sábado, 6 de fevereiro de 2010

Programa Polis - Praias Urbanas


O CDS/Partido Popular foi convidado a estar presente na reunião de trabalho de apresentação da alteração do Plano de Pormenor das Praias Urbanas, que se realizará na próxima segunda-feira dia 08 de Fevereiro.
De relembrar que a zona costeira da Costa da Caparica vive anual e constantemente em sobressalto, devido ao avançar continuo e rápido do mar que engole cada vez mais as areias e terra da Costa da Caparica.
É uma situação que o partido está muito preocupado pois, já não basta a paupérrima intervenção da câmara e do estado naquela zona do concelho como agora e também, por muito erro humano, a própria Natureza se encarrega de criar dificuldades.
Contamos com o apoio dos militantes da Costa da Caparica, nesta causa do partido.

Where the Streets Have no Lights


Quando descemos a Avenida Santo Nuno Álvares Pereira, em Almada, em direcção à Praça S. João Baptista, deparamos do lado esquerdo com uma situação que já se prolonga há bastante tempo, parte da estrada e passeio entre a Rua Mendo Gomes Seabra, e a dita praça estão ás escuras.
Não sabemos qual a razão de já há imenso tempo se verificar essa situação, o que sabemos é que está ali um perigo constante quer para transeuntes quer para automobilistas, e utentes de transportes públicos.
A partir das 18:00h, hora em que fica completamente noite, aquela zona é atravessada e frequentada por centenas de pessoas que vindo dos seus locais de trabalho, têm necessidade de lá passar.
É por volta daquela hora que centenas de crianças vindas de mais um dia de escola fazem também, o seu percurso na dita avenida.
É uma zona de passadeira já de si pouco sinalizada, agravado pelo o facto de estar sem iluminação suficiente para se fazer notar e, para fazer jus a sua verdadeira utilidade.
Tratando-se ainda de uma zona onde se cruzam autocarros de passageiros, o Metro Sul do Tejo, que já de si desloca-se a uma velocidade nada aconselhável para o sitio em questão, cruza-se ainda o trânsito local entre a respectiva avenida e a Prç da Renovação e Prç da Liberdade.
Com o caminhar da noite, a cidade esvazia-se cada vez mais, e temos os perigos inerentes aos assaltos pois com a falta de luz naquela zona, estão criadas as condições para quem queira assaltar pessoas e automóveis, tenha ai um sitio bastante apeticivel.
É necessário saber as razões de tal falta de iluminação na respectiva zona, mas mais que isso, é necessário que ela seja restabelecida sob pena de no futuro termos problemas bastante graves para todos os que lá se deslocam.
Quase como diz uma famosa canção: Where the Streets Have no Lights! embora 35 anos depois do chamado poder autárquico democrático, também haja no concelho Where the Streets Have no Name, mas isso daremos conta mais adiante.