação e até de intimidação.

O CDS é um partido de causas, está todo unido nesta luta, e não vai deixar de defender quer aquilo em que acredita quer também, porque foi com essa luta das Terras da Costa que levou a votos o seu programa eleitoral.

Um agradecimento a todos os presentes no Seminário Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade - Solos Agrícolas Um Bem Comum, pois ficámos todos muito mais esclarecidos, sobretudo da verdade.


Via Setúbal na Rede

5 de Outubro - Fundação de Portugal 1143

Tratado de Zamora
Comemora-se hoje dia 5 de Outubro, um dia Histórico e de grande importância para todos os Portugueses.
O dia da Fundação de Portugal como país Independente e reconhecido à altura pela Santa Igreja.
Um dia que deveria-se comemorar com pompa e circunstância pois, é a origem de tudo aquilo que somos hoje desde há cerca de 900 anos.
Em cada lar português deverá haver um agradecimento a todos os Reis que muito nos honraram e fizeram deste país, um dos grandes pilares da construção da humanidade e do mundo moderno.
Neste dia 5 de Outubro de 2010 a concelhia do CDS/PP de Almada, homenageia todos os nossos Reis e seus descendentes que nos deixaram um legado de grande valor.