domingo, 23 de junho de 2013

Autárquicas 2013 - CDS-PP quer festejos de São João de volta ao Largo do Tribunal e Jardim do Castelo


Autárquicas 2013 - Almada  

CDS-PP quer festejos de São João de volta ao Largo do Tribunal (Antigo) e ao Jardim do Castelo

Celebra-se mais uma data do santo padroeiro de Almada, São João, santo que leva anual romaria da Igreja de Santiago (Jardim do Castelo) até à Capela da Ramalha sendo motivo para a mobilização não só de inúmeros fiéis, como outros muitos almadenses que se juntam todos os anos para celebrar o dia da cidade.

Não obstante as Marchas da Cidade que louvamos a sua realização, o CDS-PP em Almada, pugnará e promoverá o regresso das festividades dos Santos Populares nomeadamente o S.João, ao Largo do Tribunal (Antigo) e ao Jardim do Castelo como durante vários anos se realizou e que movimentou milhares de almadenses e de visitantes. 

Entende o CDS-PP que a concessão e exploração desses espaços (restauração) deverá ficar a cargo das paróquias e/ou das colectividades nomeadamente as de cariz social e humanitário, contribuindo para a ajuda social em prol dos que mais precisam divertindo ao mesmo tempo os almadenses e todos aqueles que nos visitarem.  

No âmbito ainda do dia da cidade, pugnar também, para a promoção e criação com grupos de teatro, escolas, centros de dia, colectividades, comércio e as demais forças vivas do concelho tal como toda a população que se queira juntar, para que se possa realizar uma verdadeira e única festa e feira medieval na zona de Almada velha, recriando a tomada do Castelo, contribuindo para o aprofundar da história da cidade atraindo visitantes promovendo o desenvolvimento do comércio e o pulsar das nossas gentes.

De relembrar que o sectarismo bacoco do partido comunista chumbou em Assembleia Municipal de Almada uma proposta do Grupo Municipal do CDS-PP para que fosse inaugurado no Jardim do Castelo um busto alusivo a D. Sancho I, sua alteza real que atribuiu o Foral à cidade de Almada deixando mais uma vez a nu, que há quem viva amarrado a dogmas completamente incompreensíveis colocando os interesses ideológicos à frente dos interesses de Almada.

Promover a cidade e o concelho mostrando e vivendo a sua cultura, os seus usos e costumes, muitos deles perdidos e esquecidos no tempo, o seu património material e também imaterial, é a aposta do CDS-PP para uma nova Almada virada para o turismo e lazer das populações.   

Temos Soluções.

O CDS-PP Almada