quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Comunicado - Extinção e suspensão Arco Ribeirinho Sul e ER 377-2

Como é já do conhecimento geral a Estrada Regional que ligaria a Costa da Caparica à Fonte da Telha, designada por ER 377-2 está por indicação da Ministra da Agricultura Assunção Cristas, suspensa.
Não só devido à contenção nas finanças e despesa do estado mas porque, finalmente, parece que há a percepção e consciência de que a sua construção seria um grave atentado ao Ambiente e à continuidade da actividade agrícola do concelho com implicações marcantes no abastecimento alimentar na região de Lisboa.
O CDS-PP de Almada com o seu Grupo Municipal e a distrital do partido na pessoa do seu presidente Nuno Magalhães, deram um contributo fulcral para o desenrolar deste processo que se vem arrastando há imensos anos e que já originou situações e posições conflituosas entre as partes envolvidas.
Esperemos que esta cisma que, não é de toda inocente, tenha sido eliminada de uma vez, e que a sua alternativa como o CDS-PP propõe, passe pelo alargamento da estrada já existente.
Já em relação ao projecto Arco Ribeirinho Sul a posição do partido é de analise cuidada e cirúrgica tendo em conta a grave crise que atravessamos e os custos inerentes ao mesmo.

No seu seguimento, a Comissão Política de Concelhia do CDS-PP de Almada emite oficialmente o seguinte comunicado:

Relativamente à extinção da Sociedade Arco Ribeirinho Sul tal como a suspensão de outras infra-estruturas na região, o CDS-PP Almada entende que:

Não está, nem pode estar em causa, o desenvolvimento e ordenamento quer do concelho de Almada quer da Região e Península de Setúbal.
Contudo, tendo em conta as dificuldades que o país atravessa a nível financeiro como a tentativa de equilíbrio das contas públicas, é necessário reavaliar todos os projectos que possam, a médio prazo, colocar o país numa situação ainda mais insustentável do ponto de vista da balança e equilíbrio financeiro do estado, sendo que isso, tem de ser entendido de uma forma clara e responsável.

Temos consciência que a requalificação desta área do território que engloba três concelhos do distrito de Setúbal ao qual se inclui Almada, deverá ser uma prioridade na reconversão do espaço público e urbano tendo em conta o desenvolvimento económico-financeiro tal como a vertente cultural e de lazer na grande região de Lisboa e Setúbal.
Posto isto, pretende-se que o projecto não seja esquecido, mas sim, reavaliado minuciosamente e de forma criteriosa.

De igual modo, a tomada de decisão abarca alguns troços e auto-estradas na região que ficam suspensas até nova indicação, onde se inclui a ER 377-2 que faria a ligação entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha.
O CDS-PP tem manifestado a sua oposição firme ao traçado desta via de circulação na Costa da Caparica, devido à destruição de campos agrícolas altamente rentáveis e à destruição e perturbação de paisagem protegida.

O CDS-PP lamenta também, que alguns autarcas do concelho tenham vindo já a público manifestar o seu descontentamento pela suspensão do mesmo troço que o Grupo Municipal do CDS-PP pretende que seja definitivamente banido do projecto, pois não se entende que com tantas vozes criticas ao mesmo, incluindo o Provedor de Justiça, há quem teimosa e incompreensivelmente, pretenda que a estrada atravesse e destrua área agrícola e área natural protegida.


O CDS-PP Almada