terça-feira, 15 de março de 2011

Almada - Mais um prémio de pura e enganosa propaganda Comunista

O concelho de Almada deveria estar muito satisfeito tal como os seus munícipes mormente os dos centro e freguesia de Almada, pois a mesma ganhou o prémio da Semana Europeia da Mobilidade que tem como objectivo valorizar a mobilidade e a promoção dos transportes públicos.
O mesmo foi atribuído pelo Comissario Europeu do Ambiente realizado em Bruxelas.
Notícias destas dever-nos-iam deixar todos satisfeitos e orgulhosos isto se não passasse de pura propaganda facciosista e que não espelha de todo a realidade.
Baseiam-se no Flexibus, nos corredores para bicicletas, na reabilitação urbana e pedonal e nos novos parques de estacionamento.
Começa-se por dizer que as duas cidades que a par de Almada foram finalistas e que ficaram para trás foram Riga na Letónia e Múrcia em Espanha. O regozijo em ter ficado à frente destas duas cidades e de tal interesse estratégico(!) nomeadamente Múrcia é gritante. Se alguém se quer comparar a Múrcia, apenas concluímos que tem completamente os objectivos limitados se bem que Múrcia, não ficará muito atrás, e se ficar, de Almada.
Um dos critérios para a sua atribuição terá sido o Flexibus; mini-autocarro que foi instituído e que retirou certos percursos atribuídos a carreiras da TST, que andam sempre vazios supostamente por o Passe Social não estar incluído no mesmo se bem que o CDS-PP na Comissão de Alteração do Regulamento da Ecalma (Empresa de Estacionamento Municipal) por intermédio do deputado municipal António Pedro Maco, propôs que o mesmo passasse a incluir o Passe Social situação essa recusada pela autarquia comunista.
Se a intenção é promover os transportes públicos não se percebe porque relegaram para canto certas paragens da TST.
No percurso do centro de Almada as paragens da TST não têm abrigos para os seus utentes.
Não se teve em conta nem foram atendidos os percursos solicitados pela própria empresa onde serviriam mais convenientemente os seus utentes e evitaria o desgaste da frota que em último caso serão sempre os utentes a pagar com o aumento dos custos.
Por último, os táxis foram literalmente escondidos no centro da cidade.
Uma cidade vazia e despida de pessoas não tem, sem qualquer dúvida, a sua mobilidade promovida
Todas estas artimanhas têm como objectivo principal obrigar os almadenses a usarem à força o MST- Metro Sul do Tejo.
Segundo parece um dos argumentos mais hilariantes, e para termos uma noção dos critérios pouco esclarecedores e convincentes destas escolhas, vai para a Requalificação e Pedonalização da Rua Cândido dos Reis em Cacilhas.
Uma reabilitação que ainda mal saiu do projecto, que mal (literalmente) foi aprovada em sessão de Assembleia Municipal, que não saiu em Diário da República, que não se mexeu uma pedra da calçada e onde não se sabe como vai ser ornamentada e realizada já é um dos critérios para a atribuição deste prémio?
Parece-nos excessivo, pouco sério onde falta de clareza e rigor.
Gostaríamos e teríamos todo o orgulho em ter verdadeiramente uma cidade e um prémio devidamente atribuído que pudesse ser o orgulho de todos nós.
Nem sempre nos festivais as canções vencedoras são as melhores.