quinta-feira, 20 de junho de 2013

Autárquicas 2013 - CDS-PP em Almada aposta na Video-vigilância


O candidato do CDS-PP Fernando Pena esteve hoje na Divisão de Almada da PSP onde ficou a conhecer mais uma vez, a realidade no concelho em termos de Segurança tal como as preocupações das forças policiais em Almada.

Com o CDS-PP à frente da Câmara Municipal de Almada, a Video-vigilância será uma realidade institucionalizada no concelho e uma mais-valia para a segurança de bens, pessoas e negócios se os almadenses depositarem no CDS-PP e em Fernando Pena, a confiança necessária para que se possa fazer mais e melhor. Recorde-se que, por norma, as diversas forças policiais concordam em uníssono com a instalação de video-protecção resultando numa mais-valia no combate ao crime e à delinquência criando sobretudo, um maior clima de segurança junto das pessoas.
Zonas problemáticas como a Caparica, Costa da Caparica e centro de Almada e Almada velha, são zonas que, segundo os profissionais e entendidos na matéria, além de identificar mais facilmente os possíveis e suspeitos prevaricadores funcionaria, em larga escala, como elemento dissuasor da criminalidade tal como se tem verificado nos municípios que aderiram ao projecto de Video-vigilância. Recorde-se que em Almada, o Grupo Municipal do CDS-PP apresentou como Recomendação à Câmara Municipal de Almada que aderi-se ao projecto, mas a maioria comunista em assembleia municipal chumbou o projecto, de novo amarrada a dogmas e sectarismo ultrapassados.

Uma outra proposta de entre várias para a área da segurança no concelho é a constituição de uma Polícia Municipal com funções e atribuições por Lei devidamente definidas e que libertaria, para o CDS-PP, em larga medida, as funções das forças policiais. A este facto, acresce a complementaridade da extinção da ECALMA, tal como o fim do estacionamento pago passando a gestão do trânsito para a alçada da Polícia Municipal de Almada. Mais polícia visível nas ruas ainda que com funções e competências especificas é sempre de louvar e de apostar.

O quartel (em falta) da GNR no Monte da Caparica, a falta de iluminação, a sujidade, os grafitis e vandalismo e destruição quer do espaço público que do património histórico são para o CDS-PP, preocupações a ter em conta e que deveriam ser colmatadas e resolvidas com brevidade, sob pena de afastarmos cada vez mais, as pessoas do centro da cidade originando ainda mais insegurança e mal estar social. Uma fiscalização mais apertada e coimas bem mais duras para quem destrói e danifica o que é de todos, nomeadamente património histórico-cultural, fazem parte das medidas que o CDS-PP implementará ou fará pugnar e reclamar para que sejam implementadas e cumpridas à risca em nome de uma boa e sã convivência em comunidade.

Contudo, nem só dos meios reactivos e coercivos deve passar a resolução dos problemas de insegurança. O acompanhamento e identificação de pessoas em risco quer os que sofrem e são vitimas da criminalidade quer mesmo os que a praticam, deve ser muito mais aprofundado conjugando as mais variadas instituições e forças vivas do concelho que possam ajudar uns e outros mais concretamente, crianças, jovens e idosos.

A prevenção, a educação e mesmo a formação devem ser pilares elementares numa sociedade que se preocupa empenhadamente na construção de uma sociedade mais livre e mais justa.

Temos Soluções

O CDS-PP Almada