domingo, 24 de abril de 2011

CDS-PP Almada na Comunicação Social

Artigo mensal no jornal "Notícias de Almada" do Deputado Municipal do CDS-PP António Pedro Maco que este mês versa sobre o prémio atribuído à cidade de Almada como um incentivo à mobilidade o que para o CDS-PP, é um autêntico paradoxo.
Gostaria de começar por dizer que teria todo o gosto em deixar os parabéns à cidade de Almada pela atribuição do prémio Semana da Mobilidade Europeia, prémio atribuído em Bruxelas pelo Comissario do Ambiente com o objectivo de premiar as cidades que valorizam a mobilidade e os transportes públicos.
Desta vez a cidade contemplada foi Almada. Tudo seria motivo de festejo se não fosse um contra-senso no que diz respeito à própria mobilidade e promoção dos transportes públicos senão vejamos:
A Mobilidade supostamente, é também, para fazer circular pessoas, bens e mesmo transportes, o que não nos parece que seja bem o caso no centro da cidade de Almada onde se verifica cada vez mais uma desertificação quer em transeuntes quer no próprio comércio muitas das vezes o aglutinador de gentes e fonte de vida de uma cidade.
O mesmo se pode dizer em relação à promoção dos transportes públicos. O transporte que serve e rasga o centro de Almada, convém lembrar, que não é só o Metro Sul do Tejo - MST mas sim, um outro conjunto de transportes que devem complementar a mobilidade dentro e para fora de uma cidade. Sendo assim, é incompreensível como se quer promover os transportes públicos atirando algumas paragens de autocarro literalmente para canto, o mesmo acontecendo com a praça de táxis que sem indicações concretas e plenamente visíveis deixa os habitantes ou visitantes de Almada à beira de um ataque de nervos.
Contudo, aquilo que nos deixa mais perplexos, e ao ser verdade, deixa-nos a pensar acerca dos critérios da atribuição destes prémios.
Segundo parece um dos argumentos que pesou na escolha da cidade de Almada, foi a Requalificação da Rua Cândido dos Reis em Cacilhas. Pergunta; então uma rua que ainda não saiu sequer do papel e que ainda agora foi aprovada em Assembleia Municipal sem a obra ter começado já é considerada como facto consumado? Não nos parece um bom critério, muito menos, um bom indicador de parcialidade.
Depois, já que se fala em excelência na Mobilidade em Almada continuamos a perguntar: será que o Comissario Europeu do Ambiente conhece a excelente(!) mobilidade dos moradores do Vale da Sobreda? Será que o mesmo conhece a falta de sinalização conveniente das passadeiras na cidade de Almada? ou será que tem conhecimento que alguns dos sinais de trânsito do centro da cidade nem o obrigatório registo têm?
Teríamos todo o gosto de apoiar e regozijar a cidade de Almada com este prémio mas nestas condições ficará para uma próxima.
Ainda no que diz respeito à Reabilitação da Rua Cândido dos Reis e Cacilhas, é imperativo deixar aqui um esclarecimento em relação à posição do CDS-PP acerca da mesma.
Convém que fique devidamente esclarecido que o CDS-PP e o seu Grupo Municipal não são contra a reabilitação da cidade seja ela em que freguesia for. Queremos e pretendemos uma Almada de cara lavada, reabilitada e que volte a ter a vida e a luz de outros tempos.
Que essa intenção não seja colocada em causa. Agora, o que não pudemos pactuar é com projectos dúbios e pouco esclarecedores.
De lembrar que foi apresentado para votar na Assembleia Municipal de Almada um projecto que continha um conjunto vasto de boas intenções e que, à partida, qualquer munícipe levaria a considerar como nefasta a sua aprovação. Acresce que as boas intenções, deixavam muito aquém dos mínimos para que os deputados municipais pudessem aprovar a mesma em consciência e devidamente esclarecidos.

António Pedro Maco
Presidente CDS-PP Almada e Deputado Municipal

Por: Notícias de Almada