segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Trabalho dos nossos Deputados Europeus - Nuno Melo

Nuno Melo denuncia crime ambiental em Portugal, com indícios de fraude fiscal, corrupção de políticos e gestores públicos

O eurodeputado do CDS-PP Nuno Melo vai requerer a intervenção da Comissão Europeia no que considera “um crime ambiental”, a deposição de 320 mil toneladas de resíduos perigosos numa antiga mina em São Pedro da Cova, Gondomar.

“No que me compete, aqui no Parlamento Europeu, não permitirei que uma directiva de protecção do ambiente – que está a ser violada todos os dias – não deixe de ter cumprimento”, referiu, em conferência de imprensa.

_MG_8093



Nuno Melo adiantou que vai apresentar um requerimento à Comissão Europeia e ao Conselho (da UE), pedindo que intervenham no caso.

“Vou também dirigir agora uma proposta de resolução, que deverá ser subscrita por outros deputados do PPE (Partido Popular Europeu, família política a que o CDS pertence no Parlamento Europeu) para inste a Comissão apurar, se necessário no terreno, o que se passa e verificando, no terreno, os resíduos que aí estão depositados”.

A nível nacional, adiantou o eurodeputado, o grupo parlamentar do CDS vai “requerer com carácter de urgência, a audição da ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, do presidente da Parpública ao tempo, João Plácido Pires, e dos responsáveis pela CCDR do Norte e Administração Regional de Saúde do Norte e da Administração da Região Hidrográfica Norte.

Por outro lado, o eurodeputado lembrou ainda que “ao tempo em que os resíduos forma depositados em S. Pedro da Cova (1999), era ministro do Ambiente, José Sócrates, e era presidente desta empresa pública (Parpública) o actual administrador executivo da REN, Plácido Pires”

“O Estado, o Governo, sabia do grau de perigosidade destes resíduos porque eram atestados por análises feitas pela antiga SN. O Governo está também agora informado porque disso mesmo eu dei conta em requerimento apresentado na Assembleia da República com reenvio dessas análises. Se nada é feito, no mínimo, a inconsciência é tremenda porque há pessoas que todos os dias podem estar a ser objectivamente envenenadas por resíduos que têm este grau de perigosidade”, referiu.

O eurodeputado apresentou análises, realizadas a pedido da antiga Siderurgia Nacional (SN), de onde são provenientes os resíduos em causa, que atestam a perigosidade dos mesmos.