quinta-feira, 28 de julho de 2011

Nuno Melo - A Força de quem faz.

O Deputado Europeu do CDS-PP Nuno Melo, continua a fazer um excelente trabalho no Parlamento Europeu questionando, mais uma vez, a Comissão Europeia sobre assuntos pertinentes e em defesa dos interesses nacionais e das populações neste caso acerca do Rio Sabor.
De lembrar que o mesmo já solicitou dois requerimentos à Comissão Europeia acerca do crime ambiental que a Câmara Municipal de Almada se prepara para fazer nas Terras da Costa na Costa da Caparica, sendo que as mesmas estão em fase minuciosa de análise.
Um verdadeiro exemplo de entrega e dedicação aliás, o mesmo acontece com Diogo Feio, o segundo deputado eleito pelo partido para Bruxelas.

O rio Sabor é considerado o último rio selvagem de Portugal, tendo em conta que nos 120 km do respectivo percurso na região de Trás – os – Montes, não existe qualquer barragem.

É por isso, o rio Português que se encontra mais próximo do seu estado natural

Foi noticiada a intenção da EDP (Energias de Portugal) construir uma barragem neste rio, que terá uma capacidade instalada de 170 megawatts e conclusão prevista para 2013.

Tal projecto poderá implicar a perda de uma biodiversidade insubstituível, num dos últimos rios com tais características da União Europeia, sendo que estão por demonstrar vantagens evidentes do ponto de vista energético e financeiro.

Pelo contrário, certeza será que pondo-se fim ao último rio selvagem de Portugal, todas as possibilidades de investimentos futuros, explorando-se essa qualidade, deixarão de ser possíveis.

Salienta-se até, que a área de cerca de 50% de extensão no rio Sabor que ficará submersa, vem sendo destacada pela elevada diversidade de habitats, com vinte deles incluídos na Directiva Habitats e três deles, considerados de conservação prioritária.

A importância desta área, é ainda atestada pela qualificação de parte do seu troço, na rede Natura 2000.

Na verdade, a Natureza é cada vez mais um recurso inestimável dos diferentes países que se querem desenvolvidos.

Assim pergunto à comissão:

Sabendo que a Comissão Europeia, afirmou recentemente que o objectivo de travar a perda de biodiversidade até 2010 não foi atingido, pretendendo-se agora assegurar a sustentabilidade da biodiversidade até 2020 e que a construção de barragens confere má qualidade à água dos rios, violando a directiva da água, a projectada construção da barragem do Baixo Sabor, não poderá traduzir um erro irremediável?

Que estudos possui a Comissão Europeia, acerca da justificação e sustentabilidade do projecto da barragem do Baixo Sabor, do ponto de vista económico e energético?

Que informações foram prestadas, quanto ao impacte ambiental?

Rios selvagens como o Sabor, podem ou não potenciar o desenvolvimento de uma região, assente precisamente nas suas características de biodiversidade?


Via site Nuno Melo Parlamento Europeu