sábado, 15 de janeiro de 2011

Eurodeputado Nuno Melo contra-ataca

Nuno Melo: Governo já não tem desculpa para "insistir no TGV"



NMelo_Dec_PortoO eurodeputado do CDS-PP, Nuno Melo considera que o Governo já não tem "desculpa" para insistir na construção do TGV já que a Comissão Europeia admite a reafectação dos fundos, que o Governo "dizia não ser possível".

Nuno Melo destaca o facto de o Governo já não poder lançar mão à justificação de que os fundos europeus disponibilizados pelo Fundo de Coesão só podem ser aplicados na construção do TGV.

"A desculpa do Governo para insistir no projecto do TGV era que o financiamento só estava disponível para isso. Ficamos a saber que não é assim. O Governo já não pode usar essa desculpa", afirmou Nuno Melo.

O eurodeputado deu conta da satisfação que sente pela abertura da Comissão Europeia, que demonstrou estar "disposta a examinar atentamente qualquer pedido de reprogramação das prioridades actuais do Fundo de Coesão".

"É uma oportunidade para o Estado português", afirmou Nuno Melo que está satisfeito pelo facto de que agora "o financiamento disponibilizado pelo Fundo de Coesão pode ser aplicado noutras áreas, que não o TGV e que beneficiariam o país, mas para as quais não tem havido verbas", explicou.

Relativamente às áreas em que estes fundos devem agora ser aplicados, o eurodeputado privilegia a zona Norte do país e áreas que, segundo Nuno Melo, geram riqueza.

"Eu tendencialmente optaria por investimentos que em si mesmo pudessem potenciar a criação de riqueza e até gerar novos postos de trabalho, o que ainda por cima não acontece com o TGV. Tendo em conta a assimetria que existe, que precisa de ser corrigida, entre a região de Lisboa e Vale do Tejo e outras zonas como a região do Vale do Ave, do Vale do Sousa, considero que prioritariamente os investimentos deviam acontecer nestas regiões mais desfavorecidas", sublinhou.

Para o eurodeputado, o exemplo dado por Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, "vale por muitos".

"Rui Rio lembrou que estes fundos podiam ser aplicados no metro do Porto. Há vários autarcas de outras regiões que também teriam sugestões, essas sim, com impacto directo nas regiões se dinheiro fosse para elas disponibilizado", afirmou.

Nuno Melo afirmou ainda que depois da abertura de Bruxelas à reafectação dos fundos europeus espera Governo o faça.

"Já não tem nenhuma desculpa. Espero que o Governo seja sensível e não insista num projecto que para já não temos capacidade de concretizar", concluiu.

Via Site CDS