segunda-feira, 7 de junho de 2010

Encerramento de urgências pediátricas preocupa o CDS

Hospital Garcia de Horta - Almada
O CDS de Almada está bastante preocupado com notícias vindas a público sobre o possível encerramento para muito em breve das urgências pediátricas do Hospital São Bernardo em Setúbal, no período nocturno.
Contrariamente à tendência nacional o norte do distrito de Setúbal, tem vindo a registar um aumento significativo de nascimentos o que é uma mais valia para o distrito.
Estando já os Hospitais Garcia Horta em Almada e o Hospital São Bernardo em Setúbal, totalmente sobrelotados com o atraso do Hospital do Seixal, se se verificar mesmo o encerramento deste serviço nocturno, vai entrar o Hospital de Almada em extrema ruptura tendo em conta que o Hospital de Almada já tem as suas carências humanas e vai ser ainda mais asfixiado.
O Ministério da Saúde responde lamentavelmente com o "Nim" sobre o assunto, o que deixa o CDS de Almada, bastante preocupado.
Se este encerramento se concretizar além do congestionamento poderá estar em causa também, a rapidez e prontidão da assistência a crianças. De relembrar que o Hospital de São Bernardo em Setúbal serve concelhos como Alcácer do Sal, Palmela, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.
O Grupo Parlamentar do CDS entregou uma pergunta a Srª Ministra da Saúde, por intermédio do Presidente da Assembleia da República, questionando a veracidade de tal encerramento, e se a resposta for afirmativa se pretende manter a mesma decisão, tendo em conta os potenciais riscos que tal decisão acarreta, como também questiona sobre o ponto da situação da construção do novo Hospital do Seixal.
Para o CDS de Almada, esta potencial medida não trás mais valias bem antes pelo contrário, trás prejuízo às populações..

António Pedro Maco
Presidente CDS/PP Almada