terça-feira, 10 de julho de 2012




Renovar, Alterar e Inovar

Ao olhar para toda a antiga área industrial da Cova da Piedade, pensei em como se poderia arranjar um outro uso a todas aquelas instalações que outrora fora o ganha-pão de milhares de trabalhadores e suas respectivas familias. Muitos dos grandes problemas urbanos ocorrem por falta de continuidade. O vazio de uma região sem actividade económica ou habitacional pode-se equiparar ao vazio dos terrenos baldios. É importante incluir a função que falta a determinada região e tanto na Cova da Piedade como em Almada existe uma densa área habitacional e uma pequena e fraca área comercial/empresarial (algo que é visível em todo o concelho), logo, deve-se aproveitar todo aquele terreno das antigas industrias para dar uma nova vida económica a Almada.
Cada cidade tem a sua história, os seus pontos de referência e locais como estas fábricas que pertencem à memória da cidade e que são pontos fundamentais da identidade e do sentimento de pertencer a uma cidade. Mas como já não é possível recuperar essas áreas e fazer reviver as antigas actividades, temos que encontrar novos usos, novas actividade que tragam vida e dai lembrar-me do LX Factory em Alcântara. Instalada na antiga Companhia de Fiacção e Tecidos Lisbonenses (1846), transformou todo este antigo e abandonado complexo industrial numa “(…) ilha criativa ocupada por empresas e profissionais da indústria (…)” que “(…) também tem sido cenário de um diverso leque de acontecimentos nas áreas da moda, publicidade, comunicação, multimédia, arte, arquitectura, musica, etc. gerando uma dinâmica que tem atraído inúmeros visitantes a redescobrir (…)” aquela área de Lisboa. É sem a mínima dúvida uma excelente ideia a criação de um local que trabalha 24H por dia para a cidade! De manhã é um lugar empresarial onde as antigas instalações servem de escritórios e ateliê para projectos de arquitectura, design, restauração, comércio e lazer, publicidade, moda, artes perfomativas, música, novas tecnologias, comunicação e marketing, fotografia, etc. à noite transforma-se numa área de diversão nocturna com actividades ao ar livre, bares e discotecas.
Almada ganharia muito em transformar aquelas antigas fábricas da Cova da Piedade em escritórios, ateliês e espaços de diversão tal e qual como no LX Factory. Estar-se-ia a dar uma nova cara à cidade numa área que fica a poucos minutos do centro de Almada e do Centro Sul, atrairia novos investidores, mais turistas, abrir-se-ia novos postos de trabalho, traria mais segurança para aquele local e, como diria Jaime Lerner, “Não há nada que agrade mais a uma vizinhança, e até a uma população inteira, que o reaproveitamento de um desses espaços”
Hugo Miguel Rufino Marques
Presidente da Comissão Politica de Concelhia da Juventude Popular de Almada
Aluno de Planeamento e Gestão do Território no IGOT-UL