quinta-feira, 29 de março de 2012

Impropérios, incoerências, falta de respeito (democrático) e muita demagogia na Assembleia Municipal de Almada Extraordinária

Já se esperava que a Assembleia Municipal de Almada realizada ontem na freguesia do Feijó para discutir a Reforma da Administração Local fosse bastante acalorada no que respeita ao debate político, agora que se conseguisse atingir os níveis baixos entre impropérios e falta de educação, é puramente de lamentar mesmo que já não se estranhe vindo de quem vem.
O CDS-PP defendeu a sua proposta de 5 freguesias para o concelho de Almada como se colocou ao lado da mudança necessária para um outro modelo e paradigma de administração e gestão local mais moderno, simplificado e eficiente, ao qual o PSD também defendeu esta Reforma.
O Partido Comunista foi mais do mesmo, o que já se esperava, pois está na sua génese ser contra tudo e todos, não surpreendeu, pois a manutenção do status quo para não perder a força da sua representatividade e não perder lugares que vai criando para controlar tudo no concelho, é defendida a todo custo incluindo os argumentos mais inimagináveis e despicientes que se possa imaginar. Acima de tudo louva-se a coerência dos comunistas que acreditam e defendem o que pensam.
O Bloco de Esquerda é mais do mesmo, ou seja, quase nada. Não quer reforma nenhuma, acha que está tudo bem, que não se passa nada, continuando a insistir numa matéria e numa proposta de referendo local que a Constituição da República Portuguesa não permite - Artºs 240 e 164 - Não surpreendeu também.

Agora, o que não podemos deixar de lamentar profundamente e deixar passar em claro, é o exercício de profunda incoerência e desnorte por parte de um Partido Socialista que não tem respostas e ainda critica o esforço de quem está a tentar minimizar os estragos profundos que os mesmo causaram nos infortunados seis anos de (des)governo socialista. Então o principal responsável pela inclusão da reforma administrativa no memorando da troika, numa altura destas tem o descaramento de criticar a própria Reforma, tal como a proposta do CDS-PP em Almada, e tudo isto sem apresentar, ao momento, qualquer alternativa séria e credível para melhorar a proposta de Lei que os mesmo apelidam de "leizinha".
Sinceramente esperava-se por parte do PS uma atitude muito mais responsável e muito menos demagógica, embora pareça ter deixado no ar a intenção de puder ainda vir a contribuir com propostas e soluções ao invés de tentar assobiar para o lado como se não tivessem responsabilidades directas no estado em que o país se encontra e das reformas imperativas que Portugal tem necessidade e está obrigado a fazer.
Acresce ainda lembrar, que o CDS-PP em Almada não tem quaisquer dúvidas que esta Reforma tem de ser feita e está ao lado da mesma, e não tendo criticas a apontar à Reforma da Administração Local, mas sim, tem propostas para melhorar a mesma. O tempo curto que o governo e o país tem para implementar e se adaptar ao novo modelo é fruto da falta de responsabilidade do Partido Socialista que deixou o país com poucas hipóteses de decidir por si só o que é melhor para Portugal. É preciso ter memória e não cair em discurso fácil e de difícil justificação lógica e coerente.
Convém ainda que fique claro que o CDS-PP em Almada não está disponível para ser a muleta de ninguém quando dá jeito, e muito menos, está para fazer favores a quem quer que seja e esteja de máquina de calcular na mão.
O CDS-PP em Almada e no país responde perante os munícipes e os seus eleitores como partido sério e responsável que é, esquecendo-se alguns que não é pelas políticas desastrosas do CDS-PP que o país perdeu a total soberania e se encontra à beira da banca rota.
Não se pode deixar passar em branco atribuindo nota negativa, e também é isso que faz com que os cidadãos deixem de ir às assembleias municipais, é o comportamento de alguns munícipes de claque organizada e devidamente identificada presentes na zona do público onde enxovalhando desde deputados a outros munícipes, tentam intimidar e calar as vozes mais incomodas preferindo impropérios das mais variadas espécies nutrindo pelo convívio democrático e pela própria assembleia municipal uma falta de respeito profunda, e tudo isto com a benevolência do presidente da Assembleia Municipal de Almada.
Não contem mais com o CDS-PP para esta manifestação fingida de uma espécie de democracia do regabofe, da má criação e desinformação.

O CDS-PP Almada