sábado, 14 de agosto de 2010

Incêndios - Medidas Demagógicas

Incêndios: Paulo Portas acusa Governo de "PREC mental" ao admitir tomar conta de terras



O líder do CDS-PP, Paulo Portas, acusou, esta quinta-feira, o ministro da Agricultura de promover um "PREC (período revolucionário em curso) mental", ao admitir a hipótese de o Estado passar a administrar propriedades que sejam deixadas ao abandono, e, acusou o Governo de ser o "pior" empresário agrícola, e não cuidar da floresta.

PPortas_discurso_PupiltoO Governo devia corar de vergonha ao falar em floresta. Ao cabo de três anos e meio de PRODER as três linhas de investimento na floresta batem todos os recordes de não utilização.

As taxas de execução são de 1%, 2% e 3%. Ou seja, 99%, 98% e 97% dos fundos não foram utilizados...

"Senhor ministro, trate do que o Ministério não faz, prepare apoios para os agricultores devastados e não faça mais afirmações néscias. Já chega de PREC mental em Portugal", afirmou Paulo Portas, dirigindo-se ao ministro da Agricultura, António Serrano.

Segundo Paulo Portas, "O Ministro, ou não pensou o que disse ou quer ser o “engraçado” da semana, o que se lamenta, mais a mais com a dor e a ruína que consomem parcelas de Portugal em chamas. Fazer politiquice com os incêndios é imoral e isto é verdade para a oposição, mas também para o Governo…Firmemente, alguém tem de dizer ao Ministro António Serrano 5 coisas.

. O Estado não é sequer capaz de tratar, limpar e ordenar as matas que são do Estado e que andam ao Deus dará;

. O Governo devia corar de vergonha ao falar em floresta. Ao cabo de três anos e meio de PRODER as três linhas de investimento na floresta - investimento que, esse sim, a protege - batem todos os recordes de não utilização. As taxas de execução são de 1%, 2% e 3%. Ou seja, 99%, 98% e 97% dos fundos não foram utilizados...;

. O Governo não foi sequer capaz de fazer o cadastro florestal - competência que, essa sim, é pública;

. O Estado é o empresário agrícola mais incompetente de todos. Olhem, por exemplo, para o descalabro económico na Companhia das Lezírias;

. A precisar de uma corajosa reforma anda a Lei dos baldios, mas nessa ninguém toca (o CDS decidiu há 2 meses que lhe tocará…)."

As palavras do líder democrata-cristão surgem um dia depois de o ministro António Serrano ter admitido a possibilidade de o Estado vir a tomar conta de propriedades privadas que estejam ao abandono, como forma de prevenir incêndios florestais.


Via site CDS

Sugestão - Uma Casa em Portugal

Uma Casa em Portugal, de Richard Hewitt Sugestão
A Sugestão desta semana vai para uma divertida comédia à boa moda portuguesa assinada por Richard Hewill, onde relata a chegada de um casal de norte-americanos a uma aldeia bem às portas de Lisboa com o pretexto de viverem os restantes dias das suas vidas neste país soalheiro à beira-mar plantado.
O pior de tudo, é quando começam a descobrir a "pacatez" exagerada e o "deixa-andar" do povo português, quer no seu modo de estar quer no seu sentido de vida.
Uma verdadeira sátira ao sistema burocrático português que apesar de estar muito melhor continua com imensas lacunas e com muita coisa para melhorar.