sábado, 17 de julho de 2010

1984 - O Big Brother dos nossos tempos

1984-george-orwell1 Sugestão
A sugestão desta semana vai para um romance fantástico que pode muito bem espelhar a sociedade em que nos inserimos hoje demonstrando que as correntes de pensamento, realidades, objectivos e metas da humanidade são cíclicas, e dependem do contexto em que estejam inseridas em dado momento.
Para George Orwell, vive-se numa Ditadura disfarçada de Democracia onde o pensamento humano é direccionado e robotizado ao sabor da corrente que detém o poder.
Com a leitura do romance chega-se perfeitamente à conclusão, de que não é só em ditaduras e tiranias devidamente oficializadas que os nossos passos e o nosso livre pensamento pode ser controlado e manipulado.
O maniqueísmo é muito mais abrangente e inesperado do que se possa pensar.
Uma sugestão quase em forma de "imposição". Aliás como na estória do próprio livro.



Fome na Costa da Caparica - A vergonha da Humanidade

É chocante como a 15 quilómetros de Lisboa e numa estância balnear que deveria ser de sonho e de progresso económico, se viva e sobreviva com fome e miséria.
Triste fado do concelho que tem "as terras para as cultivar" mas que fica de braços cruzados a olhar para as mesmas pois, não tem "sementes" para as deitar. Não há investimento, não há empregos.
A falta de investimento sério, planeado e organizado tal como a sua promoção, leva a situações de desespero e miséria nesta triste realidade dos nossos dias.
As Artes de pesca são cada vez mais condicionadas pelas normas rígidas e pelo altos custos finais, os agricultores impotentes contra a prepotência e a força, limitam-se a observar as suas terras a serem invadidas e destruídas à custa do betão e de um suposto desenvolvimento encapotado para a especulação imobiliária, e o comércio e o turismo de tão pobres não chegam para o sustento de um concelho e de uma "vila" que podia ser riquíssima e um exemplo de desenvolvimento económico.
Para agravar as medidas insustentáveis e injustas do PEC agudizam ainda mais a situação.
Os comunistas sedentos de poder mas inconformados por nunca terem governado a Costa da Caparica, não perdoam aos caparicanos dessa tremenda ousadia.
Apelamos a todos uma ajuda nestes tempos difíceis, e que possam deixar alimentos nas instituições da Costa da Caparica que neste momento com dedicação e grande esforço combatem este flagelo.
A Fome passou ao séc.xxi.

Video testemunhal: