sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Perigo das Passadeiras para peões

O Automóvel Club de Portugal realizou ontem uma campanha de sensibilização quer para os automobilistas quer para os próprios peões alertando que algumas das vezes as próprias passadeiras quando deveriam ser uma segurança, podem se transformar no próprio perigo.
O presidente Carlos Barbosa, alerta para o facto de muitas das vezes os peões não terem o devido cuidado e, atiram-se literalmente para a estrada mesmo nas passadeiras, o que pode provocar inevitavelmente acidentes.
Já de si, automobilistas e peões têm de ter as devidas cautelas com o aproximar de passadeiras, piora, quando as mesmas estão mal assinaladas ou existe mesmo ausência dessa sinalização.
É o caso do que se passa em muitas das passadeiras do concelho de Almada.
Há passadeiras que a tinta está praticamente gasta, não existe como obriga a Lei a sinalização na proximidade a identificar as passadeiras, sendo que já foram detectados sinais que não têm sequer o OBRIGATÓRIO registo, como também, existem locais onde a passadeira é um imperativo para melhorar a segurança de todos e elas não existem.
Pior, é quando essas lacunas se encontram perto de lares de idosos, escolas, ou centros de saúde.
O CDS/PP chama a atenção para esta situação que pode ser evitada com mais empenho e responsabilidade por parte dos responsáveis, não esquecendo que peões somos todos nós.
Uma Solução ou Um Perigo?