sábado, 27 de março de 2010

Juventudes Partidárias Debatem o Futuro dos Jovens

JP Concelhia de Almada

A Juventude Popular de Almada participa hoje num debate realizado no Monte de Caparica ás 18:00h sobre tema das juventudes partidárias e o ponto de visa que cada uma tem da sociedade e dos objectivos que tem para os jovens.
Este evento é no âmbito da "Quinzena da Juventude" de Almada, ao qual a concelhia foi convidada.
A JP Almada estará representada pelo seu presidente Rafael Santos.

Deputado José Ribeiro e Castro presente em Madrid para o "Europeans in solidary with Cuba"

Por uma Cuba Livre
Lisboa, 26 mar (Lusa) - O Instituto Lech Walesa, uma organização não governamental criada pelo antigo presidente polaco, promove até sábado em Madrid uma conferência internacional dedicada a Cuba e à atual situação política da ilha liderada por Raul Castro.
O deputado português José Ribeiro e Castro é um dos participantes do encontro "Europeans in solidarity with Cuba", que começa hoje na capital espanhola, e que irá reunir escritores, jornalistas, parlamentares europeus, diplomatas, dissidentes e ativistas cubanos, como é caso da líder na Europa do movimento "Damas de blanco", Blanca Reyes.
Em declarações à agência Lusa, o deputado do CDS-PP destacou a importância da iniciativa "pelo objeto" e "pela oportunidade".

"Este encontro realiza-se numa altura em que há uma atenção redobrada para a situação dos presos políticos em Cuba, daqueles que lutam pela sua libertação, daqueles que aspiram à transição pacífica de Cuba à democracia", referiu Ribeiro e Castro.
As notícias, a relatar um clima de repressão política em Cuba, intensificaram-se nos últimos dois meses, com a divulgação das greves de fome do preso político Orlando Zapata Tamayo, que acabaria por morrer depois de 85 dias sem comer, e do dissidente Guillermo Fariñas, e das manifestações nas ruas de Havana das "Damas de Blanco" (movimento de mulheres, mães e filhas de presos políticos cubanos).
O deputado centrista espera igualmente que o encontro venha relançar e mobilizar "a solidariedade europeia com a democracia cubana, com o povo cubano e as suas aspirações democráticas" e "dar contributos muito importantes".
"Queremos dialogar livremente com todos os sectores políticos cubanos (…) queremos que todos possam viajar livremente entre a Europa e Cuba e ter um diálogo político autêntico e democrático", reforçou Ribeiro e Castro, recordando, por exemplo, que o Prémio Sakharov, atribuído pelo Parlamento Europeu em 2005 ao movimento "Damas de Blanco", nunca chegou a ser entregue.
O antigo chefe de Estado polaco e prémio Nobel da Paz em 1983 também estará em Madrid, estando ainda prevista a presença do secretário de Estado espanhol para os Negócios Estrangeiros e Cooperação, Juan Pablo de Laiglesia.
Segundo Ribeiro e Castro, a presença de um elemento do Governo espanhol é relevante, uma vez que Espanha detém, neste momento, a presidência semestral da União Europeia (UE), mas o deputado português também admite que nos últimos anos a influência espanhola nesta matéria "tem sido negativa".
"Espero que passe a ser mais claramente do lado da democracia, do lado dos direitos humanos, do lado daqueles que sofrem em Cuba uma repressão brutal", concluiu.
Durante o encontro, está prevista a intervenção, através de teleconferência, de dissidentes, presos políticos e ativistas cubanos que estão em Cuba, como por exemplo a autora do blogue Geração Y, Yoani Sánchez.
O Instituto Lech Walesa foi criado em dezembro de 1995.

Postado por Ribeiro e Castro via Facebook