terça-feira, 30 de março de 2010

Câmara Municipal de Almada Arrasou Com o Centro da Cidade


Todos nós já ouvimos falar da desertificação aterradora que se tornou o centro da cidade de Almada.
Ruas fechadas ao trânsito, má sinalização na estrada que confunde os automobilistas e os peões, comércio vazio ou com as lojas e vitrinas forradas a papel indicando que ali já houve comércio e se fez negócio.
O traçado e fecho de ruas e estradas principais em Almada, veio causar a esta cidade hoje em dia quase fantasma e que outrora tinha uma vida semelhante a muitas outras grandes cidades do país, um vazio enorme entre as pessoas e o gosto pela cidade.
Quem não se lembra das esplanadas da praça MFA cheias depois do almoço e à noite?
Quem não se lembra das compras no centro da cidade no comercio de rua ao sábado? Quem não se lembra da nova Praça da Liberdade cheia de gente e esplanadas cheias, pois agora se resume a pouco menos de uma cadeia de franchising, sendo frequentada a zona por um público que deixa algo a desejar e que afasta ainda mais as pessoas.
É incrível como em tão pouco tempo a câmara deixa morrer e consegue estragar até as poucas coisas boas que vai fazendo. Que engenheiros e pensadores da cidade tem esta câmara que nem para si é boa.
Quem não se lembra do Centro Comercial M.BICA cheio de gente? o próprio relvado em frente onde antes se juntava imensa gente agora está praticamente vazio, o mesmo que o sr. vereador Matos, chama o "Rossio de Almada". Sr. Vereador, tenha respeito pelo Rossio.
A juntar a isto temos os locais para estacionar praticamente inexistentes, e onde a Ecalma anda sempre em cima caso algum descuido por parte de algum automobilista.
Não queremos aqui defender os abusos de quem conduz e faz do passeio e da estrada o seu bocado privado, mas também não podemos deixar quase ao livre arbítrio a mão firme e pesada de quem fiscaliza e multa levando quase ao pagamento da talha medieval.
É muito triste dar uma volta pelo centro da cidade de Almada em pleno dia por volta das três da tarde e ver Almada completamente deserta!! Isto em plena luz do dia, há noite é escusado comentar, vejam com os próprios olhos.
Algo tem de ser feito para que uma cidade como Almada não deixe fugir os seus filhos tornando-se ainda mais num subúrbio cinzento e fechado para si mesmo.