sábado, 17 de julho de 2010

1984 - O Big Brother dos nossos tempos

1984-george-orwell1 Sugestão
A sugestão desta semana vai para um romance fantástico que pode muito bem espelhar a sociedade em que nos inserimos hoje demonstrando que as correntes de pensamento, realidades, objectivos e metas da humanidade são cíclicas, e dependem do contexto em que estejam inseridas em dado momento.
Para George Orwell, vive-se numa Ditadura disfarçada de Democracia onde o pensamento humano é direccionado e robotizado ao sabor da corrente que detém o poder.
Com a leitura do romance chega-se perfeitamente à conclusão, de que não é só em ditaduras e tiranias devidamente oficializadas que os nossos passos e o nosso livre pensamento pode ser controlado e manipulado.
O maniqueísmo é muito mais abrangente e inesperado do que se possa pensar.
Uma sugestão quase em forma de "imposição". Aliás como na estória do próprio livro.



4 comentários:

João Freire disse...

George Orwell era um homem intelectualmente honesto, e tiro-lhe o chapéu por esse motivo. Ele era de esquerda, mas assistiu ao estalinismo na Rússia e a outras experiências totalitárias e tinha a inteligência e hombridade necessária para fazer a auto-crítica. O que falta em particular ao PCP, que ainda lambe as feridas da perestroika e dedica um ódeio mortal ao Gorbatchev.

Outro livro dele, "O triunfo dos porcos" é uma fábula inspirada na revolução russa, que mostra como o idealismo se transforma em sede de poder e como os revolucionários depressa se transformam em elite, tão ou mais brutal que o regime que destronaram.

A quem siga este excelente conselho de leitura do CDS Almada, muita atenção às referências à novilíngua (newspeak) e pensem se a actual ditadura do politicamente correcto não se assemelha assustadoramente a essa convenção linguística ficcionada (?).

CDS Almada disse...

Caro João Freire, muito obrigado pelos seus comentários sempre oportunos e construtivos.
Sim, a ideia da sugestão deste livro é mesmo essa.
Independentemente das escolhas políticas do, ou dos autores, estão em primeiro lugar as obras e o seu conteúdo.
Neste caso, caro João Freire, espelha bem a lucidez do autor e a humildade em reconhecer os fracassos de certas ideologias que mesmo com o passar do tempo em certos sítios e em certos contextos teimam em apagar.
Já que falou no "Triunfo dos Porcos", o mais que podemos de momento é aproveitar e recomenda-lo também, pois é outra excelente obra.
Bem-haja.

João Freire disse...

Tentei responder em privado, mas não encontrei qualquer e-mail para o fazer. Só quero dizer que o prazer é meu em encontrar mais este espaço de liberdade de expressão em Almada.

Não sou filiado em qualquer partido e, à vista da actividade do CDS-PP em Almada, tenho de fazer um mea culpa. Antes das autárquicas defendi publicamente em vários locais o voto no PS, como voto útil, para tirar a maioria absoluta à Maria Emília (mesmo que as minhas ideias políticas não sejam as do PS, acreditava que seria um mal menor). Eu estava errado. E não me canso de o repetir, para que de futuro outros não caiam no mesmo erro. Os resultados do meu voto aí estão - se a maioria já não é absoluta, é como se fosse. Escusado será dizer que, se fosse hoje, o meu voto seria diferente.

Desejo-vos muita energia para agitar as águas e contem comigo - e com muitos mais que reconhecem o vosso trabalho - como aliados.

CDS Almada disse...

Caríssimo José Freire, mais uma vez, obrigado pelas suas gentis palavras e agradecidos pelo reconhecimento que tem para com o CDS/PP de Almada e os deputados municipais do CDS na Assembleia Municipal de Almada.
Como já tivemos oportunidade de dizer são as pessoas e mais que tudo as acções que fazem o Homem muito antes dos partidos, pois os partidos são meros instrumentos organizados para que se possa chegar ao pretendido.
Mas não só. E, é bom verificar que existem pessoas que independentemente dos partidos que se interessam pela política e pelo bem-estar de todos.
O CDS/PP de Almada recebe e ausculta de braços abertos todos os que vierem por bem, e o com espírito de ajudar para mudar o concelho, que vem vindo a ser prejudicado e amordaçado há tantos anos para cá.
O CDS/PP de Almada tem além de dois blogues, dois emails.
Um da concelhia do partido em Almada e outro dos deputados municipais, ao qual sempre que pretenda pode deixar as suas opiniões, criticas, sugestões, denúncias etc.

cds.almada@gmail.com
cds.almadaxxi@yahoo.com

Bem-haja