domingo, 17 de julho de 2011

Comissão Autárquica de Almada do CDS-PP reunida

Autarcas CDS O Momento vai passar por aqui

Reuniu na passada sexta-feira com os autarcas eleitos pelo partido no concelho de Almada nas últimas eleições autárquicas a Comissão Autárquica da concelhia do CDS-PP Almada com a finalidade de organização, debate e ponto da situação da política autárquica do concelho tal como a preparação de estratégias futuras para o partido e para o concelho.
Da mesma fizeram parte a Coordenação da respectiva comissão que inclui o líder da Bancada Municipal do CDS-PP António Pedro Maco na Assembleia Municipal de Almada, e os autarcas eleitos pelas assembleias de freguesia da Sobreda e da Charneca da Caparica respectivamente.
Um nota especial para o empenho, vigor e entusiasmo demonstrado pelo respectivo grupo de trabalho dedicado e convicto do aumento da confiança dos Almadenses e crescimento do CDS-PP no concelho de Almada.

CDS-PP Almada na Comunicação Social

Artigo de Opinião do Deputado Municipal e Presidente do CDS-PP Almada António Pedro Maco ao jornal Notícias de Almada.

Chegada a época estival é ver milhões de pessoas passarem pela zona turística, ou pelo menos gostaríamos que tivesse na prática essa designação, da Costa da Caparica.
As suas características naturais, o clima, o vasto oceano, a imensidão de areal que compõe toda a faixa costeira quase até ao Cabo Espichel, tal como a proximidade de Lisboa, fazem com que a Costa da Caparica seja, ou melhor, poderia ser uma das maiores atractividades da Europa.
A questão que se coloca neste caso é: porque não temos uma estância balnear digna desse nome com um vasto conjunto de infra-estruturas culturais, desportivas, de lazer, com exposições, concertos, torneios dignos desse nome, e todo um leque de oportunidades que se têm vindo a perder impedindo que a Costa da Caparica seja verdadeiramente um pólo atractivo no concelho de Almada e na grande área da capital mais ocidental da Europa.
É enorme a quantidade de investimento material e humano que são perdidos nesta freguesia do concelho que supostamente foi elevada a cidade, por nós mal, pois por exemplo Cascais, é muito mais desenvolvida tendo um peso estratégico muito maior mantendo propositadamente o estatuto de Vila. Por aqui se pode ver a diferença de uma visão estratégica muito mais concertada e inteligente de promover a localidade e que Almada não sabe aproveitar.
Temos entretanto um Pólis que veio sem dúvida, limpar um pouco a cara do abandono a que a Costa da Caparica tem sido sacrificada ao longo dos anos e que não conseguiu, mesmo que melhorando um pouco essa face, dar a dignidade e o brilho que a mesma merece.
Um projecto muito fraco para o que se pretende, com arranjos quase a retalho, pensado à pressa, com materiais de acabamento de duvidosa qualidade bastando dirigir-se à zona do novo paredão para testemunhar, apoios de praia uniformes sem identidade própria dando ar de caserna militar, e todo mais um conjunto de situações para já não falar no que se preparavam para fazer às Terras da Costa com a construção de uma estrada inútil quando existe já uma "alternativa" sendo só arranja-la.
Não é assim que se programa e pensa uma cidade. Um concelho que uma força política (CDU) há 37 anos no poder e o que tem para mostrar da pérola do concelho que poderia entre outros criar milhares de postos de trabalho e ser um centro de atracção de turismo, nada mais é que um conjunto de barracões sem identidade, espaços completamente desaproveitados e sem qualquer uso, e parques de estacionamento pagos à empresa Municipal ECALMA onde antigamente existiam parques onde o custo era totalmente em conta e acessível e que revertiam a favor de instituições para apoio ao desporto juvenil. Queremos uma Costa da Caparica digna para os caparicanos e para quem nos visita.

Uma outra situação curiosa e que não podemos deixar passar é a promoção que a Câmara Municipal de Almada faz ao Parque na Paz no seu boletim municipal onde apresenta o mesmo como um enorme e recomendável centro de desporto e lazer da cidade e do concelho. Acresce perguntar: será que os munícipes sabem que a CDU partido que suporta e apoia o executivo comunista, chumbou uma proposta do CDS-PP apresentada na Assembleia Municipal com a finalidade de colocar aparelhos de ginástica de uso gratuito há semelhança do que há noutros concelhos, alegando a enigmática justificação que os mesmos teriam de ter a presença de um médico?(!)
Para o CDS-PP parece-nos uma justificação completamente descabida, o que obriga a que quem queira utilizar esses aparelhos tenha mesmo de ir gastar dinheiro para um ginásio. Melhores dias virão.