terça-feira, 23 de novembro de 2010

Em nome das Tradições e Costumes de um Povo

São casas típicas como esta que a Costa Polis quer destruir em nome do plano pormenor.
São 46 casinhas típicas que existem há anos na Praia da Saúde na Costa da Caparica, e que estão em perigo de serem destruídas.
Segundo o gabinete coordenador da candidatura da cultura Avieira estas mesmas casas são património histórico, muitas delas centenárias, que devem ser preservadas e conservadas.
Segundo os historiadores, estão muito satisfeitos com a existência das mesmas embora preocupados com o seu potencial fim identificando-as como trazidas no início do séc.xx pelos pescadores oriundos da zona de Ílhavo e Aveiro que se instalaram na zona da Costa da Caparica.
Segundo parece a Sociedade Costa Polis estará a avaliar esta mesma situação sendo que a Câmara Municipal de Almada, parece pretender de facto a sua destruição.
Em nome da mesma defesa e manutenção no próximo sábado dia 27 de Novembro, irá realizar-se no Hotel Costa da Caparica na Costa da Caparica, o 1º Forum Palheiros da Costa da Caparica: Em Defesa da Cultura Popular.
O mesmo será precedido de uma visita aos mesmos palheiros na Costa da Caparica e Cova do Vapor às 10:00h continuando o debate às 15:00h no respectivo hotel.
Do painel fazem parte como oradores desde professores, historiadores, presidentes de câmara, entre outros.
O CDS como defensor da Cultura, da História, dos Costumes e Tradições de todos nós estará presente.



Verdade seja dita

"Já o disse e registo aqui para memória futura: em nenhum país democrático se pede ajuda externa de emergência ficando com o mesmo 1º ministro ou com a mesma fórmula de governo. Pela simples razão de que só pede ajuda externa um país cujo governo falhou e cuja política colapsou.

Faz algum sentido receber financiamento internacional de urgência e entregar a sua gestão a quem conduziu as coisas até esse ponto? Não faz. É por isso que na Irlanda vai haver eleições."


Paulo Portas