sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Contra o Abuso Sexual de Crianças e Jovens - Seminário CPCJ Almada

de Almada
Realizou-se no edifício da biblioteca do Feijó um seminário organizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens - CPCJ de Almada com o tema "Abuso Sexual de Menores".
Um seminário muito consistente, bem organizado, e com certeza quem esteve presente saiu de lá muito mais enriquecido depois de um dia inteiro de trabalhos com excelentes oradores.
O CDS/PP esteve representado pelo deputado municipal António Pedro Maco, que tal como a maioria dos presentes ficaram mais esclarecidos sobre o ponto da situação do que se tem feito em matéria de protecção de crianças e jovens nomeadamente no concelho de Almada.
Apesar do esforço que os técnicos e as equipas que compõem estas comissões têm feito para minimizar o sofrimento destas crianças em risco, muita coisa tem de mudar para simplificar os processos e para não sobrecarregar as vítimas de uma forma ainda mais penosa do que as mesmas já acarretam.
A falta de entrosamento, a falta de experiência para lidar com estes casos de diversas entidades envolvidas, a falta de uma delegação de medicina-legal no Hospital Garcia de Orta em Almada tal como a falta de recursos materiais disponíveis tornam o trabalho de quem se dedica a ajudar os outros muito mais difíceis de ter sucesso.
O modo de abordar a situação quer perante uma possível vitima quer mesmo depois dos actos criminosos consumados é também do ponto de vista de actuação uma minuciosa questão que terá de ser muito bem ponderada, pois cada caso é um caso, e tem de ser visto de forma diferenciada tendo em conta o contexto específico.
A necessidade de se criar sinergias entre as entidades envolvidas tal como uma maior cooperação entre elas como também uma maior informação e formação dos agentes, tornaria os casos muito mais práticos de resolver e seria muito menos pesado para as vítimas e suas famílias.
O perfil do agressor e os impactos que estes abusos têm quer nas crianças e jovens quer nas suas famílias foi também explorado e debatido pois, estes casos quando acontecem não tocam e não ferem só a vitima mas sim, todos os envolventes directos e indirectos como também, envolve ou deveria envolver toda a sociedade, pois é a sociedade que perde.
O balanço final dos trabalhos foi positivo e deveria ser seguido pelas demais entidades e organismos do concelho para promover a informação, participação e discussão.