quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

2ª Comissão Educação e Desenvolvimento Social

Decorreu ontem a Comissão de Educação e Desenvolvimento da Assembleia Municipal de Almada (AMA) onde o CDS-PP esteve representado pelo líder da bancada municipal António Pedro Maco, onde foram discutidas as questões no âmbito da respectiva Comissão.

Lamenta-se, entre outras discussões e conclusões que saíram da mesma, que tem havido um aumento significativo da procura por parte de famílias de bens alimentares, mas que as instituições de cariz social onde se incluem as paróquias, têm sabido responder com firmeza e com prontidão a todas situações de emergência social.

Nessa mesma ajuda muito tem beneficiado o enorme investimento que o governo nomeadamente o Ministério da Solidariedade e Segurança Social sob a tutela do Ministro Pedro Mota Soares, para colmatar essas dificuldades que muitas famílias vêm atravessando devido ao enorme esforço que os portugueses têm feito em conjunto para superar uma crise criada também por uma obscura especulação internacional, mas, sobretudo, pela má governação do Partido Socialista durante os anos em que esteve no poder.
A transferência de verbas para as diversas instituições onde se destaca a aquisição de material e utensílios de apoio às funções necessárias ao seu cumprimento social, tal como a compra de carrinhas para deslocação de víveres e transporte de crianças e idosos, tem sido uma determinante aposta do respectivo ministério no concelho de Almada, ao qual o CDS-PP e toda a comunidade local devem reconhecer. Na mesma matéria, o vereador da pasta, informou aos presentes que a Câmara Municipal de Almada dentro das suas possibilidades, está a fazer o seu melhor. O CDS-PP estará atento.
Mais se ficou a saber, e segundo o mesmo vereador, que apesar da proposta do CDS-PP Almada em plena AMA para que as cantinas e refeitórios das escolas sob a tutela da CMA pudessem manter as portas abertas durantes os períodos escolares para que as crianças carênciadas do concelho pudessem continuar a ter uma refeição condigna ter sido chumbada pelo partido comunista, as mesmas devido aos tempos livres (ATL), mantêm as portas abertas para minimizar essas carência urgentes. Menos mal.

O Vereador responsável informou todos os presentes que, efectivamente, não se tem verificado um grande aumento de crianças carenciadas nas escolas ou subnutridas, excepção a casos pontuais, o que deixa o CDS-PP bastante satisfeito com a situação e quando assim é, deve-se louvar todos aqueles que intervêm no respectivo processo de auxilio desde a CMA, o governo e instituições onde se destacam o Banco Alimentar Contra a Fome e as várias paróquias, que com um enorme esforço e dedicação devem deixar de lado a propaganda e ter em conta apenas a responsabilidade social.

Reconheceu-se também, que falta uma biblioteca na Costa da Caparica e Charneca da Caparica, tal como a necessidade de atracção dos agentes privados nomeadamente ginásios, para a área do Desporto tendo em conta uma política de saúde e bem-estar.
Foi reconhecimento ainda a necessidade de existência de um "Espaço Ágora" no concelho para usufruto nomeadamente de estudantes que possa funcionar 24 horas (proposta aliás, já apresentada pelo CDS-PP Almada, tal como a proposta de um "Balneário Social" para os sem-abrigo e carenciados do concelho), e a prioridade para o reforço para o Projecto "Dar de Volta" de reutilização de manuais escolares. O CDS-PP alertou ainda para a necessidade de uma renovação dos documentos (livros, manuais de estudo, audiovisual e os demais) das bibliotecas municipais que em muitos dos casos se mantêm já desactualização.

No respeitante aos Mega-Agrupamentos a Comissão entendeu por unanimidade reunir com os representantes das escolas em questão, tal como com as associações de pais do concelho para que se possam auscultar as diversas sensibilidades em presença pois, pelos vistos, há discordâncias com o mapa proposto pelo governo.