domingo, 11 de julho de 2010

Mais um aperto de cinto

Paulo Portas denuncia: Governo "prepara-se" para aumentar contribuições sociais em mil milhões de euros



O líder do CDS-PP afirmou esta sexta-feira que o Governo (PS) "prepara-se para aumentar as contribuições para a Segurança Social", apontando para uma estimativa de "mil milhões de euros" a cobrar nos próximos três anos.

pportas_confimpO Estado "não só se prepara para fazer o segundo aumento de IRS em 6 meses, como prepara-se também para aumentar as contribuições para a Segurança Social, medida especialmente penalizadora para os agricultores, comerciantes, instituições de solidariedade social e pequenas e médias empresas".

O Estado "não só se prepara para fazer o segundo aumento de IRS em 6 meses, como prepara-se também para aumentar as contribuições para a Segurança Social, medida especialmente penalizadora para os agricultores, comerciantes, instituições de solidariedade social e pequenas e médias empresas".

Veja as declarações à imprensa na CDS TV

"Está de volta o código retributivo", afirmou, acrescentando que o Governo "quer cobrar mais de mil milhões de euros em contribuições" para a Segurança Social à razão de "177 milhões de euros em 2011, 362 milhões de euros em 2012 e 540 milhões de euros em 2013".

Paulo Portas falava em Ponte de Sor na tomada de posse das "primeiras estruturas concelhias organizadas em 30 anos" nos municípios alentejanos de Avis e Ponte de Sor.

"O CDS detectou, perguntou e denunciou esta semana e, infelizmente, viu confirmado: o Governo não se prepara apenas para aumentar pela segunda vez em seis meses o IRS, em 440 milhões de euros, como quer aumentar o imposto de quem trabalha e as contribuições a quem dá trabalho", sustentou.

"É inaceitável este saque contributivo", apontou.

Segundo o líder democrata cristão, "tem de ser o Estado a reduzir e disciplinar as suas despesas e o Governo está obrigado a ir à concertação social fazer uma negociação".

"Se o Governo pretende aumentar o IRS uma segunda vez em seis meses, fazendo o que nenhum país da União Europeia faz, e carregando na carga fiscal sobre a classe média, o CDS vai apresentar nos próximos dias medidas de redução da despesa do Estado, exactamente no valor de 440 milhões de euros", garantiu.

"Para provar que não é inevitável este aumento de impostos, que é possível cortar com despesas inúteis ou supérfluas, em vez de os pedir à sociedade e à classe média".