segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Portugal Futuro





A nossa história está cheia de pessoas audazes – na maior parte das vezes, homens e mulheres anónimos no seu trabalho – que nos guiaram por longos e difíceis caminhos que nem sempre nos conduziram á prosperidade e liberdade que tanto desejaram. Mas foi por nós que pegaram nas ferramentas que tinham e trabalharam em busca de uma nova e melhor vida.

Foi por nós que trabalharam na miséria e lavraram a terra dura.

Foi por nós que lutaram e morreram em guerras de armas e palavras. Para eles, Portugal era maior que os seus sonhos e ambições individuais. Nós não temos uma mente menos criativa nem os nossos direitos e deveres são menos importantes que à cem anos atras, mas o tempo de protegeremos interesses tacanhos e o tempo de adiarmos decisões desagradáveis já passou.

Desta forma dirijo-me aos jovens que vão herdar as consequências (positivas e negativas) das actuais políticas.

Defendo que os nossos governantes têm a responsabilidade de apoiarem os professores e em remodelarem as escolas que não estão a funcionar bem.

Defendo que os professores têm a responsabilidade na motivação dos alunos e em leva-los a aprender.

Defendo que os encarregados de educação têm a responsabilidade de assegurar o cumprimento dos nossos deveres escolares.

A verdade é que podemos ter os melhores professores, os encarregados de educação mais empenhados, as melhores escolas do mundo que nada disso fará a diferença se nós, enquanto alunos, não cumprirmos com as nossas responsabilidades, se não aparecermos nessas escolas, se não prestarmos atenção a esses professores, se não trabalharmos com empenho para o sucesso.

É sobre a responsabilidade que nós temos sobre a nossa própria educação e sobre o futuro deste país que venho falar.

As escolas dão-nos a oportunidade de explorar as nossas potencialidades e o que cada um de nós tem para oferecer ao mundo. Não podemos simplesmente sair da escola e arranjar o trabalho dos nossos sonhos sem nos esforçarmos e sem obter uma formação solida! O que fizermos na nossa educação vai decidir o futuro deste país e consequentemente determinará se nós, enquanto nação, estaremos á altura dos desafios que poderemos vir a enfrentar. Vamos necessitar dos conhecimentos que as escolas nos fornecem para desenvolverem novas tecnologias, combater a pobreza, o crime e outros problemas; tornando o nosso país mais justo e mais livre.

Portugal necessita que nós, jovens, sejamos criativos, desenvolvamos os nossos talentos e competências para que possamos ajudar os mais velhos a resolverem os problemas mais difíceis que enfrentarmos. Abandonando a escola, estaremos não somente a desistir de nós próprios como também desta nossa praia lusitana.

Todos nós temos problemas nas nossas vidas, mas estes não podem servir de desculpa para respondermos mal aos professores, faltar às aulas ou desistirmos da escola. Nada é desculpa para não tentarmos!

A situação actual não pode comprometer o nosso futuro, pois aqui, em Portugal, na nossa democracia, cada um desenha e projecta o seu próprio futuro!


Hugo Marques

Responsável pelo Pelouro da Juventude do CDS-PP Almada