quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Nuno Magalhães preocupado com as anomalias com o Cartão de Cidadão

O deputado do CDS-PP, Nuno Magalhães pediu esta terça-feira a demissão do Ministro da Administração Interna, Rui Pereira por este não ter respondido às perguntas que colocou sobre a actuação dos serviços da administração eleitoral, a propósito dos problemas nas votações de domingo para as Presidenciais.

Na audição a Rui Pereira no Parlamento, Nuno Magalhães quis a confirmação por parte do ministro de que os serviços da administração eleitoral tinham pedido um reforço de verbas em um milhão de euros mas que foi recusado.

Nuno Magalhães perguntou ainda a Rui Pereira se ele confirmava que este ano foi contratualizado o mesmo valor com as operadoras de telecomunicações do que nas eleições em 2009, tendo em conta que há dois anos havia apenas um milhão de eleitores com cartão do cidadão e actualmente esse número é de 4,4 milhões.

"Se não tiver respostas para as perguntas, assuma as suas responsabilidades e saia", desafiou Nuno Magalhães que no final e perante a ausência de respostas de Rui Pereira disse que este se devia demitir do governo, "não tem condições para continuar no cargo".

Em causa, disse, estão um conjunto de perguntas que o deputado fez durante a audição que o ministro "não soube ou não quis responder", entre as quais "saber se foi feito um pedido de reforço" da dotação orçamental para o processo eleitoral e se o mesmo tinha sido rejeitado.

O deputado perguntou também se "houve ou não um reforço" da verba contratualizada com operadoras de telemóvel para o serviço de SMS 3838 – para informação sobre o número de eleitor – tendo em conta o aumento do número de cidadãos com novo cartão de eleitor.

Sobre esta questão, a secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, disse na reunião que nem todos os cidadãos com o novo cartão passaram a ter um novo número de eleitor, apenas aqueles que alteraram a morada, já que o número de eleitor é atribuído em função do Código Postal.

"São perguntas políticas que têm um responsável político. Se o responsável político não sabe ou não quer responder, pela nossa parte não vemos como tem condições para continuar a exercer as suas funções", afirmou o deputado Nuno Magalhães.

Via site CDS/PP