sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Liu Xiaobo - Uma história de luta

Decorre hoje em Oslo, a entrega do Prémio Nobel da Paz atribuído este ano ao dissidente Chinês Liu Xiaobo.
Recordemos que Liu Xiaobo, é um defensor dos Direitos Humanos e luta pelas Liberdades e Garantias do povo Chinês às mãos dos ditadores comunistas que estão no poder na República Popular da China.
Incompreensivelmente, mas já de esperar, é a impossibilidade de o mesmo estar presente na cerimónia de entrega, pois, encontra-se preso arbitrariamente tal como a sua mulher encarcerada domiciliária e compulsivamente para impossibilitar que esta receba o mesmo em nome do seu marido e dedica-lo, a todos os chineses e a todos os defensores da paz e contra os totalitarismos.
Neste plano alucinado de devaneio antidemocrático e autoritário, o governo chinês, ameaçou o degradar ou mesmo corte de relações com certos países se estes estivessem presentes na cerimónia de entrega do Nobel.
Entre eles encontram-se o Paquistão, o Iraque, Cuba e surpreendentemente Timor-Leste.
Sinal bastante negativo, intolerante e mesmo inexplicável desta atitude de Ramos Horta, depois da história de Liberdade e sofrimento que passou o seu povo durante anos.
Sinal muito negativo ao qual manifestamos a nossa perplexidade e discórdia.
O mesmo já não nos espanta a tomada de posição do Partido Comunista Português sempre ao lado e em defesa destas Ditaduras.