quarta-feira, 24 de março de 2010

Vaga de Assaltos Violentos no Concelho de Almada

Infelizmente para a polícia e para a câmara de Almada, a criminalidade no concelho diminuiu drasticamente(!).
Não querendo aqui ir contra os dados da própria polícia que com certeza pretende que o crime seja o menos possível, mas não podemos cair no facilitismo das palavras pois, quando andamos nas ruas a insegurança é imensa e a criminalidade está diariamente à vista de todos.
Para estes mesmos dados que não podemos deixar de nos questionar, está a falta de apresentação de queixa e denúncias por parte das vitimas que maior parte das vezes ou não confiam na justiça ou então não o fazem, com medo de retaliação visto que o crime é cada vez mais organizado e mais violento deixando os lesados com receio pela sua própria vida, pelos seus bens e até pela vida dos seus.
Esta nova vaga de criminalidade tem das mais variadas razões desde o furto da chamada pequena criminalidade até aos ganges de circunstância ou pior ainda dos gangues fortemente violentos e organizados com ramificações mafiosas e internacionais.
Este ultimo, cada vez mais preocupante pois tem se registado um aumento perigoso e significativo de criminalidade de grupos de emigrantes, muitos deles vêm de fora, praticam o crime e voltam para o país de origem, e não vale a pena tentarem colar o CDS/PP com adjectivos ignorantes como muito gosta de fazer a esquerda nestas alturas, pois a problemática está à vista de todos e só não vê quem não lhe interessa ver. Ora, isto é completamente impensável, pois o Estado português tem de proteger os seus cidadãos deste flagelo a que não estamos habituados, sob pena desta bola de neve ser cada vez maior e com consequências muito mais graves.
O concelho de Almada não tem sido excepção, continua a haver pequena criminalidade desde pequenos furtos em estabelecimentos, nos transportes públicos, nas habitações até a criminalidade e ao roubo violento como temos conhecimento ao longo dos últimos seis meses.
O concelho precisa de mais meios, mais homens mais discussão pública acerca do problema, sob pena da insegurança e do alarmismo social tornar a cidade ainda mais deserta e incontrolável agudizando ainda mais os comerciantes e afastando as pessoas.