quinta-feira, 8 de julho de 2010

UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa

logo
Os deputados municipais do CDS de Almada, aprovaram na última Assembleia Municipal o pedido de entrada do Município de Almada na UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.
Intervenção na Assembleia Municipal:
É com satisfação que tomamos conhecimento da intenção do Município de Almada, integrar a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.
União essa, fundada há exactamente 25 anos por Nuno Krus Abecassis, aproveitando desde já, para homenagear o mentor do projecto, Homem de grandes virtudes que apesar do seu cariz Conservador sempre foi um Homem com enorme visão estratégica virada para o futuro, de uma enorme sabedoria e de um inabalável sentido fraterno para com os outros povos. Um Homem de Valores.
Sendo assim, a necessidade de um maior intercâmbio entre os povos que com Portugal construíram a sua história há mais de 5 séculos, é de todo imperativo que esses laços sejam mais estreitos, e seja proveitoso um dinamismo de cooperação entre os povos irmãos muito mais acentuado.
O Carácter cultural, económico, social, turístico, linguístico e científico, são entre outras, matérias a incluir e a explorar neste intercâmbio Lusófono que levará a uma maior aproximação dos povos e uma maior identificação de cada um, unidos pela língua de Camões.
Os laços de fraternidade, de solidariedade e de cooperação entre os povos e as cidades, deve ser o pólo aglutinador dessa igualdade na diferença e identidade de cada um.
Só com o respeito pela diferença se pode chegar ao consenso da harmonia, através de um trabalho conjunto onde todos ganharão com esta união, e que trará com certeza, um maior desenvolvimento e prosperidade dos seus membros.
O intercâmbio deverá passar alem da partilha de Valores fundamentais às sociedades como a Democracia, a Fraternidade, a Tolerância e a Paz, deve também, incluir e promover as iniciativas culturais, económicas, profissionais, prestação de serviços,
intercâmbio de pessoas e bens no âmbito da formação e aprendizagem, entre muitas outras, com o intuito de promover o desenvolvimento dos povos que fazem parte da UCCLA.
Só com um sentido de missão, de entreajuda, e com a certeza de que não existem superiores nem inferiores mas sim diferentes, podemos fazer com que esta mesma União seja uma prática de bons costumes e um bom exemplo a seguir.
Por muito europeus que nos sintamos, teremos de ter a consciência que foi junto destes povos que ao longo de séculos escrevemos as páginas da nossa história, e se alguma história ficou por cumprir ou remediar, é essa a nossa hora.
É a hora, de em tempo de Paz, solidificarmos os laços de amizade e fraternidade que nos une, com cooperação, entreajuda e com a experiência de cada povo.
Esperamos que o Município de Almada possa também, seguindo este caminho, aproveitar a oportunidade para se poder afirmar internacionalmente na linha das cidades desenvolvidas e cariz humanista ajudando a fazer a ponte entre a Europa e
os restantes continentes.
Queremos assim, um Município mais aberto ao exterior onde possa tirar da experiência da convivência com outros povos, outras culturas, e numa só língua, o verdadeiro sentido da Diáspora dos nossos tempos.
O CDS/PP vota a favor da entrada do Município de Almada na União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas, na certeza porém de ir acompanhando o seu desenvolvimento e dentro das suas competências apresentar também, ideias e propostas para uma melhor e qualitativa acção da UCCLA.