domingo, 9 de maio de 2010

Assembleia Municipal de Almada - 3º e Último Dia

Assembleia Municipal de Almada
O terceiro dia da assembleia municipal começou em simultâneo com a apresentação da Actividade Municipal da câmara por parte da srª presidente Maria Emília de Sousa, e a votação para a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Almada como também, para o Conselho Municipal de Segurança dos Cidadãos de Almada.
O CDS volta a perguntar se as águas do Hospital Garcia de Horta em Almada, estão a ser ou não, tratadas e pela terceira vez finalmente obtivemos uma resposta por parte do Vereador José Gonçalves, que afirma que estão a ser tratadas na totalidade. Fica registada a sua afirmação.
A quantidade de lixo abundante nas ruas de Almada, tal como a falta de limpeza e o descuido das ruas foram questões apresentadas pelo deputado municipal Fernando Pena.
O deputado e líder da bancada do CDS António Pedro Maco, aproveitou para questionar a presidente da câmara acerca das obras de restauração do velhinho e centenário edifício da Academia Almadense, pois durante a passada campanha eleitoral foi vista uma faixa enorme onde apresentava com pompa e circunstância a realização de obras no dito edifício. Volvidos cerca de nove meses, a faixa já lá não está e o emblemático imobiliário cada vez mais em ruínas tal como acontece com a prevista Casa da Música de Almada, um pouco mais à frente.
A resposta da srª presidente Maria Emília de Sousa foi do mais surpreendente possível, pois afirma que é uma obra para concluir em três anos(!)
Ora, o que nós concluímos, é que durante a campanha eleitoral faz-se a promessa com todo o alarido e que a obra demora três anos a concluir para estar pronta nas próxima eleições autárquicas(!)
Será que pensam que os almadenses são todos tolos?
O Documento apresentado pela CMA acerca da alteração do Regulamento dos Mercados onde prevê a não desafectação e/ou perda do lugar/pedra por parte dos vendedores em resultado de meios económicos insuficientes para manter o pagamento do lugar e devidamente comprovado, foi aprovado por unanimidade da assembleia.
Na apresentação do Relatório de Conta e Gerência de 2009 mais os Documentos de Prestação de Conta do SMAS, assistimos ao já normal e tradicional discurso em forma de comício onde tudo parece fazer querer que Almada é a melhor cidade para se viver.
Como é óbvio, nem tudo está mal em Almada, mas a presunção e persistência em não admitir que há coisas muito mal feitas e outras por fazer leva a que o CDS votasse contra o Relatório de Gerência e abstenção no Relatório dos SMAS.
Neste ponto, o CDS teve oportunidade de expressar que parece que é apresentado aos almadenses uma Almada virtual onde tudo está bem apoiada numa monstruosa organização de propaganda com dinheiros públicos, com Outdoors, boletins quase em forma de pasquins, anúncios televisivos e toda uma propaganda organizada e bem montada à moda da ex. União Soviética, resultado de anos de poderio comunista no concelho.
O betão desenfreado, a praticamente morte lenta do comércio tradicional, o fecho ao transito de zonas de crucial passagem em Almada, o Pólis que não serve os verdadeiros interesses da população, a falta de zonas verdes dignas desse nome embora a srª presidente afirme que mais de 50% do concelho são zonas verdes(!), o aumento significativo da criminalidade violenta e todo um divórcio entre as pessoas e a cidade faz com que o CDS não vote favoravelmente este relatório.
O deputado Fernando Pena aproveitou ainda para contradizer os números e as declarações da srª presidente da câmara munido de documentos reais onde apontam a Câmara Municipal de Almada, num raking nacional de qualidade de vida muitíssimo abaixo do que a srª presidente quer fazer mostrar aos almadenses.
De realçar entre outras as intervenções BE onde a deputada Ermelinda Toscano, apresenta um documento elaborado acerca das dúvidas e critérios dos subsídios atribuídos as várias colectividades do concelho.
No que diz respeito ás intervenções por parte do PS, realce para a desertificação em que está votada a cidade nomeadamente o seu centro e contestar o plano de mobilidade e a divergência que existe entre aquele partido e o executivo camarário.
Curioso... não foi o PS que permitiu também a aprovação desse mesmo plano de mobilidade?
Se mudou de opinião é bem vindo agora não pode é descartar responsabilidades.
Denunciou ainda a falta de salas de aula do 1º ciclo e a falta de investimento e de prioridade na Educação por parte da Câmara Municipal de Almada.
Seguiu-se mais uma vez, em jeito de comício as intervenções do Partido Comunista que suporta a câmara e do seu satélite Os Verdes, onde para os mesmos tudo está bem e recomenda-se no concelho de Almada.
Curiosa justificação de sentido de voto teve o PSD onde afirma que não tem informação suficiente para uma análise mais cuidada, afirmando mesmo que critica a maior parte da gestão da câmara mas surpreendentemente votaria a favor, o que no discurso final da srª presidente da câmara leva a mesma a dizer que saúda a intervenção do PSD.
São opções.

Como já seria de esperar a presidente Maria Emília de Sousa, repudia maior parte das intervenções da oposição chegando a afirmar que há quem viva noutra realidade e faça um cenário catastrófico da realidade do concelho.
Não estamos perante uma catástrofe srª presidente mas não vivemos com certeza no paraíso que v. exclª. pretende demonstrar, e em democracia contra factos não há argumentos.
O Relatório de Conta e Gerência teve os votos favoráveis da CDU os votos contra do BE, PS e CDS, a abstenção do PSD.
Os documentos do SMAS apresentados pelo Vereador José Gonçalves, tiveram a abstenção do PS e CDS e votos a favor da CDU, BE e PSD.
O último ponto teve em proposta da câmara a contratualização de um empréstimo no valor de 10 Milhões de euros.
O CDS votou contra a proposta, pois não queremos correr o risco de um endividamento das contas municipais ainda mais em tempos de grave crise como também, não pretende passar de forma alguma um cheque em branco à Câmara Municipal de Almada.
A sessão de assembleia municipal terminou por volta das 00:45h






1 comentário:

Anónimo disse...

É uma catástrofe Almada ser governada pelo PCP e ter como eternas muletas o Bloco de Esquerda e PSD, com o PS em passo atrás depois de ter colaborado escandalosamente com a Maria Emília nas anteriores gestões desta, caso do MST e Polis.
É tudo questão de cifrões