segunda-feira, 14 de junho de 2010

CDS tudo fez para que a Ministra da Saúde recuasse

Finalmente o Ministério da Saúde recuou na ideia lamentável de fechar a unidade de urgências pediátricas do Hospital de São Bernardo em Setúbal durante o período do verão.
De recordar que desde o inicio desta tentativa de fecho que o CDS/PP se bateu fortemente para que não fosse avante essa decisão.
O CDS/PP de Almada não via com bons olhos, o mais que possível congestionamento do serviço de pediatria do Hospital Garcia de Horta em Almada.
Uma boa notícia contudo, muito tem de ser feito para reestruturar o Serviço Nacional de Saúde.

URGENTE - Petição Pública em Defesa do Património Histórico

Petiçao: http://www.peticaopublica.com/?pi=PMCCCC
Já está a correr uma Petição Pública em Defesa do Património Histórico ao qual o CDS, se junta para defender aquele monumento de alto valor e simbolismo de cariz único em Portugal.
Solicitamos que assine a petição Online ou mesmo em suporte de papel e a divulgue em nome desta nobre causa.
Petição para a Preservação do Monte da Cruz (Charneca da Caparica)

Exmo. Senhor Presidente da República Portuguesa
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República Portuguesa
Exmo. Senhor Primeiro Ministro de Portugal

Assunto: Preservação de património histórico e cultural na Charneca de Caparica.

Localização e descrição do património:
O Monte da Cruz ou Monte do Outeiro e o seu Cruzeiro de pedra situam-se no lugar de Vale do Rosal, Freguesia da Charneca de Caparica, Concelho de Almada, Portugal. O solo deste local está consagrado desde o século XVI. Na diocese de Setúbal este sítio é actualmente lugar de peregrinação, contemplação e oração não só para muitas pessoas da Charneca de Caparica como também de outras regiões de Portugal e do estrangeiro. Este Monte e o seu Cruzeiro constituem para estes milhares de pessoas um valor espiritual e cultural inestimável, pois ali rezaram os 40 Mártires do Brasil os quais são Beatos desde 11-05-1854. Quando o Processo de Canonização do Beato Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires estiver concluído, este local vai assumir ainda maior relevância espiritual. Este espaço constitui-se assim como um pedaço da nossa história colectiva cheia de um ideal mais alto que nos foi deixado pelos nossos antepassados e merece ser visto como património de Portugal e do Mundo.
(http://valedorosalmontedacruz.blogspot.com/)

Factos que põem em risco este património:
Em 2010 iniciaram-se as obras da auto-estrada IC32 – Circular Regional Interna da Península de Setúbal (CRIPS) verificando-se que a construção desta infraestrutura coloca em risco a existência deste importante local de culto. As entidades competentes, nomeadamente o IPPC(1989), o IPPAR(1991) e o IGESPAR nunca classificaram este valioso património com vista a que a sua preservação fosse oficialmente assumida.

Solicitação:
Pelas razões acima apresentadas, os signatários desta petição indignados com este crime lesa património, solicitam a Vossa Excelência que proceda às diligências necessárias para que seja salvaguardado este importante lugar santo, sendo uma possível solução a construção em túnel do IC32 nesta parte do traçado.

Junho de 2010, os signatários