segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Almada de Hoje

Mais uma vez e perguntando onde estará a beleza de Almada, após esta “revolução” de obras que foram feitas do Metro de Superfície. Não existe, Almada está cada vez mais sem apoios, quer a nível de munícipes quer a lojistas. Temos cada vez mais lojas do dito centro comercial ao ar livre fechadas, temos as ruas cada vez mais sujas com caixotes imundos e sobrelotados de lixo urbano, os dejectos deixados pelos cães, as calçadas novas já estragadas e os passeios cheios de ervas daninhas.

Claro que nem tudo é mau, temos um Flexi-Bus que nos faz um passeio agradável pelas ruas e zonas históricas de Almada, uma ideia óptima e uma grande iniciativa pela parte da Câmara Municipal de Almada, mas também tem os seus contras …. O preço dos bilhetes é demasiado alto para um serviço municipal que pratica e deixa-o quase sempre a andar em vazio.
Ao longo do percurso passamos por locais que já deveriam ter sido remodelados e restaurados pela CMA á bastante tempo, e que para a publicidade de campanhas políticas já serviram. Agora servem para mostrar o esquecimento deles e do que foram ao longo dos anos. Um dos quais é a mítica e centenária associação recreativa da Academia Almadense, que da fachada em obras mostra um desleixo e um enorme perigo de derrocada.
A sala do teatro e a sala de convívio outrora cheia de vida onde se juntavam os sócios e não só, durante os dias.

Outro foi em J unho de 2007 quando se anunciou a aquisição da CMA da Ermida do Espírito Santo, mais conhecido pelo “Salão das Carochas”. Para ser o futuro centro de Artes da Associação de Professores de Almada. Este lugar de muitas historias hoje degradado á espera também de uma restauração, não desde 2007, mas muito anteriormente a essa data.

Isto é a Almada de hoje !!!!
Jorge Fernandes
Secretário da CPC Almada e ex-candidato à Junta F. de Almada pelo CDS/PP