domingo, 9 de maio de 2010

Assembleia Municipal de Almada - 2º Dia

Assembleia Municipal de Almada
O segundo dia de assembleia municipal começou com o Período Aberto ao Público, e foi aqui que a senhora presidente da câmara Maria Emília de Sousa, mostrou em todo os seu esplendor os tiques ditatoriais e nada democráticos que não se devem ter em pleno séc.XXI e num país democrático.
Mais uma vez, a degradação das habitações na Trafaria, nomeadamente uma casa em ruínas que serve de abrigo para actividades ilícitas e os transportes na zona de Pêra, foram motivo de preocupação por parte dos munícipes que pelos vistos não ficaram satisfeitos com a resposta ás mesmas perguntas feitas no dia anterior. A resposta da senhora presidente da câmara para variar, não se alterou.
Foi no entanto à resposta a uma cidadã das Terras da Costa da Caparica que denunciou as atrocidades previstas, e como sabemos vieram mesmo a acontecer, a presidente da Câmara Municipal de Almada teve o desplante de mentir dizendo que a agricultora nas Terras da Costa será preservada e que não era verdade que haveria agricultores a serem intimidados.
Ora senhora presidente, os acontecimentos dos últimos dias mostra categoricamente que a senhora mente e está constantemente a atirar areia para os olhos das pessoas e passa a vida a faltar à verdade.
O CDS por intermédio do deputado municipal Fernando Pena, pede a palavra para demonstrar a falta de verdade nas palavras da presidente da câmara, ao que esta de seguida num número que há muito já estamos habituados e num tom efusivo com decibéis de fazer inveja ao Concorde, pede a intervenção do presidente da assembleia municipal para que e, no nosso entendimento das suas palavras, que não deixe que a livre expressão de opiniões, que não sejam do agrado da senhora presidente não possam ser proferidas na assembleia, pois a senhora presidente não está habituada a ouvir tamanhas verdades e com certeza que lhe fará imensa confusão a liberdade de opinião dos outros deputados municipais que no exercício democrático das suas funções expressam e fazem o seu trabalho livremente.
Solicitamos nós, CDS, ao exmº Sr. presidente da Assembleia Municipal de Almada José Manuel Maia, para que aconselhe a srª presidente a rever o regimento da assembleia aprovado democraticamente por todas as bancadas municipais.
De salientar que esta intervenção da srª presidente Maria Emília de Sousa, foram proferidas na presença de um grupo de agricultores das referidas Terras da Costa, e que cindo dias depois num gesto do mais repudiante alguma vez esperado e com a "cumplicidade" da GNR invade as Terras da Costa, expropriando à força e sem qualquer documento legal os agricultores no momento em que estes trabalhavam a terra.
O processo está a decorrer nos tribunais e a Câmara Municipal de Almada, num gesto perfeitamente habitual nos períodos mais repugnantes do Estalinismo invade e faz tomar posição sobrepondo-se à decisão dos tribunais.
Num Estado de Direito isto é muito grave.
A sessão continuou com a aprovação por unanimidade das Comissões Permanentes que já estão há muito em funcionamento
Relembramos que:
A 1ª Comissão tem como Denominação: Administração, Finanças e Acessibilidades e conta com a presença do deputado municipal do CDS Fernando Pena.
O âmbito da Comissão abrange - Opções do Plano, Orçamento, Documento de Prestação de Contas, Empréstimos, Posturas e Regulamentos, Transportes, Acessibilidades, Mobilidade, Habitação Social e PER.
A 2ª Comissão tem como Denominação: Acção SocioCultural e tem a presença do deputado municipal do CDS António Pedro Maco.
O âmbito da Comissão abrange: Cultura, Educação, Desporto, Juventude, Saúde e Questões Sociais.
A 3ª Comissão tem como Denominação: Ambiente e Desenvolvimento Económico e tem como âmbito: Ambiente, Higiene e Salubridade, Saneamento Básico, Urbanismo, Turismo e Desenvolvimento Económico e tem pelo CDS a representação do deputado municipal Fernando Pena.
Na reunião de Lideres de Bancada Municipal a mesma funciona também, como uma Comissão Permanente onde abrange a Segurança e Protecção Civil e é representada pelo líder da bancada municipal do CDS em Almada, António Pedro Maco.




Sem comentários: