quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ECALMA - Comissão e Assembleia Municipal Almada Extraordinária

Realizou-se no Laranjeiro a sessão da Assembleia Municipal de Almada, com um único ponto em discussão, a Empresa Municipal de Estacionamento ECALMA.
A assembleia extraordinária pedida pela bancada municipal do PS serviu para todos os partidos deixarem os seus considerandos sobre o assunto estando presentes no público vários elementos da própria empresa municipal.
A mesma teve inicio com a habitual intervenção dos munícipes onde foram ouvidas opiniões contra e a favor da ECALMA.
Das intervenções destaque-se a do PS onde propõe a manutenção da mesma, mas pede que sejam feitas melhorias e alterações no seu regulamento.
Note-se que o PS, deverá ter mudado de opinião de há um ano para cá, pois, o seu candidato à câmara municipal afirmou em campanha o ano passado, que pretendia a extinção da ECALMA.
Foram ainda reprovadas em votação as propostas do PS sobre alterações de funcionamento e gestão da empresa municipal com a justificação por parte do Partido Comunista, que as mesmas seriam discutidas em sede de comissão de líderes, e não fazia sentido serem colocadas à votação na assembleia.
O Bloco de Esquerda e o PSD abstiveram-se enquanto o CDS votou a favor.
De salientar a intervenção no período aberto ao público da Juventude Popular que tal como o CDS teve oportunidade de deixar claro, são a favor da extinção da ECALMA e criação de uma Polícia Municipal que teriam além da fiscalização e regulação do trânsito, inúmeras outras funções como indicamos no post anterior.
No início da semana decorreu a respectiva comissão de revisão do seu regulamento ao qual o CDS, apresentou também propostas que serão debatidas e analisadas ao pormenor na próxima comissão com a presença do vereador que tutela a ECALMA.
Esperemos que todos os partidos em uníssono possam contribuir para uma melhor mobilidade e organização do trânsito em Almada.

3 comentários:

HELENA DE BRITO disse...

Sim, como sabem, inscrevi-me para falar na qualidade de munícipe, e em cuja intervenção deixei bem claro dois aspectos:
A incompetência da ECALMA, enquanto entidade reguladora ou fiscalizadora, já que dá tratamento diferenciado aos municípes.
A outra, a questão da zona pedonal, que é uma vergonha, já que por ser zona pedonal foram dela retiradas as "zebras" os semáforos para peões e lancis dos passeios.

Só que, não há "cão nem gato" que tenha veículo automóvel que não passe na dita zona pedonal, pondo em perigo e num constante sentimento de insegurança, jovens, invisuais, e deficiêntes motores.

Conforme aleguei na minha intervenção, tem que haver o mínimo de coerência,ou bem que é zona pedonal ou bem que não é....

Já quanto á extinção da ECALMA e sua substituição por uma polícia municipal, ainda não tenho opinião formada.
Helena de Brito

EMALMADA disse...

PS, PSD e BE em Almada sabem o que era Almada e o que é Almada pela mão do PCP/Maria Emília?
Alguma vez conheceram Almada?

CDS Almada disse...

O CDS/PP leal e cumpridor do seu programa eleitoral proposto para estes quatro anos de mandato, mantêm a ideia da criação de uma Polícia Municipal que tratar mais valias para o concelho bem à semelhança de outros concelhos.
Já tivemos oportunidade de manifestar publicamente certas ocorrências e situações menos claras que os munícipes de Almada nos têm vindo a reportar e estamos em sede de comissão de revisão do regulamento da ECALMA a tentar dar o nosso contributo para um melhor funcionamento da mesma.
O facto de sermos a favor da extinção da ECALMA, não invalidada na impossibilidade prematura da sua extinção de dar-mos o nosso contributo para um melhor aperfeiçoamento do seu regulamento.
Não fugimos às nossas responsabilidades e apresentamos propostas, o que pedimos também aos munícipes que venham junto de nós deixar quer as preocupações quer também sugestões que possam ter para melhorar o seu funcionamento.
Caro(a) EMALMADA, pois, isso é uma questão que nos interrogamos há já algum tempo.
A prova está no sentido de votação dos vereadores da oposição(?) em sessão de câmara.
O povo o julgará.

Obrigado pelos vossos comentários. Este espaço é também vosso.
Bem-haja.