terça-feira, 24 de abril de 2012

Em Protesto - Resumos das Assembleias Municipais de Almada terminam por falta de sentido democrático e de respeito aos munícipes

Aos militantes e cidadãos Almadenses:

Como devem estar lembrados, há uns meses atrás, era regra deste blogue, ser feito um resumo detalhado do que se sucedia nas Assembleias Municipais de Almada - AMA -, desde a tomada de posições dos Grupos Municipais com assento na mesma como também, o seu sentido de voto das mais variadas matérias.
Acontece que, de há uns tempos para cá, devido a situações menos próprias que se passavam nas assembleia municipais, entendeu a gerência do blogue do CDS-PP de Almada que, em forma de protesto, se ira abster de transcrever durante uns tempos os resumos dessas assembleias.
O mesmo teria sido pensado retomar há uns dias atrás, mas depois do que se passou nas três sessões de assembleia que culminou hoje no terceiro dia da mesma, entende a gerência do Blogue suspender definitivamente esses resumos detalhados até o partido comunista deixar de ter maioria na mesma assembleia.
Os tristes espectáculos que têm pautado as últimas assembleias com impropérios, calúnias, faltas de respeito, falsidades e demais situações impróprias de um local democrático de discussão política e cívica, chegaram hoje ao ponto de adjectivos e qualificações do mais baixo que pode haver e de uma rasteirada política infame de péssimo e de duvidoso gosto. Agora se percebe porque há cada vez menos cidadãos a deslocarem-se às assembleias municipais.

A CDU (coligação Partido Comunistas + Partido Os Verdes) tem maioria absoluta na assembleia (Presidente da Mesa vota com Voto de Qualidade) e não deixa margem de manobra nem abre mão de "discussão democrática" do quer quer seja; respeitamos a vontade do Povo, mas pensamos que o partido comunista, cadavérico em ideias e soluções para Almada, devia ser muito mais aberto ao diálogo arrecadando o contributo das propostas e opiniões das restantes forças políticas, mas não, ao invés disso, e no que respeita ao Grupo Municipal do CDS-PP o rancor é tanto que antes de se apresentar qualquer Proposta ou Recomendação, as mesmas já estão derrotadas à nascença, rejeita sistematicamente as propostas da oposição dando-se muito mal com as criticas.

A esta falta de abertura por parte da maioria comunista, junta-se a arrogância e prepotência de uma presidente de câmara que se faz de vitima quando lhe doem as verdades provadas e comprovadas, que não respeita sentenças de tribunais, que mente descaradamente perante uma assembleia que jurou com lealdade cumprir as funções que lhe foram confiadas pelo povo, que verborreira falsidades quando confrontada com assuntos incómodos para a sua gestão, que não coloca à disposição dos deputados municipais os meios necessários para que estes possam exercer livremente os seus mandatos, e pior ainda, denota falta de respeito e de educação ao ignorar as perguntas legitimas dos cidadãos e munícipes demonstrando um nervosismo e incomodo quando questionada pelos mesmos.

Infelizmente, a Assembleia Municipal de Almada, tornou-se um espaço amorfo, sem chama de diálogo e sem discussão séria, - a última assembleia municipal extraordinária para debater a Reforma da Administração, pautou-se por uma falta de educação tremenda e inaceitável num país democrático - para se tornar no canto do cisne de um partido comunista ultrapassado, gerontologo, bafiento e que fechado sobre si, vai, sem sombra de dúvida, sair pela porta dos fundos.
Neste mesma sessão, no primeiro dia destinado à apresentação, discussão e votação de Moções e Projectos de Recomendação, o Grupo Municipal do CDS-PP, além de uma Projecto de Recomendação para que fossem retirados da toponímia em Almada os símbolos partidários (chumbado com os votos do partido comunista, PS e Bloco de Esquerda), apresentou uma outra Recomendação para que as AMA pudessem ser gravadas em video para na integra serem disponibilizadas no site da AMA para que todos os cidadãos e munícipes possam ter acesso às mesmas. Desfecho final, Chumbado. Com os votos Contra do partido comunista e com mais três votos contra de dois deputados do PS um deles presidente de uma junta, e um do PSD também em representação do presidente de uma junta. Assim vai a nossa Democracia.....

Assim não. Deixamos aqui o nosso lamento. A Democracia em Almada está de luto e neste 38º aniversário do 25 de Abril, pouco ou nada há para comemorar, mas sim esperar que em 2013 voltemos a sorrir de novo num 25 de Novembro esperançoso.

Algumas notícias ou informações sobre a AMA podem ser acompanhadas na página oficial do Facebook do CDS-PP Almada em http://www.facebook.com/pages/Cds-pp-Almada/237834546267632?ref=ts pedindo desde já, a compreensão de todos.

No que respeita a outras notícias de outro índole continuarão normalmente neste blogue.
Serão ainda aconselhadas as respectivas Actas oficiais das assembleias municipais.