domingo, 22 de dezembro de 2013

Assembleia Municipal de Almada - Partido Comunista chumba Feira do Mar na Costa da Caparica


  Assembleia Municipal Almada Tomadas de posição do CDS-PP*

Decorreu nos dias 18, 19 e 20 de Dezembro, na localidade do Feijó, a segunda sessão da Assembleia Municipal de Almada (AMA) do mandato 2013/2017, onde o CDS-PP pelo Deputado Municipal António Pedro Maco apresentou um Projecto de Recomendação.

No Período Antes da Ordem do Dia, o CDS-PP apresentou à assembleia um Projecto de Recomendação onde recomendava à Câmara Municipal de Almada (CMA) que criasse, promovesse e tomasse toda as diligências necessárias para que se realizasse na Costa da Caparica todos os anos uma Feira do Mar onde estivesse representado todo o sector que directa e indirectamente dependa do mesmo, à semelhança de outros festivais e feiras que ocorrem por esse país fora e que atraem milhares de visitantes aos certames.

Mais uma vez, a maioria comunista votou contra a proposta do CDS-PP e, para não variar, com argumentos que voltam a roçar o ridículo e incompreensível. Afirma a bancada do partido comunista que vota contra pois, a assembleia municipal não é nenhuma empresa de eventos(!). Argumentos como estes, se não fosse uma oportunidade perdida para o concelho, tinham entrada directa num anedotário político nacional a juntar a outros que já nos habituou o PCP na AMA.

Lamentavelmente, o concelho e a Costa da Caparica, perdem mais uma vez, a oportunidade de ver a cidade com um evento anual que traria um enorme desenvolvimento à Costa da Caparica, tal como exemplo a Festa da Sardinha em Portimão, o Festival do Marisco em Olhão, ou a Feira do Chocolate em Óbidos, só para deixar alguns exemplos comparativos, e que os municípios souberam muito bem explorar e reverter em favor da sua economia, dos seus produtos locais e das suas gentes.

Em Almada o sectarismo bacoco e oportunista do Partido Comunista, impede que o mesmo evento seja realizado. 
Perde o sector turístico da freguesia e do concelho, perde a economia local, e perdem todos aqueles de quem de uma feira desta envergadura veria o seu negócio rentável. 

A Costa da Caparica, infelizmente, é o espelho do desinvestimento, do esquecimento e do sectarismo cirúrgico da câmara de Almada para com a freguesia que sempre rejeitou o partido comunista para comandar os seus destinos. As potencialidades da Costa da Caparica, não só naturais e paisagísticas, mas também a sua situação geográfica e a força e persistência das suas gentes, leva a que um evento com esta importância que é o Mar, fosse benéfico para o investimento, atracção e fixação de pessoas e bens.

Vamos continuar, por incúria e falta de visão estratégica por parte da CMA, a ver os almadenses a deslocarem-se para outros pontos do país, nomeadamente o Algarve, tal como os potenciais visitantes e turistas da capital, para usufruírem deste tipo de certames que muita gente tem atraído e muito bem tem feito aos municípios onde eles se realizam.

Já em mandato anterior na Assembleia de Freguesia da Costa da Caparica, o representante do CDS-PP fez aprovar uma moção onde se pretendia a realização da Feira da Agricultura na Costa da Caparica, o que, até ao momento, não temos qualquer informação sobre o seu desenrolar. 

O CDS-PP não só denuncia a falta de exploração dos recursos humanos e naturais da Costa da Caparica, como continuará a pugnar pelo seu desenvolvimento sustentável e duradouro contrastando com projectos megalómanos e mal planeados de custos elevados e quase sem retorno practico, como tem sido o trágico Pólis da Costa da Caparica.

De realçar que além do voto contra por parte do partido comunista, o PAN, que normalmente só usa o seu direito de eleito nas votações, mas em Democracia é assim e temos de respeitar, o Bloco de Esquerda, este último sem uma razão plausível afirmando que o CDS-PP quer é festas(!), mais uma vez a Democracia e a opinião alheia tem de ser respeitada, tal como o Partido Socialista onde se inclui o Presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, abstiveram-se, permitindo que os votos da bancada da CDU chumbasse a proposta do CDS-PP. A Bancada Municipal do PSD juntou-se ao CDS-PP e deu o seu voto favorável.

*a restante informação sobre a sessão da mesma assembleia estará disponível agora em Janeiro na Revista Online da Concelhia do CDS-PP "Almada Popular"