sábado, 18 de fevereiro de 2012

Fórum de (Des)Informação Participativa na Trafaria (Almada)


Decorreu ontem na Trafaria o primeiro fórum de Opções Participativas da Câmara Municipal de Almada, com a finalidade, supostamente, de esclarecer as populações mediante as suas dúvidas e questões a abordar por parte dos cidadãos. Deve ser assim um fórum participativo.
Segundo consta, e já não é de admirar, a sessão de ontem foi mais uma sessão de desinformação e intoxicação com inverdades e tentativas de desvirtuar por conveniência, a proposta do CDS-PP de Almada para a reorganização administrativa de freguesias no concelho.
Não é com impropérios, histerismos e mentiras que se consegue o apoio da população.
O que se passou ontem na Trafaria, é a negação do pleno e harmonioso convívio democrático onde o desespero tenta abafar e calar as vozes mais ousadas que democraticamente se manifestam e querem deixar as suas opiniões e sugestões.
Para este folclore psedo-participativo onde, maioritariamente, participam as claques organizadas, não contém com o apoio do CDS-PP, que tudo fará para que os cidadãos e munícipes sejam devidamente esclarecidos sem espinhas e sem diálogo profundamente demagógico como o que se assistiu ontem na freguesia da Trafaria.
Depois, é curioso verificar ainda, o interesse desmesurado que o executivo comunista em Almada dá agora à freguesia da Trafaria, quando durante anos e anos deixou a freguesia em estado miserável de abandono limitando-se ultimamente a melhorar a face da zona do cais de embarque onde, mesmo assim, já se encontra ao desleixe em termos de manutenção.
Acrescenta-se ainda, que o CDS-PP não quer a extinção de freguesia nenhuma, onde as identidades, os costumes, e toponímia se irão manter, mas sim, uma reorganização e agregação onde esperamos que com mais recursos disponíveis, com mais acesso a equipamentos e com uma maior proximidade e dinâmica, desburocratizar o acesso pleno dos cidadãos às decisões emanadas dos orgãos de decisão política.
É ainda lamentável e anti-democrático, o que algumas juntas de freguesia do concelho estão a fazer, colocando faixas negras de propaganda à entrada dos edifícios de junta apelando à não extinção das juntas de freguesia. O orgão em si como prestador de serviços públicos e municipais aos cidadãos, não tem de se manifestar isolada e arbitrariamente, quando existem sessões próprias para o fazerem, ainda mais quando se recusam a tal debate.
O CDS-PP está firme na defesa de uma reorganização administrativa local não a todo custo, mas sim, numa reforma profunda e que possa melhorar a vida dos cidadãos aproximando os eleitos do eleitores criando uma maior dinâmica entre si.
Consta-se também, que a senhora presidente da Câmara Municipal de Almada, teve o despudor de afirmar perante os munícipes que no concelho de Almada, todos os cidadãos têm acesso a saneamento básico. Palavras para quê, propaganda gasta e em desuso.