quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CDS/PP não desiste de zelar pela segurança de todos nós

CDS vai voltar a propor Plano Nacional de Videovigilância



NMagalhes_bancada_a_apontarO CSD-PP vai propor ao Governo, "muito em breve", a adopção de um Plano Nacional de Videovigilância, com o qual já tinha avançado há três anos mas que foi então rejeitado, revelou o deputado Nuno Magalhães.

O deputado democrata cristão reagia ao facto de a secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, ter revelado esta terça-feira que as cidades de Porto, Coimbra e Fátima, submetidas a videovigilância, estão a registar menos 15 a 20 por cento de casos de criminalidade.

"Essa redução significativa podia verificar-se em muito mais locais, com impacto em muito mais gente, pelo que vamos propor ao Governo que aprove finalmente o Plano Nacional de Videovigilância", recordou o deputado, considerando que, ao ser rejeitada, há três anos, a proposta do CDS, "perdeu-se tempo, foram cometidos crimes que podiam nunca ter ocorrido e houve vítimas que podiam ter sido evitadas".

O Plano Nacional de Videovigilância apresentado pelo CDS-PP visa os bairros identificados pelas forças de segurança como problemáticos mas o PS rejeitou-o, "considerando que se tratava de uma medida securitária", recordou.

"Hoje, o próprio Governo anuncia estes resultados em relação aos três locais onde está instalado o sistema, quando podia e devia tê-lo instalado em muitos outros locais que dele carecem, casos de Seixal, Almada, Setúbal, Loures ou Amadora", acrescentou o ex-secretário de Estado da Administração Interna (XV e XVI Governos Constitucionais).

Reivindicando que se deveu ao impulso do CDS a existência de uma lei de videovigilância em locais públicos, o deputado assegurou que "a lei prevê que as imagens sem interesse sejam apagadas quase automaticamente e protege significativamente o direito à privacidade". Mas lembra que, "na sociedade actual, somos diariamente filmados: quando vamos ao multibanco, ao supermercado, a centros comerciais".

"Aliás, em países como Espanha e França, onde houve instalação geral de câmaras de videovigilância, a pequena e média criminalidades desceram. E estamos a falar de países que nada devem a Portugal em termos de assegurar direitos, liberdades e garantias e que estão muito além em termos de uma política de segurança virada para a protecção de pessoas e bens", considerou.

Na opinião de Nuno Magalhães, "vir agora o Governo cantar loas à videovigilância quando há três anos insultava a proposta é mais um exemplo do desnorte desta política de segurança".

Segundo o deputado do CDS-PP, a proposta do Plano Nacional de Videovigilância está pronta e avançará em breve, "mas só poderá ser debatida na abertura dos trabalhos, em Setembro".

Via site CDS

2 comentários:

Anónimo disse...

A ideia é boa e de grande interesse para a seguranca publica, mas nâo acredito que seja agora que vai ser conseguido , isto porque os ladroes que estâo no governo nâo vâo crer vigiar os seus colegas cá fora

Anónimo disse...

Algum do vandalismo em locais públicos poderia terminar com este sistema, se bem que para os PC's, e particularmente em Almada, algum do vandalismo que eles próprios praticam é considerado como "conquistas de Abril".
Haja respeito pelo cidadão.
Parabéns pela iniciativa que espero tenha êxito.