sábado, 26 de fevereiro de 2011

Moção CDS-PP aprovada por unanimidade - Nota de Imprensa

Nota de Imprensa

O Grupo Municipal do CDS-PP viu esta quinta-feira na primeira sessão da Assembleia Municipal de Almada aprovada por unanimidade a sua moção com a finalidade de exigir a reposição imediata das tarifas até ao montante permitido por Lei por parte da TST - Transportes Sul do Tejo, empresa de transportes colectivos que opera dentro do concelho de Almada.

Na mesma moção é expresso que o aumento fica muito além do permitido por lei sendo ilegal e incomportável tendo em conta as dificuldades que o país atravessa, tornando-se esse mesmo aumento, uma espécie de imposto adicional.

Não podem ser os utentes e os que mais necessitam de usar os transportes como um bem inevitável para o seu dia-a-dia a pagarem a factura de políticas desacertadas e lucros extra.

Na mesma moção solicita-se ainda à empresa TST - Transportes Sul do Tejo que reponha uma das carreiras (103) que serve à noite à hora de fecho do centro comercial AlmadaForum nos sábados, domingos e feriados, para que possa servir convenientemente os seus utentes pois, sem a mesma, ficam incapacitados de regressarem em segurança e a devidas horas às suas casas.

O CDS-PP Almada

Moção

Reposição imediata das tarifas permitidas por Lei e Suprimento da Carreira 103

O aumento desmesurado e abusivo do custo dos transportes da empresa TST (Transportes Sul do Tejo) que opera e pratica um serviço público neste caso no concelho de Almada, leva-nos a censurar este facto que torna a vida dos seus utentes ainda mais difícil comprometendo mesmo o acesso livre e opcional em termos de mobilidade e acessibilidades a todos os pontos do concelho.

Este aumento das tarifas que fica muito aquém do previsto na Lei, é ilegal e desproporcionado tendo em conta os momentos de dificuldade que o país atravessa funcionando mesmo como um imposto adicional sobre o aumento já previsto na Lei.

A Mobilidade é um Direito que a todos assiste e não deverá ser esse direito e essa necessidade utilizado para que sejam os que mais precisam e menos podem a pagar a suportarem os custos de políticas desacertadas ou aumentos de lucros extra.

O mesmo desacerto se passa em relação aos horários versus necessidades reais da população.

A Carreira nº 103 que efectua o seu percurso Almada - Almada Forum aos sábados, Domingos e Feriados foi sem qualquer explicação cabal suprimida no horário do fecho do centro comercial levando a que os seus passageiros entre lojistas, clientes e os demais que encerram a sua actividade à meia noite, mais precisamente os que têm de descer no Feijó, Laranjeiro, Barrocas e Cova da Piedade fiquem incapacitados de o fazer de forma conveniente e em segurança.
A desigualdade de tratamento entre munícipes é notória quando a Carreira 104 servindo outras zonas funciona sem alterações, e essa sim, já com horários mais adequados à realidade.

Considerando a necessidade do concelho de Almada ter uma rede rodoviária que sirva convenientemente com horários adequados às necessidades de mobilidade e segurança dos seus utentes, como também, um custo proporcional e adequado à realidade económica do país e do concelho a Assembleia Municipal de Almada reunida em 24 de Fevereiro de 2011 delibera:

1 - Exigir da empresa TST - Transportes Sul do Tejo que reponha de imediato as tarifas adequadas tendo em conta o aumento permitido por Lei.

2 - Solicitar a TST - Transportes Sul do Tejo que reponha aos Sábados, Domingos e Feriados a Carreira nº 103 (Almada - Forum) em horários nocturnos adequados às necessidades dos seus utentes.

O Grupo Municipal do CDS-PP