segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Foi há 20 anos (para lá de um Muro havia Liberdade)

Na madrugada de 8 para 9 de Novembro de 1989, houveram muitos gritos, choros e muitos atropelos. Contudo esses gritos, choros e atropelos, eram agora de alegria, de satisfação, e sobretudo de um sonho que se tornava realidade e que deixava para trás a escuridão e o terror de muitos e muitos anos de opressão.
Nessa madrugada caía o Muro. O Muro de Berlim-Muro da Vergonha.
Com esse Muro caiu também um mito. Um mito que por muitas, e muitas décadas quis parecer que era o melhor para todos mas que de melhor só tinha para alguns, e que afinal era a própria sepultura da sociedade.
O Mundo rejeitava assim, mais uma vez o Comunismo. Esse Comunismo que em nome de alguns fez milhões de mortos e que infelizmente continua a fazer.
Foi nessa madrugada que o velho continente se ergueu das trevas e se fez novo, deu novas oportunidades a milhões de europeus que viviam na opressão, no medo na clandestinidade. e que finalmente podiam agora gritar liberdade.
O Muro alto com quase 70 quilómetros, vigiado vinte e quatro horas por dia por homens fortemente armados que não tinham pudor em disparar em quem quisesse circular livremente(!), rondado por cães treinados, e que assim separou marido da mulher, pais de filhos, namorados de namoradas, avós e netos, foi destruído não pelas armas mas sim, pela vontade do povo.
A Europa ficou assim muito mais livre, com mais esperança de progresso e uma Alemanha que podia finalmente fazer a Paz consigo própria.
Contudo, ainda há alguns Muros para deitar abaixo, Muros esses que serão derrubados com a persistência, com a ousadia, mas sobretudo com a força de acreditar que é nas convicções e naquilo em que acreditamos que se lutarmos por elas, tal como naquela madrugada, elas mais tarde ou mais cedo chegarão.
Infelizmente, ainda há quem não lhe convenha que esta data seja lembrada e muito menos que se fale neste acontecimento histórico que marcou, marca e marcará todo o mundo.

A Concelhia do CDS/Partido Popular de Almada lembra aqui, e junta-se ás comemorações deste dia tão especial para a Humanidade.