terça-feira, 13 de dezembro de 2011

2ª Comissão Permanente - Educação, Saúde, Desporto, Juventude e Cultura

Decorreu ontem nas instalações da Assembleia Municipal de Almada no Centro Sul, a 2ª Comissão Permanente que tem a seu cargo as pastas da Educação, Saúde, Desporto, Juventude e Cultura com a presença do vereador António Matos, que fez a apresentação das propostas do Plano e Orçamento para 2012 no que respeita às pastas da respectiva vereação.
O mesmo começou por fazer uma breve descrição daquilo que a Câmara Municipal de Almada pretende em termos de investimentos e objectivos a cumprir no próximo ano, afirmando um investimento considerável, mas controlado, tendo em conta menos orçamento disponível.
Nós, CDS-PP iremos estar atentos e fiscalizar enquanto representados na Assembleia Municipal de Almada se, efectivamente, as promessas feitas são ou não cumpridas, ou não passam de mais um conjunto de intenções muito bem redigidas para depois na prática nada disso ser implementado. As verbas para as autarquias reduziram, é um facto, agora, não se pode é preferir relógios de ouro e fogo de artifício de meia-hora aos invés de aquecimento central para as escolas.
Por parte do deputado municipal António Pedro Maco, as questões colocadas pelo CDS-PP tiveram basicamente relacionadas com a contemplação, ou não, de verbas para investir em aquecimento para as escolas, ao qual obteve resposta de que estão pensados instrumentos e equipamento para colmatar essas necessidades. A ver vamos.
Uma outra questão centra-se no facto da necessidade de actualização e renovação do parque livreiro do concelho que, em muitos dos casos, é insuficiente e desactualizado, o que causa transtornos em quem adquire nomeadamente livros e obras de cariz mais técnico. Ao mesmo foi respondido que também estão a acompanhar a situação.
Por fim, foi questionado pelo mesmo deputado a questão do património histórico e cultural do concelho que se encontra em perfeito estado de abandono e degradação perdendo-se a oportunidade de criar uma rota de monumentos históricos do concelho que possa atrair turistas quer estrangeiros quer mesmo nacionais onde dignificaria a história e o potencial do concelho de Almada.
Pela parte do vereador Matos, a câmara estará a reunir esforços junto do governo para que se possa de uma vez por todas, reabilitar esses monumentos.
Pensamos que é já um discurso demasiado gasto para anos e anos de governação comunista em Almada que, desde sempre, deixou ao abandono e nunca se preocupou em recuperar este património riquíssimo.
A última parte da reunião de comissão centrou-se na apresentação e intervenções acerca do estudo realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião - CESOP da Universidade Católica, onde se louva a iniciativa para a angariação destes números que depois, seria bom, que fossem bem encaminhados para uma analise e conclusões concretas acerca dos mesmos extrapolando para a criação de soluções minimizando as preocupações ao nível de delinquência juvenil e escolar.
Contudo, foi alertado pelo CDS-PP para o facto de não constar no mesmo estudo na ficha técnica, a identificação de quais as escolas e quais as freguesias onde foram recolhidos esses dados pois, com certeza, que os dados não serão iguais de freguesia para freguesia e de escola para escola e só assim, se poderá ter um critério disforme necessário quando se trata de organizar e concluir estudos desta natureza. Tirando este facto que não é, de todo, prescindível, é uma iniciativa que deverá realizar-se no futuro e mais vezes, adaptada a outros sectores e que terá o nosso apoio desde que devida e metodologicamente preciso.